NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 023 - Capítulo 02 - Questões a Considerarmos nos Modelos de Três ou Mais Camadas

Muitas são as vantagens dos modelos de três ou mais camadas, em relação a facilidade de gerenciamento e atualização das aplicações. Porém considerações devem ser feitas em relação a desempenho e dimensionamento dos equipamentos que atuarão como servidores.

A partir do momento que estamos deslocando funcionalidades (tipicamente lógica e apresentação) do cliente para um ou mais servidores, também estamos deslocando capacidade de processamento em termos de memória RAM e processador. Funções que antes eram executadas pelos clientes, utilizando memória e processador da estação Cliente, agora foram deslocados para os servidores, consumindo memória e processador do servidor. Desta forma, um dos fatores-chave é o correto dimensionamento dos equipamentos servidores.

Para fazer o dimensionamento dos servidores, precisamos conhecer o número de usuários que irão acessar a aplicação simultaneamente, o nível de exigência de cada usuário, os recursos necessários pelos software do servidor, dentre outros. Para determinar o nível de recursos necessários em cada um dos servidores, você precisa fazer um estudo bem detalhado, de tal forma que o servidor não fique sub-dimensionado. Quando o servidor não está corretamente dimensionado, a tendência é que o acesso à aplicação fique bastante lento, o que causa insatisfação entre os usuários.

Observe que, quer seja no modelo de duas camadas, quer seja em outros modelos, sempre temos a presença de um Banco de Dados. Devido a importância deste elemento chave, é que precisamos da figura do DBA – Database Administrator. O DBA é a pessoa responsável por manter o Banco de Dados em funcionamento e proceder as alterações necessárias relativas à segurança e manutenção do Banco. O conteúdo deste livro é quase todo relacionado com atividades que devem ser desempenhadas pelo DBA. A partir do Capítulo 9, abordarei tópicos mais relacionados com o desenvolvimento de aplicações com o Microsoft SQL Server 2005 e com tecnologias de programação Web, tais como ASP e ASP.NET.

Fundamentos em As Principais Novidades e Melhoramentos do Microsoft SQL Server 2005:

Pré-Requisitos:

  • Conhecimentos do modelo relacional e de arquitetura de aplicações.

Metodologia:

  • Apresentação das principais novidades do SQL Server 2005.

Neste item, veremos as melhorias e novidades introduzidas no SQL Server 2005, em relação às versões anteriores (apresentarei as principais melhorias e novidades). Você pode utilizar esta seção como uma referência para analisar se vale a pena migrar os seus sistemas atuais para a nova versão do Microsft SQL Server. Dividirei as novidades em categorias, para que possamos analisar as novas funcionalidades de uma maneira mais estruturada.

Evidentemente que irei apresentar as principais novidades e melhorias. Pois para apresentar todas as novidades seria necessário um livro separado, só com as novidades. Aliás este livro já existe e é uma excelente introdução ao SQL Server 2005. O livro que apresenta todas as novidades do SQL Server 2005 é o seguinte, disponível somente em Inglês: “SQL Server 2005 New Features”, Editora Mc Graw Hill, 275 páginas.

Mais detalhes em: http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0072227761/qid=1110935474/sr=1-1/ref=sr_1_1/002-8063366-0124867?v=glance&s=books

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI