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JAVASCRIPT- PARTE 3

 

Objetivos:

 

Esta é a terceira parte de uma série de tutoriais sobre JavaScript básico. Nesta parte do tutorial você aprendera a criar funções que utilizam este comandos e eventos para o armazenamento de dados a serem executados.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar a lição você deve estudar a primeira parte desse tutorial.

 

Introdução

 

Na segunda parte desse tutorial você aprendeu a criar scripts simples, a utilizar comandos básicos que executavam uma determinada função. Além de comandos condicionais, o JavaScript usa outros comandos que em conjunto com as estruturas de controle melhoram o funcionamento da pagina Web, por isso achei importante abordar alguns comandos antes exploramos a criação de funções do JavaScript. O JavaScript oferece os seguintes comandos :

 

Var

No JavaScript, nem sempre é necessário definir uma variável antes de utilizá-la, é o que ocorre com variáveis globais, porém, é importante ressaltar que a utilização da instrução var, com relação a documentação é muito válida. Já nas definições de variáveis locais, é obrigatório a utilização da instrução var. Você pode armazenar um valor na própria linha de definição da variável, se não fizer, o JavaScript interpretara que esta variável possui um valor desconhecido ou nulo.

 

Forma geral:

 

Var NomeDaVariável [ = <valor> ];

 

Exemplo:

Var Contador = 0;
Var Inic="",Tolls=0,Name="JAVASCRIPT";
Var Teste; // Neste caso, Teste possui valor null

 

with

Quando você precisar manipular várias propriedades de um mesmo objeto, provavelmente você não quer ser obrigado a repetir todas as vezes a digitação do nome do objeto. A instrução With, permite fazer isso eliminando a necessidade de digitar o nome do objeto todas as vezes.

 

Forma geral:

 

with (<objeto>)

{

... Instruções

}

Por exemplo vamos supor que será necessário executar uma série de operações matemáticas:

 

Exemplo:

 

with (Math)
{

a=PI;
b=Abs(x);
c=E;

}

 

Break

 

Pode ser executado somente dentro de loops do For... ou While... e tem como objetivo o cancelamento da execução do loop sem que haja verificação na condição de saída do loop, passando a execução a linha imediatamente posterior ao término do loop.

 

Forma geral:

 

Break

 

Exemplo:

 

Neste exemplo, quando a variável x atinge o valor 10 o loop é cancelado, e é impresso o número 10 na tela.

 

For (var x=1 ; x < 10 ; x++)

{

If (x = = 10)

{ x=x+1

Break }

} document.write(x) // resulta: 10

Continue

Pode ser executado somente dentro de loops For... ou While... e tem por objetivo o cancelamento da execução do bloco de comandos passando para o início do loop.

 

Forma geral:

Continue

 

Exemplo:

 

Neste exemplo, serão impressos os números de 1 a 10, com exceção do número 9, ou seja, quando a variável x atinge o valor 9 a execução do bloco de comandos é interrompida e o controle retorna ao início do loop, onde a variável x será incrementada.

 

For (var x=1 ; x < 10 ; x++)

{

If (x = = 9)

{

continue

}

document.write(x)

}

 

Return

As funções podem ou não retornar alguma informação, o que é feito com o comando Return.

 

A definição de uma função é feita da seguinte forma:

 

FunctionNomeDaFunção([ parametro1, parametro2, ..., parametroN ])

{

...

[Return(ValorDeRetorno)]

}

 

Comentários

 

Comentários podem ser formulados de varias maneiras, dependendo do efeito que você precisa. Para comentários longos de várias linhas, ou blocos de comentários, use: /*

O barra-asterisco inicia um bloco de comentário que pode conter quantas linhas você precisar todo o texto após o barra asterisco é ignorado, até que asterisco-barra seja encontrado, terminando assim o bloco de comentário */ .

Para comentários de uma linha, use barra dupla (//) para introduzir o comentário.

 

Exemplo:

 

// este texto será tratado como comentário

 

<html>
<head>
<script >

Function Alo(){

alert("Alô mundo!!!");

}
// comentário

</script>
</head>

<body>
...

<script>Alo();</script>

...
</body>
</html>

Criando Funções

 

Para aprender a criar uma função primeiramente você deve saber seu significado. Função nada mais é que conjunto de instruções, agrupadas para executar uma determinada tarefa quando for acionada. A sintaxe geral é a seguinte:

 

function NomeFunção (Parâmetros)

{ Ação }

 

A melhor forma de declarar funções são entre as tags <head> de sua página HTML, pois elas são freqüentemente chamadas por eventos acionados pelo usuário. Assim parece razoável colocar as funções entre as tags <head>, com isso elas são carregadas antes que o usuário faça alguma coisa que possa chamar uma função.

 

Exemplo : Suponha uma função que tenha como objetivo informar se uma pessoa é maior ou menor de idade, recebendo como parâmetro a sua idade.

 

function Idade (Anos) {

if (Anos > 17)

{ alert ("Maior de Idade") }

else

{ alert ("menor de Idade") }

}

 

Para acionar esta função, suponha uma caixa de texto, em um formulário, na qual seja informada a idade e, a cada informação, a função seja acionada.

 

<form>

<input type=text size=2 maxlength=2 name="Tempo"

onchange="Idade(Tempo.value)">

</form>

 

Observe-se que o parâmetro passado para a função quando ocorre o evento "onchange" foi o conteúdo da caixa de texto "Tempo" da propriedade "value" e que, na função, chamamos de "Anos". Ou seja, não existe co-relação entre o nome da variável passada e a variável de recepção na função. Apenas o conteúdo é passado.

 

Nota: É importante você saber que no JavaScript, não é possível utilizar a recursividade, ou seja, uma função não pode chamar ela mesma .

 

Funções Intrínsecas ou Internas

 

A linguagem JavaScript além dos recursos descritos anteriormente, ainda possui algumas funções internas, que não estão ligadas diretamente a nenhum objeto, porém isso não impede que essas funções recebam objetos como parâmetros. A seguir estas funções serão vistas detalhadamente:

  • escape - Obtém o código ASCII de um caracter que não seja alfanumérico.

Ex: document.write(escape("@"))

  • eval - Avalia uma expressão numérica, retornando um resultado também numérico.

Ex: document.write(eval(10*9*8*7*6*5*4*3*2))

  • parseFloat - Converte uma string que representa um número, para um número com ponto flutuante. Caso a string não possa ser avaliada, a função retorna 0.


Ex: document.write(parseFloat("-32.465e12")

  • parseInt - Converte uma string, que representa um número em uma base predefinida para base 10. Caso a string possua um caracter que não possa ser convertido, a operação para, retornando o valor antes do erro.

Ex: paseInt("string",base);

 

parseInt("FF",15) // retorna 256

parseInt("3A",10) // retorna 3
parseInt("10",2) // retorna 2

 

Funções tipicamente Matemáticas

 

Math.abs(número) - retorna o valor absoluto do número (ponto flutuante)

 

Math.ceil(número) - retorna o próximo valor inteiro maior que o número

 

Math.floor(número) - retorna o próximo valor inteiro menor que o número

 

Math.round(número) - retorna o valor inteiro, arredondado, do número

 

Math.pow(base, expoente) - retorna o cálculo do exponencial

 

Math.max(número1, número2) - retorna o maior número dos dois fornecidos

 

Math.min(número1, número2) - retorna o menor número dos dois fornecidos

 

Math.sqrt(número) - retorna a raiz quadrada do número

 

Math.SQRT2 - retorna a raiz quadrada de 2 (aproximadamente 1.414)

 

Math.SQRT_2 - retorna a raiz quadrada de 1/2 (aproximadamente 0.707)

 

Math.sin(número) - retorna o seno de um número (anglo em radianos)

 

Math.asin(número) - retorna o arco seno de um número (em radianos)

 

Math.cos(número) - retorna o cosseno de um número (anglo em radianos)

 

Math.acos(número) - retorna o arco cosseno de um número (em radianos)

 

Math.tan(número) - retorna a tangente de um número (anglo em radianos)

 

Math.atan(número) - retorna o arco tangente de um número (em radianos)

 

Math.pi retorna o valor de PI (aproximadamente 3.14159)

 

Math.log(número) - retorna o logarítmo de um número

 

Math.E - retorna a base dos logarítmos naturais (aproximadamente 2.718)

 

Math.LN2 - retorna o valor do logarítmo de 2 (aproximadamente 0.693)

 

Math.LOG2E - retorna a base do logarítmo de 2 (aproximadamente 1.442)

 

Math.LN10 retorna o valor do logarítmo de 10 (aproximadamente 2.302)

 

Math.LOG10E - retorna a base do logarítmo de 10 (aproximadamente 0.434)

 

 

Nota: Em todas as funções, quando apresentamos a expressão "(número)", na verdade queremos nos referir a um argumento que será processado pela função e que poderá ser: um número, uma variável ou o conteúdo de um objeto (propriedade value).

 

Neste momento você deve estar pensando : Como e quanto vou usar estas funções ? Bom, por enquanto não precisa se preocupar, pois isso vai esta especificados nos outros tutorias . Por enquanto você esta aprendendo o básico de como criar uma função , como utilizar e armazenar valores em uma variável . Antes de aprender mais sobre os detalhes da linguagem JavaScript , talvez será mais útil ter uma idéia geral do que o JavaScript pode fazer e o que esta sendo feito com ele na Web.

 

Conclusão:

 

Nesta parte do tutorial , mostrei como criar funções e citei alguns comandos que em conjunto com as estruturas de controle melhoram o funcionamento da pagina Web, você também aprendeu como utilizar e armazenar informações numa variável e também qual o melhor local para construir uma função, assim elas são carregadas antes que o usuário faça alguma coisa que possa chama-la. Já no próximo tutorial , com intuito de aprender mais detalhes da linguagem JavaScript , você vai aprender você vai aprender como o JavaScript faz para aprimorar a interface com o usuário , o que o JavaScript pode fazer com imagens e animações e entre outras funções que o JavaScript pode ser utilizado.

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