Com o SQL Server 2005 podemos ter os seguintes tipos de backup:
- Backup completo – full backup.
- Backup diferencial.
- Backup do Log de transações.
- Backup de filegroups.
- Backup de arquivos de dados.
Dependendo do tipo de backup a ser utilizado, teremos diferentes estratégias, conforme veremos mais adiante. Vamos estudar em detalhes cada um destes tipos.
- Backup completo – full backup: Este tipo de backup faz o backup de todo o Banco de Dados, incluindo todos os filegroups e arquivos de dados que fazem parte do Banco de Dados. Caso tenhamos mais de um Banco de Dados, devemos fazer o backup de todos eles. Neste tipo de backup é feita a cópia de todo o Banco de Dados, independente das alterações que tenham sido feitas dese o último backup. Para grandes Bancos de Dados pode não ser viável a utilização de uma estratégia baseada somente neste tipo de backup, devido ao tempo que o backup pode demorar, pois a cada backup todo o Banco de Dados é copiado para a mídia de backup (fita, CD, disco rígido, etc.). Este tipo de backup somente é aconselhável para pequenos Bancos de Dados devido a sua simplicidade.
- Backup diferencial: Quando utilizamos o backup diferencial, apenas as informações que foram alteradas desde o último backup completo é que serão copiadas. O backup diferencial é mais rápido do que o backup completo, pois um número menor de informações (somente as que foram alteradas. Entenda-se informações como sendo páginas de dados, sendo que em uma página de dados pode haver diversos registros.) são copiadas. Copiando menos informações, o backup é finalizada mais rapidamente. Para grandes Bancos de Dados o tempo de backup, chamado de “janela de backup”, é um fator crítico. Vamos supor que o Banco de Dados somente possa ser retirado do ar para backup entre 1h e 5h da manhã. Neste caso somente teremos 4 horas como janela de backup. Usando uma estratégia que mescla backups completos com backups diferenciais, para restaurar o Banco de Dados, em caso de falha, devemos restaurar o último backup completo, mais o último backup diferencial e mais os backups do Log de transações na seqüência correta. Conforme pode ser visto, o processo de restauração também a torna mais complexo com a utilização do backup diferencial. Pode parecer que o backup diferencial somente introduz complicações desnecessárias mas, na prática, em muitas situações o backup completo simplesmente não é uma opção viável devido ao tempo disponível para backup – janela de backup.
- Backup do Log de transações: Este tipo de backup permite que façamos o backup do Log de transações do Banco de Dados. Conforme veremos no próximo item, com a utilização de backup do log de transações podemos reduzir a probabilidade de perda de dados.
- Backup de filegroups: Com este tipo de backup podemos fazer o backup de todos os arquivos de dados associados com um filegroup (podendo ser arquivos de um ou mais bancos de dados). Apenas para recordar, os arquivos de log são armazenados separadamente, sendo que estes não fazem parte de nenhum filegroup. Todos os arquivos de dados são copiados para o backup, independente de terem havido alterações ou não nos dados.
- Backup de arquivos de dados: Com este tipo de backup, podemos copiar apenas um arquivo específico, quer seja um arquivo primário (.mdf) ou arquivo secundário (.ndf). Uma vez que podemos fazer o backup de um único arquivo de dados, evidentemente que também é possível restaurar um único arquivo de dados.
O backup de filegroup e o backup de arquivo de dados podem ser uma solução para Bancos de Dados muito grandes, em que até mesmo um backup diferencial não caberia na janela de tempo do backup. |