NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 020 - Capítulo 02 - Aplicações em Duas Camadas

No início da utilização do modelo Cliente/Servidor, as aplicações foram desenvolvidas utilizando-se um modelo de desenvolvimento em duas camadas. Neste modelo, um programa, normalmente desenvolvido em um ambiente de desenvolvimento gráfico, como o Visual Basic, Delphi ou Power Builder, é instalado em cada Cliente. Este programa acessa dados em um servidor de Banco de Dados, conforme ilustrado na Figura 2.3:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.3 O Modelo de desenvolvimento em duas camadas.

No modelo de duas camadas, temos um programa que é instalado em cada Cliente da rede, onde o programa será utilizado. Este programa é que faz acesso ao Banco de Dados residente no servidor de Banco de Dados. Na maioria dos casos, a máquina do cliente é um PC rodando Windows, e a aplicação Cliente é desenvolvida utilizando-se um dos ambientes conhecidos de desenvolvimento, conforme citado anteriormente. Sendo a aplicação Cliente um programa para Windows (na grande maioria dos casos), esta deve ser instalada em cada um dos computadores da rede, que farão uso da aplicação. É o processo de instalação normal, para qualquer aplicação Windows. No modelo de duas camadas, a aplicação Cliente é responsável pelas seguintes funções:

  • Apresentação: O código que gera a interface visível do programa faz parte da aplicação Cliente. Todos os formulários, menus e demais elementos visuais estão contidos no código da aplicação Cliente. Caso sejam necessárias alterações na interface do programa, faz-se necessária a geração de uma nova versão do programa, e todos os computadores que possuem a versão anterior, devem receber a nova versão, para que o usuário possa ter acesso às alterações da interface. Então começam a surgir os problemas no modelo de duas camadas: uma simples alteração de interface é suficiente para gerar a necessidade de atualizar a aplicação, em centenas ou milhares de computadores. O gerenciamento desta tarefa é algo extremamente complexo e o custo de manutenção é muito elevado.
  • Lógica do Negócio: As regras, que definem a maneira como os dados serão acessados e processados, são conhecidas como “Lógica do Negócio” ou “Regras do Negócio”. Fazem parte das Regras do Negócio, desde funções simples de validação da entrada de dados, como o cálculo do dígito verificador de um CPF ou CNPJ, até funções mais complexas, como descontos escalonados para os maiores clientes, de acordo com o volume da compra. Questões relativas à legislação fiscal e escrita contábil, também fazem parte da Lógica do Negócio. Por exemplo, um programa para gerência de Recursos Humanos, desenvolvido para a legislação dos EUA, não pode ser utilizado, sem modificações, por uma empresa brasileira. Isso acontece porque a legislação dos EUA é diferente da brasileira. Em síntese, as regras para o sistema de Recursos Humanos são diferentes. Como alterações nas Regras do Negócio são bastante freqüentes, ainda mais com as repetidas mudanças na legislação do nosso país, faz-se necessária a geração de uma nova versão do programa, cada vez que uma determinada regra muda, ou quando regras forem acrescentadas ou retiradas. Desta forma, todos os computadores que possuem a versão anterior devem receber a nova versão, para que o usuário possa ter acesso às alterações. Agora temos mais problemas no modelo de duas camadas: qualquer alteração nas Regras do Negócio é suficiente para gerar a necessidade de atualizar a aplicação, em centenas ou milhares de computadores. O que já era complicado, piorou um pouco mais, principalmente considerando que no nosso país, a legislação e outras normas legais mudam com uma freqüência realmente espantosa.

Por isso, o modelo de duas camadas demonstrou-se de difícil manutenção e gerenciamento, além de apresentar um TCO – Total Cost Ownership (Custo Total de Propriedade) elevado.

A outra camada, no modelo de duas camadas, é o Banco de Dados, que fica armazenado no servidor de Banco de Dados. Uma aplicação desenvolvida em Visual Basic, a qual acessa um Banco de Dados em um servidor Microsoft SQL Server 2005, é um típico exemplo de uma aplicação em duas camadas.

Em busca de soluções para os problemas do modelo de duas camadas, é que surgiu a proposta do modelo de três camadas, conforme analisaremos a seguir.
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI