NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosServidores : Exchange12001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Uma visão geral do Exchange 12 (Beta 1)

 

Por Anderson Patricio

 

A Microsoft lançou neste último mês a versão beta 1 do Exchange. O Exchange 12 vem com inúmeras mudanças da versão 2003 e com várias funcionalidades que os administradores desejavam nas versões anteriores.

 

As últimas grandes mudanças de design no Exchange Server ocorreram entre as versões 5.5 e 2000, o Exchange Server 2003 seguiu a mesma linha do Exchange 2000, agora temos mais uma grande revolução: o Exchange 12 (nome não oficial), também conhecido como E12.

 

Vale lembrar que este artigo é baseado na versão Beta 1 do produto, ou seja, até a data do lançamento várias funcionalidades podem ser removidas ou adicionadas. Vamos ver alguns tópicos sobre o novo Exchange, entre eles:

 

» Migração para o Exchange Exchange12

 

» Novas funções dos servidores Exchange12

 

» Utilizando o Exchange Management Shell (Monad)

 

» Funcionalidades descontinuadas

 

» O que mais será possível?

 

Migração para o Exchange 12

 

Não existe migração de Exchange 5.5 para E12, é necessário fazer upgrade deste ambiente para 2000 ou 2003.

 

Não existe migração inplace do Exchange 2000 e Exchange Server 2003 para o Exchange 12, é necessário adicionar o servidor E12 à organização existente e mover os recursos.

 

Novas funções dos servidores Exchange 12

 

Atualmente conhecemos duas funções do Exchange Server 2003: Front-end e Mailbox Server, mas no Exchange 12 possuímos 5 (cinco) funções: Bridgehead, Client Access, Unified Messaging, Mailbox e Gateway. Para entendermos melhor as funções segue uma figura das cinco funções em uma rede e depois uma explanação sobre cada função.

 

Distribuição das funções dos servidores Exchange 12 em uma rede

 

Função

Descrição

Gateway Server

 

O Gateway Server provém proteção antivírus e anti-spam para a organização Exchange.

 

Ele pode ser colocado em uma DMZ e não é necessário ser um membro do domínio. A função de Gateway Server não tem acesso ao Active Directory e utiliza o ADAM (Active Directory Application Mode) para armazenar as informações de schema e configuration. É necessário sincronizar o ADAM com o Active Directory para efetuar filtro de recipientes.

 

Mailbox Server

 

É responsável por armazenar as bases de dados do Exchange Server e é nelas que ficam as caixas de e-mail dos usuários.

 

Esta função armazena informações de configurações sobre caixas de usuários e armazenamentos no Active Directory. Adicionalmente, os agentes de configuração, listas de endereços e políticas são armazenadas no Active Directory. O Mailbox Server busca estas informações para aplicar políticas em recipientes, mailboxes, system policies e configurações globais.

 

Bridgehead Server

 

Faz o roteamento utilizando o Active Directory. Esta função também aplica policies para os e-mails de entrada e saída. Este função é muito importante, é com ela que o Exchange 12 se comunica com sites, floretas e Exchange Server 2003.

 

Usa configuração de Sites and Services do Active Directory para determinar a topologia de roteamento. Quando este servidor recebe informação sobre a localização de um recipiente, ele utiliza a informação de site do Active Directory para localizar o mailbox store. Se o mailbox store estiver no mesmo site que o bridgehead server, ele entrega a mensagem diretamente na caixa do usuário, se estiver em outro site o bridgehead server entrega a mensagem para outro servidor com a mesma função no site destino. Todas as configurações são armazenadas no Active Directory e nestas informações temos: message hygiene, message policy e configuração de segurança das mensagens.

 

Client Access Server

 

Permite acesso ao mailbox através de Outlook Web Access, POP3, IMAP4, RPC over HTTP e ActiveSync.

 

Recebe conexões da Internet dos usuários que acessam suas caixas a partir dos protocolos citados acima. Quando uma conexão de usuário é recebida, o Client Access Server contata o Active Directory para autenticar o usuário e determinar a localização da caixa do usuário. Se o usuário estiver no mesmo site que o Client Access Server o usuário é conectado a sua caixa, caso não a conexão é redirecionada para um Client Access Server no site remoto do Active Directory.

 

Unified Messaging Server

 

Esta função habilita os usuários a acessarem seu correio de voz, e-mail, fax e informações de calendário que estão localizados na caixa de entrada.

 

Esta função acessa o Active Directory para buscar configurações globais, como planos de discagem e gateways IP. Quando a mensagem é recebida pelo Unified Messaging Server ele procura no Active Directory recipientes que coincidam com o número de telefone do endereço do recipiente. Quando esta informação é resolvida, o unified messaging server pode determinar a localização do mailbox store do recipiente e enviar a mensagem para o bridgehead server para envio para a mailbox.

 

 

Proteção contra SPAM: Message Hygiene

 

O Exchange 12 vêm com inúmeras funcionalidades ao combate ao Spam, a proteção contra o spam é feito com um conjunto de Agentes, vamos verificar os agentes existentes até agora no Beta 1, sendo que alguns já são conhecidos porque são utilizados no Exchange Server 2003, segue a lista:

 

» Connection Filter Agent: valida o ip do smtp remoto que está tentando enviar uma mensagem baseado em lista de aceitos e bloqueados ips (white list e black list) e também possui o RBL (RealTime Block List). É implementado na função gateway;

 

» Recipient Filter Agent: valida o verbo smtp RCPT TO: se há alguma entrada bloqueando tal endereço (Recipient Block List) ou ainda podemos definir que só e-mails válidos são aceitos (Recipient Lookup)

 

» Sender Filter Agent: podemos criar listas de determinados emissores para bloquear em nível de gateway;

 

» Sender ID Agent: valida o domínio do emissor em um registro DNS para validar a autenticidade do emissor e tomar uma ação

 

» Content Filter Agent: é baseado em níveis utilizando a mesma tecnologia do IMF para sabermos se é spam ou não nas mensagens, mas podemos dizer que determinados domínios ou endereços não passam neste filtro, como também listas de palavras.

 

» Sender Reputation Agent: Faz inúmeros testes (open proxy, análise de helo/ehlo, dns reverso, estatística de envio para usuários inválidos e etc..) e atribui um SRL (Sender Reputation Level). O interessante é que podemos definir um período para estas tentativas e o Exchange automaticamente já coloca o IP do emissor no block list, facilitando assim a proteção contra ataques massivos de mensagens de spam provindas de um único emissor.

 

Utilizando o Exchange Management Shell (Monad)

 

Uma outra novidade no Exchange 12 é o Monad, com esta poderosa linguagem e ferramenta será possível administrar o Exchange via linha de comando de forma flexível, rápida e fácil.

 

No Monad temos uma nomenclatura diferente de comandos, eles não são executáveis separados como é atualmente, todos os comandos é uma união de um verbo mais o nome e são chamados de cmdlets, ficando da seguinte forma:

 

get-excommand, onde get é o verbo e excommand é o nome, com isto temos o cmdlet get-excommand.

 

 

Tela de boas vindas do Exchange Management Shell:  podemos começar listando todos os comandos get-excommand

 

E com o exemplo acima já temos o cmdlet que lista todos os comandos disponíveis para administração do Exchange, abaixo listamos algumas tarefas utilizadas atualmente que podem ser feitas na nova versão por linha de comando:

 


Cmdlet

Descrição

Update-GlobalAddressList

Atualização da GAL

Set-Mailbox-Database

Configuração da database

Move-Mailbox

Mover caixa de e-mail

Clean-MailboxDatabase

Remove as caixas desconectadas de um mailboxstore

Mount-Database

Monta uma database

Dismount-Database

Desmonta uma database

Get-LogonStatistics

Mostra estatísticas, tais como nome do usuário, hora de logon, último acesso, versão do cliente e etc...

Get-ExchangeServer

Lista atributos do servidor Exchange especificado

 

Se ficarmos em dúvida em relação aos cmdlet, podemos utilizar as seguintes sintaxes para descobrirmos todas as opções:

 

help get-excommand

 

get-help get-excommand

 

Funcionalidades descontinuadas no Exchange 12

 

O Exchange 12 já tem uma lista de funcionalidades descontinuadas no produto, segue a lista:

 

» Cluster Ativo-Ativo

 

» Routing groups

 

» Administrative groups

 

» Outlook Mobile Access (OMA)

 

» Protocolo NNTP (Network News Transfer Protocol)

 

» Acesso IMAP4 das Public folder

 

» Non-MAPI top-level hierarchies in a public folder store

 

» X.400 Message Transfer Agent (MTA)

 

» Microsoft Exchange Connector para Novell GroupWise e ferramentas de migração

 

» Microsoft Exchange Connector para Lotus Notes

 

» Exchange Web forms

 

» Active Directory Connector (ADC)

 

» Site Replication Service (SRS)

 

» Workflow Designer that was shipped with the Exchange Server 2003 SDK

 

» CDO for Workflow that was shipped with Exchange Server 2003

 

» Support for legacy protocols including named pipes, SPX, AppleTalk, VINES, UDP and NetBIOS

 

O que mais será possível no Exchange 12?

 

» Filtro de extensões no recebimento de mensagens

 

» modificar o endereçamento de emissor e destinatário que entram ou sai da organização Exchange

 

» Limite de regras passa dos atuais 32kb para 64kb podendo ser aumento até 256kb

 

» Resolução DNS interna e externa

 

» Journaling de três formas: interna, externa e global

 

» Disclaimer (ainda não confirmado)

 

» Removido o suporte a cluster Ativo-Ativo

 

» Arquitetura 64bits para ambiente de produção

 

» Existirá 2 tipos de Out-of-office: interna e externa e ainda poderemos configurar períodos para estas mensagens

 

» Database Continuous Replication, consiste em aplicar os logs atuais em uma base de backup diminuindo assim o tempo de restore

 

» Performance melhorada do OWA

 

» As mensagens de voz poderão ser ouvidas através do próprio cliente Outlook

 

Conclusão

 

Este artigo vêm com o objetivo de mostrar as mudanças na nova versão e o que será possível para já sabermos o que está por vir no Exchange Server 12.

 

Agora é aguardar os próximos Betas e esperar pelo lançamento oficial! :D

 

Anderson Patricio

http://www.andersonpatricio.org

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI