NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 06 : 12
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 101 - Capítulo 06 - Criando novas rolas com o SQL Server Management Studio no SQL Server 2005

Exemplo prático: Utilizando o SQL Server Management Studio, crie as roles indicadas na Tabela 6.14.

Tabela 6.14 Roles a serem criadas usando o SQL Server Management Studio.

Nome da role Banco de Dados - Instância
consulta Exemplo1 – SERVIDOR\SQL2005
gerentes Exemplo1 – SERVIDOR\SQL2005
fazbackup Exemplo1 – SERVIDOR\SQL2005
consulta AdventureWorks – SERVIDOR\SQL2005
gerentes AdventureWorks – SERVIDOR\SQL2005
fazbackup AdventureWorks – SERVIDOR\SQL2005

Para criar as roles da Tabela 6.14, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o SQL Server Management Studio e na janela Object Explorer, clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005.

2. Dê um clique no sinal de + ao lado do Banco de Dados Exemplo1, para exibir as suas opções. Nas opções que são exibidas, abaixo do banco de dados Exemplo1, clique no sinal de + ao lado da opção Security.

3. Nas opções que surgem, dê um clique na opção Roles para selecioná-la.

4. Clique com o botão direito do mouse na opção Roles. No menu que surge dê um clique na opção New -> New Database Role... Surge a janela para a criação de uma nova role de banco de dados.

5. No campo Name digite Consulta. No campo Owner você pode especificar qual Schema será o dono da role que está sendo criada.

6. Na lista Schemas owned by this role, você pode marcar um ou mais dos Schemas disponíveis no banco de dados, sendo que a role que está sendo criada, passará a ser o novo dono das roles selecionadas. No nosso exemplo, a role Consutla não será dono de nenhum dos Schemas disponíveis.

7. Na parte de baixo da janela, você poderia adicionar um ou mais usuários ou até mesmo outras roles, como membro da role que você está criando. Por enquanto ainda não temos Users adicionados ao banco de dados Exemplo1. Por isso, neste momento, não temos como adicionar usuários, a role Consulta, que está sendo criada. Vou insistir novamente, por que é muito importante que você tenha em mente, o modelo de segurança do SQL Server 2005. No item anterior, nós adicionamos logins, sendo que um login pode ser uma conta do Windows ou um login criado no próprio SQL Server 2005 (desde que a instância esteja configurada para o modo de autenticação SQL Server and Windows Authentication mode). O login só dá direito de fazer um logon na instância. Mas, na prática, o que os usuários precisam, além do logon, é ter permissão aos dados de um ou mais bancos de dados. Para que um usuário possa ter permissão de acesso, o login do usuário tem que ser adicionado como um User, nos bancos de dados que ele precisa acessar. Além de adicionar o login do usuário como User do banco de dados, o User deve receber permissões de acesso. As permissões podem ser dadas diretamente para o User ou, o que é mais indicado, podemos adicionar o User como membro de uma Role que possui a permissão. Ao ser adicionado a role, o usuário herda as permissões da role. Para fixar bem esta modelo, vamos considerar o que é preciso para que o usuário jsilva de um domínio chamado ABC (portanto ABC\jsilva), possa ter acesso de leitura a tabela Clientes, do banco de dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005. Para isso, teríamos que executar os seguintes passos:

Adicionar a conta ABC\jsilva como um login na instância SERVIDOR\SQL2005.

Adicionar o login ABC\jsilva como um User no banco de dados Exemplo1.

Dar permissão de leitura na tabela Clientes, para o User ABC\jsilva, ou adicionar o User ABC\jsilva a uma role que tenha permissão de leitura na tabela Clientes.

Clique em OK. A nova role consulta foi criada, conforme indicado na Figura 6.19:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.19 Role consulta já criada no Banco de Dados Exemplo1.

8. Repita os passos descritos anteriormente para criar as roles gerentes e fazbackup no Banco de Dados Exemplo1 da instância SERVIDOR\SQL2005.

9. Utilize as informações que você aprendeu neste exemplo, para criar as roles consulta, gerentes e fazbackup no Banco de Dados AdventureWorks da instância SERVIDOR\SQL2005.
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI