NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 04 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 056 - Capítulo 04 - DEFININDO UMA CHAVE PRIMÁRIA UTILIZANDO O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

Exemplo: Definir o campo CódigoFuncionário da tabela Funcionários, do banco de dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005, como sendo uma Chave Primária. Para isso siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador.
2. Abra o SQL Server Management Studio.
3. Na janela Object Explorer, clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005, para exibir as opções disponíveis (utilize uma instância do SQL Server 2005, disponível no computador que você está utilizando).
4. Nas opções que surgem abaixo desta instância, clique no sinal de + ao lado da opção Databases para expandi-la. Abaixo de Databases é exibida uma lista com os Bancos de Dados disponíveis na instância SERVIDOR\SQL2005.
5. Dê um clique no sinal de mais ao lado do Banco de Dados Exemplo1 para exibir seus objetos.
6. Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Tables, para exibir uma listagem com as tabelas do Banco de Dados Exemplo1.
7. Dê um clique com o botão direito do mouse na tabela Funcionários. No menu que surge dê um clique na opção Modify Table. Será exibida uma janela com a estrutura da tabela Funcionários.
8. O passo seguinte é selecionar a linha correspondente ao campo que será definido como Chave Primária. Selecione a linha CódigoFuncionário, conforme indicado na Figura 4.17.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 4.17 Selecionando o campo CódigoFuncionário.

9. Clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da linha selecionada. No menu de opções que é exibido clique em “Set primary key” (você também pode clicar no botão Set Primary Key - botão com o desenho de uma pequena chave amarela). Feito isso o campo CódigoFuncionário é definido como Chave Primária, conforme indicado por uma pequena chave amarela ao lado do nome do campo.

10.   Clique no botão Save ou pressione Ctrl+S para salvar as alterações feitas na estrutura da tabela.

Caso você esteja definindo um campo como Chave Primária, porém já existam registros na tabela e existam valores duplicados para o campo que está sendo definido como Chave Primária, na hora de salvar as alterações será exibida a mensagem de erro, informando que o campo não pode ser definido como chave primária, pois existem valores duplicados no campo.

A seguir temos o texto completo da mensagem de erro:

‘Funcionários’ table
- Unable to create index ‘PK_Funcionários’.
ODBC error: [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]CREATE UNIQUE INDEX terminated because a duplicate key was found for index ID 1.
Most significant primary key is ‘1’.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Could not create constraint.
See previous errors.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]The statement has been terminated.

Observe que a parte mais significativa da mensagem é a seguinte:

“because a duplicate key  was found for index ID 1”

Esta parte está informando que foi encontrado um valor duplicado para o campo CódigoFuncionário e, portanto, este campo não pode ser definido como Chave Primária.

Conforme veremos na parte final deste capítulo, ao criarmos uma Chave Primária, na verdade estamos definindo um índice que não permite duplicação de valores, para o campo que está sendo definido como Chave Primária.

11.   Agora feche a janela com as propriedades da tabela Funcionários.
12.   Você estará de volta ao SQL Server Management Studio. Feche-o.

Para fazer com que um campo não seja mais Chave Primária, basta repetir os passos do exemplo anterior, marcar o campo desejado e clicar novamente no botão “Set Primary Key”. Este botão funciona como uma chave de liga e desliga. Se o campo selecionado já for Chave Primária ao clicarmos no botão “Set Primary Key”, o mesmo deixa de ser. Caso o campo não seja uma Chave Primária, ao clicarmos no botão “Set Primary Key”, o campo é marcado como Chave Primária. Você também tem a opção de clicar com o botão direito do mouse no campo selecionado e, no menu que é exibido, clicarem em Remove Primary Key.

Conforme veremos a seguir, não posso fazer com que um campo deixe de ser Chave Primária se o campo fizer parte de algum relacionamento.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI