NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 22
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 039 - Capítulo 02 - O Serviço Analysis Services

O Microsoft SQL Server 2005 Analysis Services fornece funcionalidades para o processamento analítico online, as chamadas consultas OLAP, baseadas em cubos de dados. Também fornece uma série de funcionalidades para o desenvolvimento de aplicações de data mining e business intelligence. A idéia básica do Analysis Services é facilitar a criação de estruturas multidimensionais de dados, conhecidas como cubos de dados. Os dados de um cubo podem ser obtidos a partir de fontes diversas, tais como bancos de dados do SQL Server, planilhas do Excel, dados do mainframe e outras fontes relacionais e não relacionais de dados.

Agora que já conhecemos os serviços disponíveis, vamos aprender a gerenciá-los, utilizando duas ferramentas: o Computer Management (console que é instalado juntamen te com o SQL Server 2005) e o Snap-in Services (o qual faz parte do Windows).

Fundamentos em Gerenciamento dos Serviços do SQL Server 2005:

Pré-Requisitos:

  • Ter instalado duas instâncias do SQL Server 2005.

Metodologia:

  • Gerenciamento dos serviços de cada instância do SQL Server 2005.

Técnica:

  • Utilizar o Gerenciador de Tarefas do Windows 2000 e o console Computer Management, do SQL Server 2005.

Nós podemos configurar um determinado serviço para que ele seja inicializado, automaticamente, quando o Windows é iniciado (Windows 2000, Windows Server 2003 ou Windows XP). Para serviços fundamentais, como o serviço SQL Server (database engine), o qual deve estar sempre disponível, a opção de inicializar automaticamente, é a mais indicada (mais do que a mais indicada, é fundamental). Porém para serviços que somente serão utilizados eventualmente, o ideal é que o serviço não seja inicializado automaticamente, mas somente quando o serviço for necessário, para evitar que o serviço consuma recursos de hardware desnecessariamente. Um serviço que não é inicializado automaticamente, pode ser inicializado a qualquer momento, utilizando as ferramentas que apresentarei nesta seção.

Antes de continuarmos, vamos fazer um parênteses para falar de MMC – Microsoft Management Console – e Snap-ins (vamos optar por não traduzir, uma vez que o termo já é consagrado), pois a principal ferramenta de administração do SQL Server 2005, o SQL Server Management Studio, é uma ferramenta baseada nos conceitos de MMC e Snap-ins.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI