[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 05 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 073 - Capítulo 05 - Introdução aos Tipos e Estratégias de Backup

Sendo as informações o bem mais valioso da sua empresa e estando estas informações armazenadas nos bancos de dados da empresa, é de fundamental importância que tenhamos uma estratégia bem definida para a proteção deste bem tão valioso. Devemos nos preocupar não apenas com a perda dos dados, mas também com acessos indevidos ou até mesmo com roubo de informações. Se um concorrente conseguir invadir a sua rede e copiar dados estratégicos você estará com um grande problema.

Também pode haver perda de dados por erros humanos, como a utilização de comandos do SQL. O caso mais típico é a utilização de um comando DELETE sem um cláusula WHERE, como exemplificado a seguir:

DELETE * FROM Clientes

Este comando, aparentemente inocente, irá apagar todos os registros da tabela Clientes. E se você não tiver uma boa estratégia de Backup? Problemas à vista.

Cada vez mais as empresas conectam suas redes locais à Internet. Os benefícios são muitos, porém existem também problemas. Ao conectar a rede da empresa com a Internet, devemos nos preocupar com diversos fatores que podem causar danos às informações armazenadas no Banco de Dados, como por exemplo:

  • Invasões e ataques de hackers.
  • Perda de informações devido a problemas com vírus.
  • Acesso indevido às informações.

Como se tudo isso não bastasse também devemos nos preocupar com a segurança física, desastres naturais e problemas com hardware.

De nada adianta você configurar cuidadosamente a segurança de acesso ao dados do Servidor SQL Server, ter uma boa estratégia de backup/restore se qualquer um puder entrar na sala onde estão as fitas de backup e levar a fita em baixo do braço, para ler os dados em outro lugar. Existe um caso bastante conhecido em que um estranho ligou para a empresa e pediu para que o DBA deixasse a fita com o backup dos dados na portaria. Sem maiores preocupações a fita foi deixada com o porteiro que a entregou para a pessoa que havia solicitado. Veja que situação cômica se não fosse tão grave. Por isso a segurança física deve fazer parte da Política de Segurança da empresa.

Desastres naturais não devem ser desconsiderados. Incêndios, inundações e outros acontecem e devem ser levados em conta na hora de montarmos a Política de Segurança da empresa. Vamos supor que para a empresa seja de fundamental importância que seu site esteja disponível 100% do tempo, mesmo em caso de calamidades. Neste caso você deve considerar a hipótese de ter os dados duplicados em duas ou mais localidades físicas diferentes, como por exemplo: Rio de Janeiro e São Paulo. Desta forma, se o escritório do Rio de Janeiro pegar fogo, as operações podem ser deslocadas para o site de São Paulo, o qual deve ser uma cópia fiel do site do Rio de Janeiro. No Capítulo 8 você aprenderá sobre a replicação de dados, o que nos permite manter cópias idênticas dos dados em diversos servidores.

Outra situação que devemos considerar é o local de armazenamento das fitas de backup. É comum vermos empresas que armazenam as fitas de backup na própria sala dos servidores de Banco de Dados, desta maneira se a sala pegar fogo, já queima os servidores e também as fitas, e a empresa perde todas as cópias dos dados. Já deu para perceber que esta é uma péssima estratégia? O ideal é termos uma sala separada para o armazenamento das fitas de backup, de preferência uma sala-cofre à prova de fogo e inundações.

Falhas de hardware acontecem e devemos estar preparados para este tipo de falha. Aquele disco de 300 GB com os arquivos do Banco de Dados de vendas pifou? E agora? Se a nossa estratégia de backup foi eficiente, é só substituir o disco e restaurar os dados a partir do backup. Podem existir situações em que o tempo necessário para restaurar os dados a partir do backup é inaceitável. Por exemplo, o site da empresa não pode esperar, digamos, 6 horas para que os dados sejam restaurados. Nesta situação podemos considerar a hipótese de manter cópias idênticas dos dados em dois ou mais servidores. Conforme descrito anteriormente, podemos fazer esta duplicação dos dados utilizando Replicação. Desta maneira se houver uma falha de hardware em um dos servidores, outro servidor pode assumir o trabalho do servidor que falhou. No SQL Server 2005 temos novidades que facilitam a criação de servidores e bancos de dados duplicados. São os novos recursos de: Databases Snapshots e Mirroring, os quais serão vistos no Capítulo 15, onde apresentarei uma série de exemplos práticos, relacionados com as novidades do SQL Server 2005.

Um fator que devemos levar em consideração, na hora de montarmos a nossa estratégia de backup/restore e proteção dos dados, é o valor da informação que está sendo protegida. Se a informação a ser protegida é de valor estratégico para a empresa, e os dados precisam estar sempre disponíveis e nem se imagina a hipótese de perdê-los; é evidente que os gastos para proteger esta informação serão elevados, porém mais facilmente justificáveis. Em resumo, o nível de investimento em segurança e backup é proporcional à importância dos dados para a empresa.

Devemos identificar os requisitos de disponibilidade dos dados quando formos escolher a nossa estratégia de backup. Vamos supor que o requisito seja: os dados devem estar disponíveis 100% do tempo. Neste caso é plenamente justificável a utilização de dois ou mais servidores SQL Server 2005 com cópias idênticas dos dados, de tal maneira que se um deles apresentar problemas, um dos outros pode assumir no seu lugar. Nesta situação, a simples utilização de backup em fita não atenderia o requisito de disponibilidade, uma vez que os dados estariam indisponíveis durante o tempo de restauração da fita para o Banco de Dados.

A seguir coloco mais algumas questões que devemos levar em consideração ao montarmos a nossa estratégia de backup/restore:

  • Quais os requisitos de disponibilidade? O Banco de Dados deve estar on-line as 24 horas do dia, sete dias por semana ou pode ser colocado off-line em determinados horários?
  • Qual o custo de parar as operações da empresa devido a indisponibilidade dos dados? Qual o custo – financeiro e para a imagem da empresa – quando o site da empresa fica indisponível, devido a problemas com o Banco de Dados?
  • Em caso de uma falha de hardware qual é o tempo aceitável até a restauração da normalidade?
  • A sua empresa possui um DBA dedicado ou o serviço é terceirizado? Quem é o responsável pelas rotinas de backup? Quem é o responsável por verificar se os procedimentos de backup/restore estão sendo realizados em conformidade com a estratégia proposta?

Outras questões podem ser relevantes para a sua empresa. O importante é fazer um planejamento bastante cuidadoso.

Em uma estratégia de backup definimos o tipo de backup a ser utilizado (conforme veremos a seguir), bem como a freqüência do backup.

Pela importância do procedimento vou repetir a seguinte recomendação: “Não basta fazer o backup, precisamos de uma estratégia de testes e simulação de restauração dos dados, pois muitas vezes o backup é completado sem problemas, mas na hora de restaurar os dados é que acontecem os problemas. Por isso uma rotina de testes de restauração a partir dos backups, deve fazer parte da nossa estratégia de backup.”
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI