[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 05 : 14
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 083 - Capítulo 05 - Fazendo o Backup do Log de Transações e Criando um Agendamento Para o Backup

Agora vamos aprender a criar um backup do Log de transações e agendar o backup para que seja feito três vezes ao dia, em horários determinados. No nosso exemplo vamos fazer o backup do Banco de Dados Exemplo1 (o qual foi criado no Capítulo 3). O backup será feito no backup device backup_exemplo1 criado anteriormente. Para criar o backup e o agendamento utilizaremos o SQL Server Management Studio, siga os passos indicados no próximo exemplo.

Exemplo prático: Fazer o backup do Log de transações do Banco de Dados Exemplo1. Agendar este backup para que seja realizado todos os dias, às 9h, 12h, 15h e 18h.

Para criar o backup e o agendamento do exemplo, siga os passos indicados a seguir:

1.       Se você não estiver com o SQL Server Management Studio aberto, abra-o (Iniciar -> Programas -> Microsoft SQL Server -> SQL Server Management Studio).

2.       Dê um clique no sinal de mais ao lado de Microsoft SQL Servers para expandir esta opção.

3.       Na janela Object Browser, dê um clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005, que foi a instância onde criamos o banco de dados Exemplo1, no Capítulo 3.

4.       Nas opções que surgem, abaixo desta instância, clique no sinal de mais ao lado da opção Databases para expandi-la. Abaixo de Databases surge uma lista com os Bancos de Dados da instância SERVIDOR\SQL2005.

5.       Dê um clique com o botão direito do mouse no Banco de Dados Exemplo1. No menu de opções que surge, selecione o comando Tasks -> Back Up. Será aberta a janela para definição das opções de Backup, a qual você já aprendeu a utilizar anteriormente, com a guia General selecionada.

6.       Para o campo Name digite AgendLogExemplo1, e para o campo Description, digite Backup do Log de transações.

7.       Na lista Backup type, selecione a opção Transaction Log.

Agora vamos selecionar o device backup_exemplo1, no qual faremos o backup do Log de transações.

8.       Na parte de baixo da janela, abaixo de Destination, dê um clique no botão Add...

9.     Na janela Select Backup Destination, clique na opção Backup device e na lista de backup devices selecione backup_exemplo1.

10.     Dê um clique no botão OK para fechar a janela Select Backup Destination.

11.   Você estará de volta à janela para definição do backup. Se houver outro backup device na lista, além de backup_exemplo1, elimine estes outros devices. Para isso, basta clicar no device a ser retirado da lista e depois clicar no botão Remove. Certifique-se de que somente o device backup_exemplo1 esteja na lista. Clique na guai Options. Certifique-se de que a opção Append to existing backup set esteja selecionada. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 5.10 (configurações da guia General). Mantenha a janela de configurações do backup aberta.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 5.10 Definições do backup do Log de transações.

Agora vamos definir o agendamento do backup.

12.       Clique na botão Schedule.

13.       Surge a janela Job Schedule, conforme indicado na Figura 5.11. Nesta janela você pode definir um nome para o job e um nome para o agendamento (conforme você verá no final deste capítulo, um mesmo job pode ter mais de um agendamento)

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 5.11 A janela para definição do agendamento (Schedule).

Na lista Schedule type, vem selecionado, por padrão, o tipo de agendamento Recurring. Nesta lista, podemos definir os seguintes tipos de agendamentos:

  • Recurring: Agenda o backup para ser executado periodicamente, em determinados dias e horários configurados no agendamento. É o nosso caso, onde queremos que o backup seja executado diariamente, às 9h, 12h, 15h e 18h.
  • Start automatically when SQL Server Agent starts: Esta opção agenda o backup para ser feito toda vez que o serviço SQL Server Agent for inicializado.
  • Start whenever the CPU(s) become idle: Esta opção agenda o backup para ser executado toda vez que a(s) CPU(s) do servidor estiverem ociosas (entenda-se CPUs como sendo os processadores). O tempo de inatividade para definir se a CPU está ociosa é definido na guia Advanced das propriedades do SQL Server Agent.
  • One Time: Executa o backup uma única vez em uma data e horário especificados.

14.       Mantenha a opção Recurring selecionada e defina que o Backup deve ocorrer diariamente, as 9h, 12h, 15h e 18h. Para isso, configure as opções indicadas na Figura 5.12.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 5.12  Definindo o agendamento do backup.

15.       Observe que selecionamos a opção Daily (diário), ocorrendo a cada 3 horas com início às 9h e término às 18h. Isto faz com que o backup seja executado exatamente quatro vezes, às 9:00, 12h, 15h e 18h, que é exatamente a programação desejada para o nosso exemplo.

16.       Digite o nome AgendLogExemplo1 no campo Job name, e clique em OK para criar o agendamento. O agendamento será criado e será exibida uma janela, informando que o agendamento foi criado com sucesso. Clique em OK para fechar esta janela.

17.       Você estará de volta à janela para definição do backup. Dê um clique na guia Options. Certifique-se de que a opção “Truncate the transaction log by removing inactive entries”, esteja selecionada. Esta opção faz com que as transações que foram completadas com sucesso, sejam excluídas do Log de transações após o backup ter sido efetuado. Esta opção evita que o Log de transações cresça indefinidamente.

18.       Clique em OK.

Com isso o agendamento para o backup do log de transações terá sido criado. Se você não tiver criado, anteriormente, um backup do banco de dados, será emitida uma mensagem de erro, informando que o Backup do Log de transações não poderá ser efetuado, pois não existe um backup do banco de dados. É importante lembrar (veja estratégias de backup/restore no início do capítulo), de de nada serve um backup do Log de transações, se você não tiver um backpu do banco de dados.

O agendamento de uma tarefa de backup é como se fosse o agendamento de qualquer outra tarefa do SQL Server 2005. Quando criamos uma tarefa agendada, na linguagem do SQL Server 2005, estamos criando um Job. No nosso exemplo, demos o nome de AgendLogExemplo1 para a tarefa, ou melhor, para o Job que executa o backup do Log de transações do banco de dados Exemplo1. Podemos conferir se este Job foi realmente criado, expandindo a opção SQL Server Agent. Abaixo de SQL Server Agent, dê um clique no sinal de + ao lado da opção Jobs. Abaixo de Jobs, deve ser exibido o Job AgendLogExemplo1, conforme indicado na Figura 5.13.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 5.13 O Job AgendLogExemplo1.

Podemos fazer com que um Job seja executado a qualquer momento, sem ter que esperar pelo próximo horário de execução, definido no agendamento. Para isso basta clicar com o botão direito no Job a ser executado, e no menu que surge clicar em Start Job. Se fizermos isso com o Job AgendLogExemplo1, este será imediatamente executado e o backup do Log de transações do Banco de Dados Exemplo1, será feito.

Veremos mais sobre o agendamento de tarefas, ou melhor, a criação de jobs, na parte final deste capítulo.

19.       Agora o nosso backup está agendado e irá rodar diariamente, nos horários por nós definidos.

20.       Feche o SQL Server Management Studio.

Agora vamos aprender a fazer backup utilizando comandos T-SQL, na janela de execução de comandos.
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI