NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 04 : 15
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 063 - Capítulo 04 - CRIANDO UM CLUSTERED INDEX SIMPLES COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

Neste exemplo, vamos criar um Clustered Index na coluna CódigoCliente da tabela Clientes do Banco de Dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005, criado anteriormente. Vamos fazer com que este índice não admita valores duplicados, desta maneira vamos criar um índice único, ou seja, uma Chave Primária para a tabela Clientes. Vamos chamar este índice de CodCliIndex.

Exemplo prático: Para criar o Clustered Index CodCliIndex, na coluna CódigoCliente, da tabela Clientes, do Banco de Dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o SQL Server Management Studio (Iniciar -> Programas -> Microsoft SQL Server -> SQL Server Management Studio).
2. Na Janela Object Browser, clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005 para expandi-la.
3. Nas opções que surgem abaixo desta instância, clique no sinal de mais ao lado da opção Databases para expandi-la. Abaixo de Databases é exibida uma lista com os Bancos de Dados disponíveis nesta instância.
4. Clique no sinal de + ao lado do banco de dados Exemplo1.
5. Clique no sinal de + ao lado da opção Tables.
6. Nas tabelas que são exibidas, clique no sinal de + ao lado da tabela Clientes (na verdade dbo.Clientes. Você aprenderá o porquê do dbo, no Capítulo 6, quando falarei sobre Segurança no SQL Server 2005).
7. Nas opções que são exibidas, abaixo da tabela Clientes, clique na opção Indexes, para selecioná-la.
8. Clique com o botão direito do mouse na opção Indexes e, no menu de opções que é exibido, clique em New Index...  Será aberta a janela New Index, com a categoria General selecionada por padrão, conforme indicado na Figura 4.21.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 4.21 Janela para a criação de um índice.

Podemos notar, na Figura 4.21, que para o nome da tabela aparece dbo.Clientes. dbo é um acrônimo para Database Owner (dono do Banco de Dados) e indica o usuário que criou a tabela. Falaremos mais sobre o dono do Banco de Dados e de seus objetos no Capítulo 6 quando trataremos sobre segurança em Bancos de Dados do SQL Server 2005.

9. No campo Index name digite: CodCliIndex.
10. Na lista Index Type seleciona a opção Clustered.
11. Marque a opção Unidque.
12. Agora temos que informar qual o campo para o qual será criado o Índice, que no nosso caso, será o campo Código Cliente. Dê um clique no botão Add... Será aberta a janela Select Columns, com a lista de campos da tabela Clientes. Marque o campo CódigoCliente e clique em OK.
13. Você estará de volta à janela New Index. Observe que o campo CódigoCliente, selecionado no Passo 12, já aparece na lista Index Key Columns, conforme indicado na Figura 4.22:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 4.22 Criando o índice CodCliIndex.

No painel da esquerda, clique na opção Storage. Observe que temos a opção de definir em qual Filegroup o índice será colocado. Por padrão o índice será colocado no filegroup Primary, que é o único existente antes que outros filegroups sejam criados. Para definir um filegroup diferente, basta marcar a opção File group e selecionar um nome na lista ao lado.

14. Dê um clique no botão OK.
15. Pronto. O índice CodCliIndex foi criado e já deve aparecer na opção Indexes, da tabela Clientes, do banco de dados Exemplo1. Se o índice CodCliIndex ainda não estiver sendo exibido, clique na opção Indexes, abaixo da tabela Clientes e pressione a tecla F5 para atualizar a listagem de índices.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI