NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 04 : 12
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 060 - Capítulo 04 - NONCLUSTERED INDEX

Este tipo de índice cria uma estrutura separada das páginas da tabela. A ordem dos registros na tabela não é alterada com a criação de um Nonclustered Index. Com isso, os registros são armazenados em uma ordem aleatória. Este tipo de índice também apresenta uma estrutura do tipo B-tree com um nó root (Root Node) e Leaf Pages, as quais contêm informações do índice e não os dados, pois os dados ficam armazenados nas páginas de dados da própria tabela. Pela descrição podemos confirmar que um Nonclustered Index cria uma estrutura completamente separada da estrutura da tabela, sendo que as informações contidas no índice são utilizadas para localizar rapidamente informações nos registros da tabela. Em uma linguagem mais técnica dizemos que: “Os níveis mais baixos de um Nonclustered Index contêm valores chaves, e cada um destes valores-chave aponta para uma linha de dados correspondente à chave. Por exemplo, a chave poderia ser o número de CPF do funcionário. Este valor armazenado no Nonclustered Index é utilizado para, rapidamente, localizar o registro correspondente na tabela de Funcionários. Este ponteiro é chamado de Localizador de registro – Row Locator.

A estrutura do Row Locator depende de a tabela ter ou não um Clustered Index. Se a tabela já possui um Clustered Index, a chave contida no Row Locator é igual e aponta para a chave contida no Clustered Index. Portanto, o Nonclustered Index está apontando para a chave correspondente no Clustered Index.

Se a tabela não contiver um Clustered Index (conhecida como Heap), a chave do Row Locator aponta diretamente para o registro correspondente à chave do Row Locator.

Na Figura 4.20, retirada do Books OnLine, temos uma ilustração da estrutura de um Nonclustered Index.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 4.20 A estrutura em forma de B-tree de um Nonclustered Index.

A utilização de Nonclustered Indexes é indicada quando o usuário precisa pesquisar os dados por diversos critérios diferentes, uma vez que podemos criar mais do que um Nonclustered Index por tabela. Por exemplo, se criamos um Clustered Index na coluna CódigoProduto, podemos criar um Nonclustered Index na coluna NomeProduto, para agilizar a pesquisa tanto pelo Código quanto pelo Nome. É importante salientar que mesmo sem o índice é possível pesquisar por um ou mais campos de qualquer tabela, porém a consulta será mais demorada.

Mais algumas observações sobre Nonclustered Indexes:

1. Nonclustered Index é o default para a criação de índices no SQL Server 2005.
2. Podemos ter um máximo de 249 Nonclustered Indexes por tabela.
3. É mais indicado a criação de Nonclustered Indexes em colunas que possuem dados que variam de registro para registro, como por exemplo CódigoCliente ou NomeCliente. Em campos do tipo Sim ou Não, por exemplo, não é aconselhável a criação de Nonclustered Indexes.
4. No SQL Server 2005 temos uma importante novidade em relação aos Nonclustered Index. No SQL Server 2005 é possível ampliar a funcionalidade de um Nonclustered Index, através da inclusão de colunas que não são chaves, como parte das páginas Leaf do índice. Esta opção pode melhorar consideravelmente o desempenho das consultas, principalmente em casos onde todas as colunas do comando T-SQL fazem parte do Nonclustered Index, sejam estas colunas do tipo Chave ou não. Isso ocorre por que, sendo todas as colunas de uma consulta, parte do Índice, bastará ao SQL Server 2005 pesquisar diretamente no índice, o que é muito mais rápido, do que, após localizar um registro no índice, ainda ter que percorrer a página de dados para a qual aponta o valor encontrado no Índice.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI