NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 06 : 07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 096 - Capítulo 06 - Contas de Usuários

Quando trabalhamos com uma rede de computadores, segurança é um dos itens de maior importância. O Administrador da rede, deve ser capaz de permitir que cada usuário somente tenha acesso aos recursos – sejam eles arquivos, impressoras ou serviços – os quais sejam necessários para a realização do seu trabalho. Por exemplo, um usuário que trabalha no departamento de bagagem não deve ser capaz de acessar informações sobre salários contidas nos arquivos de um servidor SQL Server 2005, do departamento de Recursos Humanos.

No Windows 2000 Server e também no Windows Server 2003, podemos limitar os recursos aos quais cada usuário tem acesso, através do uso de permissões. As permissões de acesso podem ser atribuídas para um usuário individualmente, ou para um Grupo de Usuários. Para que possamos atribuir permissões, cada usuário deve ser cadastrado no sistema. Cadastrar o usuário significa criar uma “Conta de Usuário” para cada usuário. Com uma conta, o usuário pode efetuar o logon e receber permissões para acessar os mais variados recursos disponibilizados na rede.

Uma conta pode ser criada em um Controlador de Domínio – situação em que a conta é válida e reconhecida em todo o domínio; ou a conta pode ser criada em um Servidor Membro – situação em que a conta somente é válida e reconhecida no Servidor Membro onde ela foi criada.

Contas criadas em um Controlador de Domínio são chamadas de “Domain User Accounts” (Contas de Usuários do Domínio). Essas contas permitem que o usuário faça o logon em qualquer computador do Domínio e receba permissões para acessar recursos em qualquer computador do Domínio. No decorrer desta item, trabalharemos e criaremos contas em um Domínio chamado GROZA, com um domínio DNS chamado groza.com. Para criar contas em Servidores Membro, o procedimento é bastante semelhante, apenas a quantidade de campos de informação de cada conta é um pouco menor.

Contas criadas em um Servidor Membro são chamadas de “Local User Accounts” (Contas de Usuários Locais). Essas contas somente permitem que o usuário faça o logon e receba permissões para acessar recursos do computador onde a conta foi criada. Sempre que possível evite criar Contas Locais em servidores que fazem parte de um domínio. Utilizar as contas do Domínio, as quais ficam armazenadas no Active Directory, torna a administração bem mais fácil.

Outro detalhe que você deve observar, é a utilização de um padrão para o nome das contas de usuários. Isto é válido para contas do Domínio como também para contas do SQL Server 2005, caso você esteja utilizando o modo de segurança SQL Server and Windows Authentication mode.

Você deve estabelecer um padrão para a criação de nomes, pois não podemos ter dois usuários com o mesmo nome de logon dentro da mesma Unidade Organizacional. Por exemplo se tivermos na mesma Unidade Organizacional, dois José da Silva e os dois resolverem utilizar como logon “jsilva”, não será possível. Para isso é importante que seja definido um padrão e no caso de nomes iguais deve ser definido uma maneira de diferenciá-los. Por exemplo, poderíamos usar como padrão a primeira letra do nome e o último sobrenome. No caso de nomes iguais, acrescenta-se números. No nosso exemplo o primeiro José da Silva cadastrado ficaria como jsilva, já o segundo a ser cadastrado ficaria como jsilva1. Caso no futuro tivéssemos mais um José da Silva dentro da mesma Unidade Organizacional, este seria o jsilva2 e assim por diante.

Quando formos criar nomes de logon para os usuários, devemos levar em consideração os seguintes fatos:

® Nomes de Usuários do Domínio devem ser únicos dentro do domínio.

® Podem ter no máximo 20 caracteres.

® Os seguintes caracteres não podem ser utilizados como parte do nome: “ / \: ; [ ] | = , + * ? < >

Sempre que você for cadastrar um usuário também deve ser cadastrada uma senha para o usuário. O número máximo de caracteres da senha é 128, sendo recomendado usar senhas de, no mínimo, 8 caracteres.

Para as senhas, o Windows 2000 Server distingue letras maiúsculas de minúsculas. Por exemplo a senha “Abc123” é diferente da senha “abc123”.

Vamos praticar um pouco. Vamos criar algumas contas de usuários. Vamos utilizar estas contas para atribuir permissões de acesso no SQL Server 2005, mais adiante, neste capítulo.

Exemplo prático: Criar as seguintes contas de usuários com as respectivas senhas:

Tabela 6.1 Contas de Usuários do Domínio GROZA:

Nome da conta Senha Nome completo
user1 senha123 Usuário 1 da Silva
user2 senha123 Usuário 2 da Silva
user3 senha123 Usuário 3 da Silva
user4 senha123 Usuário 4 da Silva
user5 senha123 Usuário 5 da Silva

Para criar a Conta para o usuário user1, siga os passos indicados a seguir:

1. Efetue o logon com uma conta com permissão de Administrador.

2. Abra o console Usuários e Computadores do Active Directory (Iniciar -> Programas -> Ferramentas administrativas -> Usuários e Computadores do Active Directory). Será inicializado o console para “Gerenciamento do Active Directory”.

3. Dê um clique no sinal de mais ao lado de groza.com (provavelmente o nome do seu domínio seja diferente, dê um clique no sinal de mais ao lado do nome do seu Domínio). Abaixo de groza.com surgem diversas opções.

Se você não tiver acesso a um servidor com o Active Directory, você pode criar contas locais. Para isso use o console Gerenciamento do Computador, o qual é acessado através da opção Ferramentas Administrativas, do Painel de controle.

4. Dê um clique na opção Users (ou Usuários se o Snap-in já estiver traduzido para o Português). No painel da direita é exibida uma listagem com o nome de todos os usuários já cadastrados, conforme indicado na Figura 6.8.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.8 Listagem com todos os usuários já cadastrados.

5. Dê um clique com o botão direito do mouse, na opção Users.

6. No menu que surge, aponte para a opção Novo -> Usuário (New – User).

7. Surge um assistente para ajudá-lo a criar um novo usuário. Digite as informações para criar o usuário user1, conforme indicado na Figura 6.9.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.9 Criando o usuário User1.

"Nome de logon do usuário" é o nome que o usuário utiliza para efetuar o logon em computadores com o Windows 2000 Server, Windows XP ou Windows Server 2003. Já “Nome de logon do usuário (anterior ao Windows 2000)” é o nome que o usuário utiliza para efetuar o logon em computadores com versões mais antigas do Windows NT, tais como o Windows NT Server 4.0 ou Windows 98. Por simplicidade estes dois nomes devem ser iguais, observe que à medida que você digitar o primeiro, o segundo será automaticamente preenchido.

À medida que você for digitando o Nome, Iniciais e Sobrenome, o Windows vai preenchendo o campo Nome completo. Caso você queira é possível alterar o Nome completo, sem que isso provoque mudança nos demais campos.

8. Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa.

9. Na próxima tela você deve digitar a senha do usuário duas vezes, para confirmação. Digite senha123 nos campos Senha e Confirmar senha. Observe que a medida que você digita a senha, o Windows exibe apenas asteriscos (*) nos campos Senha e Confirmar senha.

Outras opções que podem ser configuradas nesta tela:

® O usuário deve alterar a senha no próximo logon: Se esta opção estiver marcada, na primeira vez que o usuário fizer o logon será solicitado que o usuário altere a sua senha. Esta opção é utilizada para que o usuário possa colocar uma senha que somente ele conhece, pois quando o usuário é cadastrado, a senha é digitada pelo Administrador, o qual fica sabendo a senha do usuário. No próximo logon o usuário altera a senha de tal maneira que somente ele saiba qual a senha para a sua conta.

® O usuário não pode alterar a senha: Se esta opção estiver marcada, a senha somente poderá ser alterada pelo Administrador. Normalmente utilizada para empregados temporários e para estagiários.

® A senha nunca espira: Independente das Políticas de Segurança do Domínio, se esta opção estiver marcada, o usuário nunca precisará trocar a sua senha. Caso contrário de tempos em tempos (conforme configurado nas Políticas de Segurança do Domínio), o usuário deve trocá-la.

® A conta está desativada: O Administrador marca esta opção para bloquear a conta de um usuário. Usuários com a conta bloqueada não podem mais efetuar logon e, consequentemente, não podem mais acessar nenhum recurso. Esta opção normalmente é utilizada para desativar, temporariamente, a conta de empregados que estão em férias. Quando o empregado retorna ao serviço, o Administrador libera a sua conta, simplesmente desmarcando esta opção.

10.   Certifique-se de que as quatro opções acima descritas estejam desmarcadas e dê um clique no botão Avançar.

Surge uma tela informando que um novo objeto será criado. Lembre-se que todos os elementos do Active Directory são chamados de objetos, conforme descrito anteriormente.

11.   Dê um clique no botão Concluir. Após isso, o usuário Usuário1 da Silva já aparece na listagem de usuários.

12.   Repita os passos anteriores para criar as contas dos demais usuários indicados na Tabela 6.1.

13.   Feche o console Usuários e Computadores do Active Directory.

Para testar se as contas foram criadas com sucesso, você pode fazer o logoff e fazer o logon utilizando uma das contas recém criadas. Por padrão para fazer o logon diretamente no servidor, a conta do usuário deve possuir o seguinte direito “Log on locally.” Se você não tiver conseguindo fazer o logon com as contas recém criadas, entre em contato com o Administrador da rede para que ele dê este direito às contas recém criadas. Se você mesmo for o Administrador da rede, melhor ainda.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI