NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
« Lição anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 088 - Capítulo 05 - Criando um Job com o SQL Server Management Studio | |||
A título de exemplo, vamos criar um Job que faz o backup completo dos Bancos de Dados Exemplo1 e AdventureWorks, para o backup device exercicio_capitulo5. Vamos agendar este Job para executar diariamente às 23h. O backup device exercicio_capitulo5 já deve ter sido criado, caso contrário o Job irá falhar na execução. Este backup device foi criado em um dos exemplos anteriores, neste capítulo. Exemplo prático: Para criar um Job que faz o backup completo dos Bancos de Dados Exemplo1 e AdventureWorks, para o backup device exercicio_capitulo5, siga os passos indicados a seguir: 1. Se você não estiver com o SQL Server Management Studio aberto, abra-o (Iniciar -> Programas -> Microsoft SQL Server -> SQL Server Management Studio). 2. Dê um clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005, onde estão os bancos de dados Exemplo1 e AdventureWorks, os quais farão parte do backup a ser executado automaticamente, pelo job que estamos criando. 3. Nas opções que surgem abaixo desta instância, clique no sinal de + ao lado da opção SQL Server Agent para expandi-la. 4. Observe que abaixo da opção Jobs, serão exibidos os Jobs já existentes. 5. Para criar um novo Job, clique com o botão direito do mouse na opção Jobs e no menu de opções que surge, dê um clique em New Job... Surge a janela New Job Properties, para a criação de um novo Job, conforme indicado na Figura 5.22, com a guia General selecionada por padrão:
6. Para o nome do job digite BackupExemplo1AdventureWorks, no campo Name. 7. Na lista Category, selecione Databasa Maintenance. Este campo apenas atribui uma determinada categoria ao Job, o que ajuda na identificação das funções do mesmo. 8. No campo Owner, podemos selecionar o “dono” do Job. Conforme veremos no próximo capítulo, todo objeto no SQL Server possui um dono. O dono de um objeto é o usuário que estava logado e que criou o objeto. No nosso exemplo, como estou utilizando a segurança do próprio SQL Server utiliza as contas de logon do próprio SQL Server. Com isso vou selecionar a conta as, que é a conta de Administrador do SQL Server 2005. No próximo capítulo estudaremos a segurança no SQL Server 2005 em detalhes. 9. No campo Description, digite o seguinte: Faz o backup de Exemplo1 e AdventureWorks, diariamente, às 23:00 h. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 5.23:
10. Dê um clique na guia Steps. Nesta guia poderemos definir os passos que o Job executará. No nosso exemplo, haverá dois passos. Um que faz o backup do Banco de Dados Exemplo1 e outro que faz o backup do Banco de Dados AdventureWorks. 11. Para criar um novo passo, dê um clique no botão New. Surge a janela indicada na Figura 5.24:
11. Preencha os campos da seguinte maneira:
12. Para verificar se o comando digitado está correto clique no botão Parse. Se o comando estiver correto, surge uma janela com a mensagem The commando hás suces parsed, clique em OK para fechar esta mensagem. Dê um clique em OK e pronto, o primeiro passo terá sido criado. 13. Para criar o segundo passo, dê um clique no botão New. 14. Preencha os campos da seguinte maneira:
15. Dê um clique em OK e pronto, o segundo passo do Job terá sido criado, conforme indicado na Figura 5.25:
Os passos são executados na ordem em que foram criados. Você pode alterar a ordem dos passos, clicando no passo e depois clicando nos botões com seta para cima e seta para baixo. O passo final é configurar o agendamento para o Job que está sendo criado. Conforme descrito no início deste exemplo, vamos agendar o Job para executar diariamente, às 23h. 16. Dê um clique na guia Schedules. 17. Para criar um novo agendamento, dê um clique no botão New... Surge a janela indicada na Figura 5.26, na qual você poderá definir o agendamento para o Job.
18. Para o nome do agendamento digite DiarioAs23horas. As opções para agendamento foram descritas no item sobre o backup do log de transações, neste capítulo. 19. Certifique-se de que a opção Recurring esteja marcadaAgora vamos configurar o horário de execução do Job. 20. Configure as opções conforme indicado na Figura 5.27.
21. Dê um clique no botão OK para fechar a janela da Figura 5.27. 22. Você estará de volta à guia Schedules. Observe que o novo agendamento já foi adicionado. Podemos configurar mais do que um agendamento para um Job. Por exemplo, se quiséssemos que o Job fosse executado diariamente às 23h e às segundas, quartas e sextas iniciando às 8h, até às 20h, executando de duas em duas horas, teríamos que criar dois agendamentos distintos. Para criar mais um agendamento, bastaria clicar novamente no botão New... e definir as configurações para o novo agendamento. Agora já temos todas as definições necessárias para a criação do job proposto. 23. Dê um clique no botão OK e o Job BackupExemplo1AdventureWorks será criado e será executado diariamente às 23h. Não precisamos esperar até às 23 para ver se o Job vai executar com sucesso. Podemos executar o job manualmente, a qualquer momento. Para isso basta clicar com o botão direito do mouse no job e no menu que surge, clicar em Start Job. Quando um Job possui mais do que um passo, surge uma janela com a lista dos passos e perguntando qual deve ser o primeiro passo a ser executado, conforme indicado na Figura 5.28. Para iniciar a execução do Job, basta clicar no botão Start.
Você pode impedir que um job seja executado desabilitando o Job. Para desabilitá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o Job e no menu de opções que surge, dê um clique na opção Disable. Surge uma janela com uma mensagem, clique em Close para fechá-la. Enquanto o Job estiver desabilitado, este não será executado. Para habilitá-lo novamente, clique com o botão direito do mouse no Job, e no menu de opções que surge, dê um clique na opção Enable. Para verificar se um Job está executando corretamente você pode consultar o histórico de execução do Job. Para consultar este histórico, clique com o botão direito do mouse no Job, e no menu de opções que surge, dê um clique na opção View History. Surge a janela Job History, com todas as execuções do Job, onde são indicadas as seguintes informações sobre cada execução, conforme indicado na Figura 5.29:
À medida que você dominar a linguagem T-SQL, a utilização de Jobs passa a ser uma ferramenta de grande valor para automatizar uma série de tarefas repetitivas e rotineiras. Na maioria das vezes quando um Job não funciona corretamente, pode ser um dos seguintes problemas: 1. O serviço SQL Server Agent não está rodando. 2. O comando T-SQL está incorreto. |
|||
« Lição anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela
Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!
Para todos os detalhes, acesse:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI