NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosServidores : Activedirectory004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Instalando o Active Directory – Parte I

 

Requisitos para instalação do Active Directory

 

Conforme nos tutoriais anteriores, nós vimos alguns pontos necessários para começarmos a instalação o Active Directory. Caso você não tenha lido-os, recomendo que leia para melhor absorção do conteúdo.

 

Antes de instalarmos o AD em um servidor, precisamos verificar se possuímos os requisitos mínimos em nossa rede. Para a instalação é necessário no mínimo:

 

» Sistema Operacional Windows Server 2003 (todas, exceto Web Edition que só pode fazer parte do domínio) – recomenda-se a versão mais atual para evitar migrações futuras. Pode ser instalado em um servidor existente com Windows 2000 Server, mas isso fica a critério do analista no momento do design de sua infra-estrutura.

 

» 250MB de espaço em disco – um ponto muito importante, este disco deverá ter o sistema de arquivos NTFS, caso não será possível a instalação. Você poderá também fazer a conversão do seu disco para NTFS sem necessidade de reinstalação. Lembrando que conforme forem sendo adicionados objetos em sua floresta, será necessário mais espaço em disco.

 

» Privilégios de administrador – caso seja um novo domínio/floresta a ser criado é necessário que você pertença ao grupo administrators local do servidor.

 

» TCP/IP com DNS – dois pontos muito importantes: um adaptador de rede com endereço IP fixo, ou seja, sem configurações via DHCP; serviço de DNS Microsoft Windows ou com suporte a registros de recursos (lembrando que o AD é baseado em DNS, não necessitando do WINS). Você poderia fazendo a configurando com serviços de DNS de outras empresas, desde que os mesmos aceitem esses recursos.

 

» CD de instalação do Windows – afinal de algum lugar devem vir os arquivos de instalação. : )

 

Se você atende a esses requisitos, vamos ao momento tão esperado: a criação da nova Floresta, Árvore e Domínio.

 

Sempre alertamos que antes de qualquer implantação é necessário planejamento para construção do seu ambiente da melhor maneira para a sua empresa. Como a instalação possui uma série de passos, estaremos criando dois tutoriais para explicação.

 

Procedimento para instalação do primeiro controlador de domínio na rede:

 

OBS:

 

» Todos os passos dos tutoriais serão executados em servidor Windows Server 2003 Standard. O processo de instalação poderá ser efetuado em outra versão, porêm algumas telas aparecerão diferentes necessitando a intuição do analista responsável pela instalação.

 

» Recomendo que sempre seja efetuado um estudo com uma empresa antes da instalação do Active Directory.

 

1) Clique em Iniciar (Start) > Executar (Run) e digite dcpromo e pressione next. Será exibida a seguinte tela. Diferente do Windows NT, é necessário a instalação dessa aplicação. No Windows NT, bastava você dizer qual seria o domínio e o mesmo era criado de maneira extremamente simples e insegura.

 

 

2) Na próxima tela será apresentada a tela de aviso de compatibilidade com outros sistemas operacionais, assim como os próprios da Microsoft. O Windows Server 2003 já vem configurado para aceitar apenas conexões seguras e que venham assinadas digitalmente (é possível a desativação desse recurso conforme necessidade, pois faz parte de uma GPO criada durante a instalação, porêm você terá uma perda na segurança de sua rede). Pressione Next.

 

 

3) Como estamos criando um novo domínio, selecione a primeira opção. Esta opção vale também para situação de criação de domínios filhos. Após pressione next.

 

Outro ponto importante é que caso você possua algum arquivo com recurso de EFS ativado, estes arquivos serão decriptados e deverão ser encriptados novamente depois, pois os usuários locais são excluídos, deixando apenas os usuários do domínio.

 

 

4) Como estamos criando um novo domínio e uma nova floresta selecione a primeira opção e pressione next. Podemos ainda criar um domínio filho ou ainda uma nova árvore de domínios em uma floresta já existente. Esses assuntos estarão vendo em outros momentos para simulação de ambientes complexos.

 

 

5) Neste momento será solicitado o nome dns na qual o Active Directory será conhecido. Como este é o primeiro domínio na floresta, ele será responsável por toda a relação de herança. Digite o nome completo do domínio, no meu caso será empresa.local (um domínio que não será publicado na internet). No momento que você pressionar next, o instalador enviará uma solicitação para o servidor de DNS configurado para verificar se esse domínio já não existe. Caso já exista, será veiculada a informação solicitando a alteração do domínio.

 

 

6) Na próxima tela será exibida a primeira porção do domínio DNS como sugestão para o nome netbios do domínio. Isso será utilizado para os clientes que não utilizam DNS para localização de recursos (Windows 9x/Windows NT). Caso você queira alterar, digite o nome e pressione next. No momento que você der continuidade, o servidor fará novamente uma consulta na rede para verificar se existe algum domínio netbios igual ao solicitado.

 

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI