NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 12
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 029 - Capítulo 02 - Nomeando as Instâncias do SQL Server 2005

Uma das novidades introduzidas no SQL Server 2000 foi a possibilidade de instalar múltiplas instâncias do SQL Server, em um mesmo servidor. No SQL Server 2000 você poderia instalar até 16 instâncias em um mesmo servidor. No SQL Server 2005, este limite foi aumentado para até 50 instâncias em um único servidor. Neste tópico, apresentarei algumas considerações, sobre a nomeação de múltiplas instâncias, em um servidor com o SQL Server 2005.

Conforme descrevi no início do capítulo, o SQL Server 2005 é um servidor de banco de dados (sua principal função, dentre outras). O mais comum é manter os dados no SQL Server 2005, e criar aplicações clientes, que acessam estes dados, quer sejam aplicações Cliente/Servidor tradicionais, até as mais modernas aplicações Web com quatro ou mais camadas.

As aplicações clients se conectam com uma instãncia do SQL Server 2005, para acessar as tabelas e demais objetos, dos bancos de dados do SQL Server 2005. Cada instância do SQL Server 2005 é como se fosse um servidor completamente independente, podendo oferecer um diferente conjunto de services e configurações.

Uma instância pode ser de dois tipos: A instância padrão ou uma instância nomeada. A instância padrão é gerada pelo programa de instalação do SQL Server 2005, baseada no nome do computador no qual o SQL Server 2005 está sendo instalado e não requer que a aplicação cliente especifique o nome da instância, para fazer a conexão. Por exemplo, em um servidor chamado dbserv01, o nome do servidor – dbsrv01, será também o nome da instância padrão, ou seja, a instância a qual os clientes irão se conectar, a menos que seja especificado o nome de uma instância diferente. Já uma instância nomeada é identificada pelo nome do computador, bem como pelo nome da instância, o qual é criada pelo usuário. Por exemplo, no servidor dbsrv01, o usuário pode criar uma instância nomeada como vendas. Neste caso, o nome completo da instância fica sendo: dbsrv01\vendas. Observe que o padrão, para as instâncias nomeadas é: nome_do_servidor\nome_da_instância.

Quando você instala o SQL Server, pela primeira vez em um servidor, o programa de instalação, irá criar automaticamente a instância padrão. Você pode aceitar esta opção ou alterar para criar já uma instância nomeada, sem que seja instalada uma instância padrão.

Considere os seguintes detalhes, em relação a nomeação de instâncias, no SQL Server 2005:

  • As instâncias nomeadas não diferem maiúsculas de minúsculas. Para o SQL Server 2005, dbsrv01\vendas ou DBSRV01\VENDAS ou dbsrv01\Vendas, representa exatamente a mesma instância.
  • O nome de uma instância nomeada não podem conter palavras reservadas do SQL Server 2005, tais como SELECT, Default, MSSQLServer e assim por diante. Se você especificar uma palavra reservada, o processo de instalação irá apresentar um erro e não será concluído.
  • O nome da instância é limitado a 16 caracteres.
  • O primeiro caractere do nome da instância deve ser uma letra ou um sinal de sublinhado ( _ ). Os caracteres subseqüentes podem ser letras, números decimais, o sinal de $ ou sublinhado ( _ ).
  • Não são permitidos espaços em brancos, no nome da instância e nem os seguintes caracteres: \  ,  :  ‘  &  #  @

Considere os seguintes detalhes, ao decidir se você irá criar uma instância default ou uma instância nomeada:

  • Se você estiver fazendo o Upgrade do SQL Server 7.0 para o SQL Server 2005, obrigatoriamente será criada uma instância default.
  • Se você irá instalar uma única instância do SQL Server 2005, opte por usar uma instância default.
  • Se você estiver instalando o Microsoft SQL Server 2005 Express Editionl, a opção Named Instance (Instância Nomeada), virá selecionada, automaticamente, no assistente de instalação. Para instalar uma instância default do SQL Server Express Edition, selecione a opção Default Instance

Para acompanhar os exemplos deste livro, você deve instalar o SQL Server 2005 Developers Edition ou o SQL Server 2005 Enterprise Edition. No exemplo do próximo tópico, mostrarei como instalar, passo-a-passo, o SQL Server 2005 – Developers Edition. Utilizarei a versão Beta 2 do SQL Server 2005, a qual é a versão disponível, no momento em que escrevo este livro. Pequenas diferenças poderão existir entre a versão Beta 2 e a versão final, normalmente relacionadas a problemas e erros existentes na versão Beta 2, os quais são corrigidos para a versão final. Mas são pequenas diferenças mesmo, sendo que a quase totalidade das telas e comandos será exatamente a mesma, na versão final.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI