NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 06 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 098 - Capítulo 06 - Criando logins com o SQL Server Management Studio

Vamos aprender a criar logins utilizando o SQL Server Management Studio.

Utilizaremos o SQL Server Management Studio para adicionar os logins da Tabela 6.6. Adicionaremos estes logins à instância SERVIDOR\SQL2005, a qual está no modo Windows Authentication mode. Neste exemplo, as contas user1, user2, user3, user4, user5, grupo1 e o grupo grupo2 já devem existir no Windows. Caso estas contas não existam, você deverá criá-las, previamente. Isso é válido tanto para contas de um domínio baseado no Active Directory, quanto para contas locais, criadas em um servidor que não faz parte de um domínio, ou que faz parte de um domínio mas não é um DC.

Tabela 6.6 Logins a serem adicionados à SERVIDOR\SQL2005.

Nome da conta Tipo Já existe? É?
user1 Windows Sim Usuário
user2 Windows Sim Usuário
user3 Windows Sim Usuário
user4 Windows Sim Usuário
user5 Windows Sim Usuário
grupo1 Windows Sim Grupo
grupo2 Windows Sim Grupo

Exemplo prático: Para adicionar os logins da Tabela 6.6, faça o seguinte:

1. Se você não estiver com o SQL Server Management Studioaberto, abra-o (Iniciar -> Programas -> Microsoft SQL Server 2005 -> SQL Server Management Studio).

2. Na janela Object Explorer, dê um clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005 para expandi-la.

3. Nas opções que surgem abaixo desta instância, clique no sinal de + ao lado da opção Security, para expandi-la.

Abaixo de Security existe uma opção Logins, a qual utilizaremos para adicionar logins a instância SERVIDOR\SQL2005. Neste caso, como a instância SERVIDOR\SQL2005 está no modo de segurança Windows Authentication mode, somente poderemos adicionar como logins desta instância, contas de usuários ou grupos do Windows, quer sejam contas do Active Directory (se você tiver uma rede baseada no Active Directory, com um domínio criado), quer sejam contas locais. Adicionaremos as contas indicadas na Tabela 6.6.

4. Clique no sinal de + ao lado da opção Logins. Observ que, por padrão, já são adicionados alguns logins. A conta sa, que é a conta de Administrador do próprio SQL Server 2005. A conta Administrador do domínio ou Administrador local (para computadores que não fazem parte do domínio), o grupo Administradores e assim por diante. 

5. Dê um clique com o botão direito do mouse na opção Logins. No menu de opções que surge, dê um clique na opção New Login... Surge a janela para adição de um novo login, com a guia General selecionada, por padrão. Observe que a opção Windows authentication já vem selecionada.

6. No campo Login name, podemos digitar o nome do login. Quando estamos adicionando usuários ou grupos de um Domínio, devemos utilizar a nomenclatura DOMINIO\nome_usuário.  Por exemplo, para adicionar o usuário jsilva do domínio ABC, digite ABC\jsilva, para adicionar o grupo Contabilidade, do domínio XYZ, digite XYZ\Contabilidade. Para adicionar usuários e grupos locais, para o caso de servidores que não façam parte de um domínio, você usa uma nomenclatura semelhante. Neste caso você usa: NOME_DO_SERVIDOR\Nome_do_usuário ou NOME_DO_SERVIDOR\Nome_do_grupo. Para este exemplo, estou utilizando as contas locais de um servidor cujo nome é SERVIDOR. Por exemplo, a conta jsilva será SERVIDOR\jsilva, o grupo grupo1 será SERVIDOR\grupo1 e assim por diante. Você também pode clicar no botão Search... para abrir uma janela que exibe a lista de usuários e grupos disponíveis e selecionar os usuários e/ou grupos, clicando diretamente neles.

7. Para adicionar o usuário user1 do servidor chamado SERVIDOR, digite SERVIDOR\user1. Você também pode utilizar o botão Search... para obter uma lista de usuários e grupos, conforme exemplo indicado na Figura 6.16.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.16 Lista de usuários e grupos do servidor.

8. Clique no botão Search... para exibir a listagem de usuáros e grupos. Na listagem de usuários e grupos, localize o usuário user1 e dê um clique duplo para Adicioná-lo a parte de baixo da janela. Dê um clique no botão OK e você estará de volta à janela Login - New, com o campo Login Name já preenchido com SERVIDOT\user1, conforme indicado na Figura 6.17.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.17 Adicionando o usuário SERVIDOR\user1.

Uma limitação é que somente podemos adicionar um login por vez. Não podemos selecionar diversos usuários ou grupos e adicionar todos de uma só vez.

9. Observe que podemos permitir o acesso ao servidor (Grant Server access) ou negar o acesso para o usuário e/ou grupo que está sendo adicionado (Deny Server access). Certifique-se de que a opção Grant server access esteja selecionada.

Na lista Database (na parte de baixo da janela) podemos selecionar qual o Banco de Dados será, por padrão, associado ao usuário que está recebendo permissão de login NO SQL Server 2005: SERVIDOR\user1, quando o usuário conectar-se com a instância SERVIDOR\SQL2005. O Banco de Dados padrão é aquele em que os comandos do usuário terão efeito, a menos que seja utilizado um comando USE nome_de_outro_banco_dados, para acessar outro Banco de Dados. A simples associação com um Banco de Dados padrão não garante o direito de acesso aos objetos deste banco de dados, para isso o login que está sendo adicionado terá que ser inserido a lista de usuários autorizados do Banco de Dados. Aprenderemos a fazer isso mais adiante, em um dos próximos itens.

10. No nosso exemplo, vamos associar todos os usuários com o Banco de Dados AdventureWorks. Na lista Database, selecione o banco de dados AdventureWorks.

Na guia Server Roles, podemos fazer com que o login que está sendo adicionado, pertença a uma ou mais Roles pré-definidas no servidor SQL Server 2005. Uma Role tem função semelhante a função de um grupo de usuários do Windows, e no SQL Server 2005, pode conter um ou mais logins. As roles pré-definidas possuem uma série de permissões associadas a cada uma delas. Se adicionarmos um login a uma role, o login herdará as permissões e direitos da role. Por exemplo, se adicionarmos um login a role sysadmin, daremos poderes totais sobre todos os objetos de todos os Bancos de Dados da instância, a este login. Isto porque a role sysadmin tem poderes totais e, ao ser adicionado a role, o login herda estes poderes. Na Tabela 6.7, descrevo as permissões associadas com as principais roles pré-definidas no SQL Server 2005.

Tabela 6.7 Permissões associadas com as principais roles pré-definidas.

Nome da role Permissões
sysadmin Poderes totais sobre todos os objetos da instância
securityadmin Gerenciar logins do servidor
serveradmin Configurar a maioria das opções do servidor
diskadmin Gerenciar os arquivos de um Banco de Dados
dbcreator Criar e alterar Bancos de Dados.

11.   Como nosso usuário não precisa de permissões tão avançadas, não iremos adicioná-lo a nenhuma role pré-definida.

12.   Na guia Database Access, poderíamos habilitar o acesso do login que está sendo adicionado, a um ou mais Bancos de Dados. Não faremos isso agora. Na guia Permissions, poderíamos definir permissões de acesso para o login que está sendo adicionado, a um ou mais objetos dos bancos de dados da instância. Aprenderemos a fazer isso nos próximos itens. Vamos nos manter no foco deste exemplo, que é mostrar como adicionar logins a uma instância do SQL Server 2005.

13.   Dê um clique no botão OK e pronto, o login SERVIDOR\user1 será adicionado à instância SERVIDOR\SQL2005. Será exibida uma mensagem informando que o login que está sendo adicionado – SERVIDOR\user1, não possui permissão de acesso ao banco de dados definido como padrão – que é o banco de dados AdventureWorks. Isso ocorre por que ainda não demos permissões de acesso para o login SERVIDOR\user1, aos objetos do banco de dados AdventureWorks. Aprenderemos a fazer isso, nos próximos tópicos deste capítulo. Clique em OK para fechar a mensagem com o aviso e adicionar o login assim mesmo.

14.   Repita os passos que você aprendeu neste exemplo, para adicionar os demais logins indicados na Tabela 6.6. Ao final, a sua janela deverá estar conforme indicado na Figura 6.18.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.18 Diversos logins já adicionados.

Conforme podemos constatar, adicionar logins a uma instância do SQL Server 2005 é uma tarefa bastante simples. Aliás como são simples a maioria das tarefas administrativas com o SQL Server 2005, desde que a teoria seja bem conhecida e entendida.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI