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Objetivos:
Esta é a terceira parte de uma série de tutoriais sobre JavaScript básico. Nesta parte do tutorial você aprendera a criar funções que utilizam este comandos e eventos para o armazenamento de dados a serem executados.
Pré-requisitos: Para acompanhar a lição você deve estudar a primeira parte desse tutorial.
Na segunda parte desse tutorial você aprendeu a criar scripts simples, a utilizar comandos básicos que executavam uma determinada função. Além de comandos condicionais, o JavaScript usa outros comandos que em conjunto com as estruturas de controle melhoram o funcionamento da pagina Web, por isso achei importante abordar alguns comandos antes exploramos a criação de funções do JavaScript. O JavaScript oferece os seguintes comandos :
Var
No JavaScript, nem sempre é necessário definir uma variável antes de utilizá-la, é o que ocorre com variáveis globais, porém, é importante ressaltar que a utilização da instrução var, com relação a documentação é muito válida. Já nas definições de variáveis locais, é obrigatório a utilização da instrução var. Você pode armazenar um valor na própria linha de definição da variável, se não fizer, o JavaScript interpretara que esta variável possui um valor desconhecido ou nulo.
Forma geral:
Var NomeDaVariável [ = <valor> ];
Exemplo:
Var Contador = 0;
Var Inic="",Tolls=0,Name="JAVASCRIPT";
Var Teste; // Neste caso, Teste possui valor null
with
Quando você precisar manipular várias propriedades de um mesmo objeto, provavelmente você não quer ser obrigado a repetir todas as vezes a digitação do nome do objeto. A instrução With, permite fazer isso eliminando a necessidade de digitar o nome do objeto todas as vezes.
Forma geral:
with (<objeto>)
{
... Instruções
}
Por exemplo vamos supor que será necessário executar uma série de operações matemáticas:
Exemplo:
with (Math)
{
a=PI;
b=Abs(x);
c=E;
}
Break
Pode ser executado somente dentro de loops do For... ou While... e tem como objetivo o cancelamento da execução do loop sem que haja verificação na condição de saída do loop, passando a execução a linha imediatamente posterior ao término do loop.
Forma geral:
Break
Exemplo:
Neste exemplo, quando a variável x atinge o valor 10 o loop é cancelado, e é impresso o número 10 na tela.
For (var x=1 ; x < 10 ; x++)
{
If (x = = 10)
{ x=x+1
Break }
} document.write(x) // resulta: 10
Continue
Pode ser executado somente dentro de loops For... ou While... e tem por objetivo o cancelamento da execução do bloco de comandos passando para o início do loop.
Forma geral:
Continue
Exemplo:
Neste exemplo, serão impressos os números de 1 a 10, com exceção do número 9, ou seja, quando a variável x atinge o valor 9 a execução do bloco de comandos é interrompida e o controle retorna ao início do loop, onde a variável x será incrementada.
For (var x=1 ; x < 10 ; x++)
{
If (x = = 9)
{
continue
}
document.write(x)
}
Return
As funções podem ou não retornar alguma informação, o que é feito com o comando Return.
A definição de uma função é feita da seguinte forma:
FunctionNomeDaFunção([ parametro1, parametro2, ..., parametroN ])
{
...
[Return(ValorDeRetorno)]
}
Comentários
Comentários podem ser formulados de varias maneiras, dependendo do efeito que você precisa. Para comentários longos de várias linhas, ou blocos de comentários, use: /*
O barra-asterisco inicia um bloco de comentário que pode conter quantas linhas você precisar todo o texto após o barra asterisco é ignorado, até que asterisco-barra seja encontrado, terminando assim o bloco de comentário */ .
Para comentários de uma linha, use barra dupla (//) para introduzir o comentário.
Exemplo:
// este texto será tratado como comentário
<html>
<head>
<script >
Function Alo(){
alert("Alô mundo!!!");
}
// comentário
</script>
</head>
<body>
...
<script>Alo();</script>
...
</body>
</html>
Para aprender a criar uma função primeiramente você deve saber seu significado. Função nada mais é que conjunto de instruções, agrupadas para executar uma determinada tarefa quando for acionada. A sintaxe geral é a seguinte:
function NomeFunção (Parâmetros)
{ Ação }
A melhor forma de declarar funções são entre as tags <head> de sua página HTML, pois elas são freqüentemente chamadas por eventos acionados pelo usuário. Assim parece razoável colocar as funções entre as tags <head>, com isso elas são carregadas antes que o usuário faça alguma coisa que possa chamar uma função.
Exemplo : Suponha uma função que tenha como objetivo informar se uma pessoa é maior ou menor de idade, recebendo como parâmetro a sua idade.
function Idade (Anos) {
if (Anos > 17)
{ alert ("Maior de Idade") }
else
{ alert ("menor de Idade") }
}
Para acionar esta função, suponha uma caixa de texto, em um formulário, na qual seja informada a idade e, a cada informação, a função seja acionada.
<form>
<input type=text size=2 maxlength=2 name="Tempo"
onchange="Idade(Tempo.value)">
</form>
Observe-se que o parâmetro passado para a função quando ocorre o evento "onchange" foi o conteúdo da caixa de texto "Tempo" da propriedade "value" e que, na função, chamamos de "Anos". Ou seja, não existe co-relação entre o nome da variável passada e a variável de recepção na função. Apenas o conteúdo é passado.
Nota: É importante você saber que no JavaScript, não é possível utilizar a recursividade, ou seja, uma função não pode chamar ela mesma .
A linguagem JavaScript além dos recursos descritos anteriormente, ainda possui algumas funções internas, que não estão ligadas diretamente a nenhum objeto, porém isso não impede que essas funções recebam objetos como parâmetros. A seguir estas funções serão vistas detalhadamente:
Ex: document.write(escape("@"))
Ex: document.write(eval(10*9*8*7*6*5*4*3*2))
Ex: document.write(parseFloat("-32.465e12")
Ex: paseInt("string",base);
parseInt("FF",15) // retorna 256
parseInt("3A",10) // retorna 3
parseInt("10",2) // retorna 2
Math.abs(número) - retorna o valor absoluto do número (ponto flutuante)
Math.ceil(número) - retorna o próximo valor inteiro maior que o número
Math.floor(número) - retorna o próximo valor inteiro menor que o número
Math.round(número) - retorna o valor inteiro, arredondado, do número
Math.pow(base, expoente) - retorna o cálculo do exponencial
Math.max(número1, número2) - retorna o maior número dos dois fornecidos
Math.min(número1, número2) - retorna o menor número dos dois fornecidos
Math.sqrt(número) - retorna a raiz quadrada do número
Math.SQRT2 - retorna a raiz quadrada de 2 (aproximadamente 1.414)
Math.SQRT_2 - retorna a raiz quadrada de 1/2 (aproximadamente 0.707)
Math.sin(número) - retorna o seno de um número (anglo em radianos)
Math.asin(número) - retorna o arco seno de um número (em radianos)
Math.cos(número) - retorna o cosseno de um número (anglo em radianos)
Math.acos(número) - retorna o arco cosseno de um número (em radianos)
Math.tan(número) - retorna a tangente de um número (anglo em radianos)
Math.atan(número) - retorna o arco tangente de um número (em radianos)
Math.pi retorna o valor de PI (aproximadamente 3.14159)
Math.log(número) - retorna o logarítmo de um número
Math.E - retorna a base dos logarítmos naturais (aproximadamente 2.718)
Math.LN2 - retorna o valor do logarítmo de 2 (aproximadamente 0.693)
Math.LOG2E - retorna a base do logarítmo de 2 (aproximadamente 1.442)
Math.LN10 retorna o valor do logarítmo de 10 (aproximadamente 2.302)
Math.LOG10E - retorna a base do logarítmo de 10 (aproximadamente 0.434)
Nota: Em todas as funções, quando apresentamos a expressão "(número)", na verdade queremos nos referir a um argumento que será processado pela função e que poderá ser: um número, uma variável ou o conteúdo de um objeto (propriedade value).
Neste momento você deve estar pensando : Como e quanto vou usar estas funções ? Bom, por enquanto não precisa se preocupar, pois isso vai esta especificados nos outros tutorias . Por enquanto você esta aprendendo o básico de como criar uma função , como utilizar e armazenar valores em uma variável . Antes de aprender mais sobre os detalhes da linguagem JavaScript , talvez será mais útil ter uma idéia geral do que o JavaScript pode fazer e o que esta sendo feito com ele na Web.
Nesta parte do tutorial , mostrei como criar funções e citei alguns comandos que em conjunto com as estruturas de controle melhoram o funcionamento da pagina Web, você também aprendeu como utilizar e armazenar informações numa variável e também qual o melhor local para construir uma função, assim elas são carregadas antes que o usuário faça alguma coisa que possa chama-la. Já no próximo tutorial , com intuito de aprender mais detalhes da linguagem JavaScript , você vai aprender você vai aprender como o JavaScript faz para aprimorar a interface com o usuário , o que o JavaScript pode fazer com imagens e animações e entre outras funções que o JavaScript pode ser utilizado.
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