[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 01 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 012 - Capítulo 01 - Fundamentos em: Noções Básicas da Linguagem SQL

Pré-Requisitos: Noções sobre os elementos básicos do modelo relacional.
Metodologia: Apresentação dos principais comandos e cláusulas da linguagem SQL.
Técnica: Utilização de exemplos práticos.

Como o próprio nome sugere, a linguagem para acesso a dados, utilizada pelo Microsoft SQL Server 2005 é o T-SQL – Transact - Structured Query Language. A linguagem T-SQL é utilizado para uma série de operações, como por exemplo:

  • Selecionar um conjunto de registros com base em um ou mais critérios de pesquisa.
  • Alterar informações no Banco de Dados.
  • Inserir informações no Banco de Dados.
  • Criar um banco de dados.
  • Criar novas tabelas.
  • Excluir registros.
  • Criar e alterar índices.
  • Definir permissões de segurança, etc.

Embora a maioria destas operações possa ser feita através da interface gráfica do Microsoft SQL Server 2005 (SQL Server Management Studio), existem situações em que precisamos conhecer e utilizar a linguagem T-SQL. Para a criação de Stored Procedures, Triggers e outros recursos avançados, iremos utilizar a linguagem T-SQL.


Promoção: Livro Windows Server 2008 R2 - Curso Completo, 1222 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2008 R2

Curso Completo, 1222 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Neste item eu apresentarei uma noção básica da linguagem T-SQL.  Você aprendera os comandos para manipulação de dados – consultar, inserir, alterar e excluir. Em todos os demais capítulos deste livro, serão utilizados comandos da linguagem T-SQL, os quais serão explicados nos momentos devidos.

Introdução

A linguagem T-SQL foi desenvolvida para ser uma linguagem padrão para operações em Banco de Dados. A linguagem T-SQL foi elaborada para ser independente de hardware ou software. Ao usar T-SQL, você não precisa saber a respeito do software de Banco de Dados ou do hardware envolvido em uma operação. Tudo o que você precisa conhecer é o método (instrução) T-SQL a ser utilizada, para solicitar informações desejadas.

Na prática, existem pequenas diferenças nas implementações da linguagem SQL de diferentes fabricantes. Desta forma, algumas rotinas escritas utilizando o SQL Plus do Oracle podem não rodar, sem alterações no Microsoft SQL Server e vice-versa.

Na listagem a seguir temos um exemplo de uma instrução T-SQL. Embora a instrução, em um primeiro momento, possa parecer complexa, veremos que a linguagem T-SQL é bastante simples e de fácil aprendizado.

Exemplo de um comando T-SQL:

SELECT Orders.OrderID, Orders.OrderDate, Orders.ShipCountry, Orders.ShipCity
FROM Orders
WHERE Orders.ShipCountry Like ‘[A-M]%’
AND
Orders.OrderDate > 01/01/1997
ORDER BY Orders.OrderDate

Por questões de simplicidade, deste ponto em diante (e também nos demais capítulos), farei referência a linguagem T-SQL, usando apenas o termo “linguagem SQL” ou “instrução SQL”.

Uma instrução SQL descreve o conjunto de dados que você deseja obter (quais campos, de quais tabelas, quais critérios de filtragem utilizar, qual a classificação aplicada, expressões calculadas, etc.).

Todas as instruções SQL são executadas como se fosse um único comando, o qual contém uma descrição completa das informações que devem ser retornadas. Ao escrever uma instrução SQL, você não deve se preocupar em como os dados serão recuperados, mas somente com o conteúdo do conjunto de dados que você deseja obter. Esse é o principal benefício da linguagem SQL.

Lembre-se que o SQL é um padrão genérico para expressões de consulta em Banco de Dados. Embora a maior parte das versões do SQL compartilhe elementos básicos, elas não são idênticas. O Access SQL usa algumas palavras-chave que você não encontra em outras versões do SQL. Também existem pequenas diferenças entre o Microsoft Access e o Microsoft SQL Server.

Veremos, através de exemplos, a utilização das principais palavras-chave do SQL para a construção de expressões SQL para pesquisa e operações em tabelas de um Banco de Dados.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI