NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 17
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 034 - Capítulo 02 - O Serviço "SQL Server"

Este é o principal serviço do SQL Server 2005. Ele é responsável pelas principais funções do Banco de Dados. Se este serviço, por algum motivo, não tiver sido inicializado, os clientes não serão capazes de se conectar com o servidor SQL Server. É como se não existisse o servidor SQL ou se este estivesse fora da rede.

Durante a instalação das instâncias do SQL Server, será gerado um identificador para cada instância, o qual é conhecido como Instance ID.  Para cada componente do SQL Server é gerado um identificador, separadamente. Os componentes são a Máquina do Banco de Dados (Database Engine), o Analysis Services e o Reporting Services. O identificador de instância está no formato  MSSQL.n, é um número inteiro, iniciando em 1. Este identificador de instância é utilizado para criar a estrutura de pastas onde estão os arquivos da instância e também na Registry do Windows.

O primeiro identificador de instância gerado será MSSQL.1, o segundo será MSSQL.2 e assim por diante. Podem ocorrer falhas na seqüência de numeração, no caso em que uma instância é instalada, outras são instaladas após ela e depois ela é desinstalada. Quando uma nova instância for instalada, seguirá a numeração, a partir do último identificador gerado, não será preenchido o espaço, deixado pela instância que foi desinstalada.

Os componentes e arquivos de uma instância, serão instalados em uma estrutura de pastas, nomeada como o mesmo identificador da instância. Por exemplo, a primeira instância do SQL Server 2005, instalada como Default, tendo sido instalado o SQL Server (database engine), o Analysis Services e o Reporting Services, terá a seguinte estrutura de pastas:

  • <Arquivos de Programas>\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\ para o banco de dados
  • <Arquivos de progrmas>\Microsoft SQL Server\MSSQL.2\OLAP\ para o Analysis Services
  • <Arquivos de programas>\Microsoft SQL Server\MSSQL.3\RS\ para o Reporting Services

Para o Sistema Operacional, cada serviço, de cada instância, tem um nome específico. Por exemplo, o serviço do Database Engine (a máquina de banco de dados, o SQL Server propriamente dito), para a primeira instância, terá o o nome MSSQL.1. Observe que é utilizado o identificador da instância – Instance ID. Caso tenhamos mais do que uma instância instalada, cada uma delas terá o seu próprio serviço SQL Server, o qual é nomeado de acordo com o ID da respectiva instância. Observe que o uso de identificadores de instância (Instance ID) é uma maneira de criar atalhos, para fazer referência a cada serviço, de cada uma das instâncias.

Por exemplo, suponha que tenhamos duas instâncias do SQL Server 2005 instaladas, teremos dois serviços SQL Server carregados na memória. Estes serviços, para o Windows 2000, serão identificados pelos seguintes nomes:

  • MSSQL.1
  • MSSQL.2

Nós podemos, facilmente, verificar se existem duas instâncias deste serviço carregadas na memória. Para isso, faça o seguinte:

1. Pressione Ctrl+Alt+Del para abrir a janela Segurança no Windows.

2. Dê um clique no botão Gerenciador de Tarefas, para abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows.

3. Na janela que surge, dê um clique na guia Processos. Depois dê um clique no botão com o nome da coluna “Nome da imagem”, para classificar os processos carregados pelo nome.

4. Vá rolando com a barra de rolagem vertical, até encontrar um processo chamado sqlservr.exe, conforme indicado na Figura 2.26

Observe que temos dois processos sqlservr.exe carregados na memória. Cada um deles é responsável pelo serviço SQL Server de cada uma das respectivas instâncias do SQL Server 2005 instaladas.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.26 Processos para as instâncias do SQL Server.

5. Feche o Gerenciador de Tarefas.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI