NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 23
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 040 - Capítulo 02 - Um Pequeno Parênteses para Aprender Sobre MMC e Snap-Ins

O conceito de MMC foi criado, ainda na época do NT Server 4.0 e do SQL Server 7.0, para servir como uma interface unificada para a administração e gerenciamento dos mais variados recursos do Windows e dos demais produtos da Microsoft, tais como o SQL Server, SMS Server, Exchange Server, IIS, etc. Em versões anteriores a criação do MMC,  os produtos da Microsoft, cada tarefa possuía um aplicativo com uma interface diferente. Por exemplo, no Windows NT Server 4.0, a interface do User Manager for Domains (o qual é utilizado para criar contas e grupos) era completamente diferente da interface de outras ferramentas administrativas, tais como o Disk Manager (utilizado para gerenciar os discos rígidos e partições). Com isso o administrador precisava aprender a utilizar uma série de interfaces diferentes, uma para cada categoria de tarefas a ser executada.

O MMC se propõe a resolver esse problema, fornecendo uma interface muito semelhante para todas as tarefas administrativas. O MMC vem sendo utilizado em programas como o Internet Information Server desde a versão 4.0 (Servidor Web da Microsoft), Proxy Server 2.0 (Firewall para proteção da rede interna), Microsoft SQL Server desde a versão 7.0, dentre outros programas da Microsoft.

Na verdade, o MMC sozinho não oferece nenhuma funcionalidade. O MMC fornece uma maneira padronizada para a criação de ferramentas administrativas. Toda a funcionalidade do MMC é fornecida por aplicações de gerenciamento e administração chamadas Snap-ins. O MMC funciona simplesmente como um “hospedeiro” para os diversos Snap-ins disponíveis. Em outras palavras, o MMC é utilizado para abrir um Snap-in, sendo o Snap-in o responsável por fornecer as funcionalidades de administração dos mais diversos produtos e serviços da Microsoft.

Você pode utilizar o MMC para uma série de atividades, tais como:

  • Realizar a maioria das tarefas administrativas do dia-a-dia.
  • Fazer o gerenciamento e a administração de uma maneira centralizada.
  • Fazer administração e gerenciamento remoto, desde que possua as devidas permissões para isso.

Por exemplo, quando abrimos a ferramenta para administrar contas de usuários e grupos do Windows 2000 Server, por exemplo, na verdade estamos abrindo o MMC e carregando o Snap-in especialmente projetado para realizar as tarefas administrativas relativas a administração de usuários e grupos. Podemos ter um ou mais Snap-in carregado no MMC, de tal forma que em uma mesma janela podemos realizar as mais variadas tarefas administrativas. O melhor exemplo disso é o Snap-in Gerenciamento do Computador (Iniciar -> Programas -> Ferramentas administrativas -> Gerenciamento do computador). Utilizaremos este Snap-in mais adiante.

Vamos a um exemplo prático.

Exemplo 1: Vamos abrir o MMC sem nenhum Snap-in carregado. Conforme este exercício mostrará o MMC em si não oferece funcionalidade nenhuma, a qual é fornecida pelos Snap-ins carregados.

Para abrir o MMC sem nenhum Snap-in carregado, siga os passos indicados a seguir:

1. Dê um clique no botão Iniciar.

2. Clique na opção Executar.

3. Na janela que surge, no campo Abrir, digite mmc e dê um clique em OK.

4. Será aberta uma janela conforme indicada na Figura 2.28. Esta janela mostra o MMC sem nenhum Snap-in Carregado.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.28 MMC sem nenhum Snap-in carregado.

Agora vamos abrir o MMC com alguns Snap-ins já carregados. Vamos também dar uma analisada na interface do mesmo.

Feche o MMC aberto anteriormente.

Para abrir o MMC para Gerenciamento do Computador:

1. Dê um clique no botão Iniciar, aponte para Programas e dentro de Programas para Ferramentas administrativas.

2. No menu de Opções que surge dê um clique em Gerenciamento do computador.

Caso não estejam aparecendo todas as opções, dê um clique na opção que é uma “flechinha” dupla para baixo, com isso o Windows 2000 Server exibe todas as opções do menu, inclusive as menos utilizadas.

3. Irá surgir a janela indicada na Figura 2.29. Observe que temos diversos Snap-ins carregados. Nesta janela você pode administrar Armazenamento, Pastas Compartilhadas, Analisar os logs do sistema, etc.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.29 MMC com vários Snap-ins carregados.

A maneira de utilizarmos um Snap-in e navegar pelas opções disponíveis, é exatamente igual à utilizada no Windows Explorer. Vamos navegando através do painel da esquerda e quando um elemento do painel da esquerda é selecionado, o seu conteúdo é exibido no painel da direita. Você verá que esta é exatamente a maneira de navegar através do SQL Server Management Studio, o qual é o principal console de administração do SQL Server 2005 (você aprenderá a utilizá-lo no Capítulo 3).

Além disso os menus e botões da barra de ferramentas vão se modificando, dependendo do elemento selecionado. Isso porque as ações que podemos realizar, por exemplo, sobre um usuário, são diferentes das ações que podemos realizar sobre um disco rígido. Essa mudança nos menus e na barra de ferramentas serve para refletir quais as ações são possíveis sobre o elemento selecionado.

4. Para abrir a pasta Grupos, dê um clique no sinal de + ao lado da opção “Usuários e grupos locais”. Esta opção se abre mostrando duas opções ligadas a ela: Usuários e Grupos. Se o seu servidor for um Controlador de domínio, a opção Usuários e grupos locais estará desabilitada, o que é indicado por um “x” vermelho.

5. Para ver uma listagem dos Grupos em seu computador, dê um clique em Grupos. No painel da direita será exibida uma listagem com os grupos disponíveis.

Você também pode utilizar o botão direito do mouse. Por exemplo, se você clicar com o botão direito sobre a opção Usuários, surge um menu cuja primeira opção é “Novo usuário”. Esta opção pode ser utilizada para cadastrar um novo usuário.

Dependendo do computador ser um Controlador de Domínio ou um Member Server, esta interface pode apresentar algumas diferenças.

6. Feche o MMC para Gerenciamento do Computador.

Um MMC com um ou mais Snap-ins carregados é chamado de um Console MMC. Quando instalamos o Windows 2000 Server ou o Windows Server 2003, já são adicionados diversos Consoles MMC pré-configurados para que possamos executar as tarefas administrativas mais comuns. Estes consoles podem ser acessados através do menu Ferramentas administrativas. O SQL Server 2005 nos fornece o console SQL Server Management Studio, o qual iremos utilizar ao longo deste livro.

Também podemos criar nossos próprios consoles pré-configurados, os quais podem ser salvos em arquivos com a extensão .MSC.

Depois para abrirmos um console pré-configurado basta abrirmos o arquivo com a extensão .MSC, utilizando para isso o MMC.

Vamos a mais um exemplo prático.

Suponhamos que você queira um console somente para administrar contas de usuários e grupos do Windows, sem todas as demais opções do console pré-configurado Gerenciamento do computador. Vamos abrir o MMC sem nenhum Snap-in e carregar apenas o Snap-in para administração de Contas de usuários e grupos. Depois vamos salvar este console com o nome de administra_usuarios.msc.

Por último vamos verificar que o Windows 2000 Server já cria um atalho automaticamente para o novo console criado, no menu Ferramentas administrativas.`

Para abrir o MMC sem nenhum Snap-in carregado:

1. Dê um clique no botão Iniciar.

2. Clique na opção Executar.

3. Na janela que surge, no campo Abrir digite mmc e dê um clique em OK.

4. Será aberta uma janela sem nenhum Snap-in carregado.

Para carregar apenas o Snap-in para administração de contas de usuários e grupos:

1. Com o MMC, aberto no exercício anterior, dê um clique no menu Console e escolha a opção Adicionar/remover snap-in. Será exibida a janela indicada na Figura 2.30:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.30 Clique no botão Adicionar para adicionar um snap-in.

2. Dê um clique no botão Adicionar.

3. Será exibida a janela Adicionar snap-in autônomo, na qual é exibida uma listagem com todos os snap-ins disponíveis, no computador que você está utilizando. Localize na listagem o seguinte snap-in: Usuários e grupos locais. Dê um clique sobre ele para selecioná-lo e clique no botão Adicionar.

Caso você esteja em um Controlador de Domínio, escolha o snap-in “Usuários e computadores do Active Directory”. Para maiores informações sobre contas de usuários e grupos e Active Directory, consulte o livro Windows Server 2003 – Curso Completo, 156 páginas, de minha autoria, publicado pela editora Axcel Books (www.axcel.com.br).

4. Surge a janela Escolher máquina de destino. Essa janela permite que você defina em qual computador você quer gerenciar as contas de usuários e grupos. Neste momento você pode gerenciar usuários e grupos de um computador remoto, através da rede, desde que você tenha permissão para isso. Por padrão vem selecionado o computador Local. Vamos aceitar a configuração Padrão. Dê um clique no botão Concluir.

5. Você estará de volta a janela Adicionar snap-in autônomo. Como não queremos adicionar mais nenhum snap-in, dê um clique no botão Fechar.

6. Você estará de volta à janela Adicionar/remover snap-in. Observe que o snap-in Usuários e grupos locais (local) já aparece na listagem, conforme indicado na Figura 2.31. Dê um clique em OK para fechar a janela Adicionar/remover snap-in.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.31 Snap-in Usuários e grupos locais já adicionado.

O local entre parênteses indica o computador local.

Você estará de volta ao MMC, agora com o snap-in Usuários e grupos locais já carregado.

Para salvar o console com o nome de administra_usuarios.msc:

1. Dê um clique no menu Console e escolha a opção Salvar.

2. Na janela Salvar como, no campo Nome do arquivo, digite administra_usuarios.msc.

3. Dê um clique no botão Salvar.

4. Feche o MMC.

Para verificar se o Windows criou um atalho para o novo console criado:

1. Dê um clique no botão Iniciar, aponte para Programas e dentro de Programas para Ferramentas administrativas.

2. No menu de opções que surge verifique se foi adicionada uma opção chamada administra_usuarios.msc.

3. Essa opção é um atalho para o console recém-criado, o qual possui apenas o snap-in Usuários e grupos locais, carregado.

4. Se você clicar nesta opção, será aberto o console anteriormente criado.

Existem muitas aplicações práticas para a criação de consoles personalizados. Por exemplo, caso um funcionário seja responsável apenas pelo gerenciamento de usuários e grupos, você pode criar um console personalizado somente com o snap-in necessário. Isso facilita o trabalho, uma vez que a interface fica mais simples e impede o acesso a operações que não fazem parte das atribuições do funcionário.

Agora vamos encerrar o nosso pequeno parênteses sobre MMC e Snap-in e voltar ao gerenciamento de serviços do SQL Server 2005.

Vamos aprender a utilizar o Snap-in Serviços e o aplicativo SQL Computer Manager, o qual é instalado com o SQL Server 2005.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI