NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 05 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 072 - Capítulo 05 - Como Funciona o Log de Transações

Quando estamos desenvolvendo uma aplicação – quer seja em Visual Basic, VB.NET, ASP, ASP.NET, Microsoft Access, Delphi, C#, etc. –, que acessa dados em um servidor SQL Server 2005, devemos definir o início e o fim de uma transação no próprio aplicativo, desta maneira controlamos quais operações devem acontecer no contexto de uma transação. Por exemplo, podemos criar uma página ASP que executa no contexto de uma transação, desta maneira todas as operações realizadas pela página ASP, em um Banco de Dados do SQL Server 2005, ocorrerão no contexto de uma transação: ou todas são executadas com sucesso (Commit) ou todas falham (Roll Back).

Quando uma transação é iniciada e as operações individuais – INSERT, DELETE ou UPDATE – começam a ser enviadas para o Banco de Dados, os seguintes passos são executados no servidor SQL Server 2005:

1.       As páginas que contêm os dados que estão sendo afetados, (ou a página na qual os dados serão inseridos) são localizadas no disco e carregadas na memória, a qual é chamada de Cache de dados. Antes de carregar uma página no Cache de dados, o SQL Server 2005 verifica se a página já está no Cache de dados, se a página não estiver no cache, ela será localizada no disco e carregada na memória.

2.       As alterações/inclusões/exclusões nunca são feitas diretamente no disco, mas sim nas páginas de dados carregadas na memória. As alterações/inclusões/exclusões são então registradas no Arquivo de log. Neste momento as modificações estão registradas apenas no log e não foram ainda realizadas nos arquivos de dados, no disco.

3.       Um processo chamado de Checkpoint é responsável por fazer com que as transações que tenham sido completadas com sucesso (Commit) sejam aplicadas ao Banco de Dados periodicamente, fazendo com que as modificações sejam definitivamente aplicadas ao Banco de Dados, isto é, gravadas no disco. O processo de Checkpoint grava no Log de transações informações para saber quais transações já foram aplicadas ao Banco de Dados e quais ainda não foram. Transações que sofreram um roll back não serão aplicadas ao Banco de Dados. O processo de Checkpoint fica periodicamente checando se existem transações completadas com sucesso (Committed Transactions) no log do Banco de Dados, as quais ainda não foram executadas no arquivo de dados, no disco. Caso aconteça alguma falha que interrompa o servidor SQL Server 2005, um processo de recuperação automática é disparado na próxima inicialização do servidor. Este processo de recuperação automática faz com que transações que forem completadas e não aplicadas ao Banco de Dados sejam aplicadas neste momento, garantindo com isto, a “durabilidade” da transação.

Agora que conhecemos o conceito de transação e o mecanismo do Log de transações no SQL Server 2005, podemos estudar algumas estratégias de Backup que utilizam o log de transações.

Know-how em: Tipos e Estratégias de Backup

Pré-Requisitos:

  • Fundamentos apresentados na Parte I.

Metodologia:

  • Apresentação teórica sobre tipos e estratégias de backup.
Antes de aprendermos a criar backups/restore na prática, precisamos aprender sobre os tipos de backup disponíveis e sobre as estratégias de Backup/Restore mais utilizadas.
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI