NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 025 - Capítulo 02 - Novidades e Melhorias das Ferramentas e Utilitários de Administração

Esta foi outra área que o SQL Server 2005 deu um verdadeiro “salto” em relação as versões anteriores. A seguir descrevo as principais novidades nesta área, sendo que a maioria delas serão detalhadas, no decorrer deste livro.

  • Novo console de administração - SQL Server Management Studio: No SQL Server 2000, o principal console de administração era o SQL Server Enterprise Management. No SQL Server 2005 foi criado um novo console - SQL Server Management Studio. Este novo console apresenta uma série de novas funcionalidades e melhorias, dentre as quais cabe destacar a integração da interface para execução de comandos, diretamente no SQL Server Management Studio. Por exemplo, no SQL Server 2000 havia o SQL Server Enterprise Management que era a interface gráfica, para administração e o Query Analyzer, o qual era utilizado para execução de comandos T-SQL. No SQL Server 2005, estas duas funções estão integradas no SQL Server Management Studio, conforme você verá, através dos exemplos práticos, nos demais capítulos deste livro.
  • Melhorias na ferramenta de criação de consultas: A ferramenta gráfica, para a criação de consulta foi bastante melhorada no SQL Server 2005. Você irá utilizar esta ferramenta quando for abordada a criação de Views (Capítulo 9) e no Capítulo 14 - Serviços de Relatórios do SQL Server 2005 – Reporting Services.
  • Nova ferramenta - SQL Computer Manager: Esta ferramenta concentra em uma única ferramenta, a administração de vários serviços do SQL Server 2005: SQL Server, SQL Server Agent, Analysis Server, Report Server, Microsoft Search, Microsoft Distributed Transaction Coordinator (MS DTC)Full-Text Search. Usando o SQL Computer Manager é possível parar, pausar e reinicializar estes serviços. Também é possível fazer configurações básicas dos protocolos de redes, utilizados pelo SQL Server 2005, usando o SQL Computer Manager.
  • Melhorias na ferramenta Database Tuning Advisor: O Database Tuning Advisor é um assistente, o qual é utilizado para fazer uma análise dos índices de uma tabela ou de todo o banco de dados. Este assistente após a análise pode sugerir e aplicar alterações, para melhorar o desempenho dos índices e do banco de dados como um todo. Diversas melhorias foram introduzidas neste assistente, tais como a possibilidade de gerar os resultados da sua execução no formato XML, a possibilidade de fazer ajuste em triggers, etc.
  • Melhorias  no DTS Import/Export Wizard: O DTS é uma ferramenta utilizada para importação e exportação de dados do e para o SQL Server 2005. Além de importar e exportar dados, nos mais variados formatos, o DTS permite que sejam feitas alterações e depurações nos dados, durante a importação/exportação. Muitas melhorias foram introduzidas no DTS do SQL Server 2005. Você aprenderá a utilizá-las no Capítulo 7.

Você encontra uma descrição completa, de todas as novidades sobre as ferramentas e utilitários de administração do SQL Server 2005, no seguinte caminho, dentro do Books Online: SQL Server Books Online -> What's New in SQL Server 2005 -> Tools and Utilities Enhancements.

Muitas outras melhorias e funcionalidades foram introduzidas. Conforme descrevi no início deste tópico, não temos aqui, espaço suficiente para descrever todas. A maioria delas será descrita e exemplificada ao longo do livro. Como por exemplo o novo serviço Reporting Services, o qual será detalhadamente abordado no Capítulo 14.

Se você quer entrar de cabeça e saber logo, em detalhes, sobre todas as novidades do SQL Server 2005, consulte uma das seguintes fontes:

Fundamentos em Instalação do Microsoft SQL Server 2005:

Pré-Requisitos:

  • Conhecimentos básicos de instalação de programas no ambiente Windows.

Metodologia:

  • Instalação passo a passo do SQL Server 2005.

Neste item aprenderemos a instalar o Microsoft SQL Server 2005 e a fazer o Upgrade de versões anteriores do SQL Server 2005. Também veremos as principais diferenças entre as funcionalidades disponíveis nas diferentes versões do SQL Server.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI