NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 06 : 14
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 103 - Capítulo 06 - Dando permissão de acesso ao banco de dados com o SQL Server Management Studio

Neste item aprenderemos a adicionar logins à lista de usuários com permissão de acesso a um Banco de Dados. Vamos dar permissão de acesso para os usuários nos respectivos Bancos de Dados indicados na Tabela 6.16.

Tabela 6.16 Dando permissão de acesso ao Banco de Dados:

Login Banco de Dados - Instância
user1 e user2 Exemplo1 – SERVIDOR\SQL2005
grupo1 e grupo2 Exemplo1 – SERVIDOR\SQL2005
user3, user4 e user5 AdventureWorks – SERVIDOR\SQL2005
grupo1 e grupo2 AdventureWorks – SERVIDOR\SQL2005

Exemplo prático: Para adicionar os Users indicadas na Tabela 6.16, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o SQL Server Management Studio.

2. Na janela Object Explorer, dê um clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005, para expandi-la.

3. Nas opções que surgem, dê um clique no sinal de + ao lado de Databases para exibir os Bancos de Dados disponíveis.

4. Dê um clique no sinal de + ao lado do banco de dados Exemplo1, para exibir os objetos deste Banco de Dados.

5. Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Security, para exibir as opções de segurança, disponíveis para o banco de dados Exemplo1.

6. Dê um clique com o botão direito do mouse na opção Users.

7. No menu de opções que surge, dê um clique em New User... Surge a janela Database User - New, para adição de um novo usuário ao Banco de Dados.

8. No campo User name você informa o nome que o Usuário terá no banco de dados. Todo usuário é associado a um login e é recomendado que você use para nome de usuário, o mesmo nome de login. Podemos utilizar este campo User name, para que o usuário tenha um nome diferente do seu nome de login. Esta não é uma prática recomendada, por isso vamos manter o nome do usuário no Banco de Dados igual ao seu nome de login no servidor SQL Server. No campo User name e também no campo Login name, digite SERVIDOR\user1. Ou seja, estou adicionando o login SERVIDOR\user1, como sendo o usuário SERVIDOR\user1, do banco de dados Exemplo1. Com isso, o user SERVIDOR\user1, poderá receber permissões de acesso aos objetos do banco de dados Exemplo1 e também poderá ser incluído como membro de uma ou mais roles, do banco de dados Exemplo1.

Na parte debaixo da janela, você poderá incluir o usuário em uma ou mais roles do Banco de Dados. Lembre-se que ao incluir o usuário em uma role, ele irá herdar todas as permissões da role. Também lembre que todo usuário, automaticamente, pertence a role public e você não pode retirá-lo desta role. Observe que a role public nem aparece na lista de roles, pois você não pode configurar para que o User não pertença a role public.

Outro detalhe importante, é que nesta tela você pode definir qual o Schema default, associado ao User que está sendo adiconado. Para isso, basta selecionar o Schema na lista Default Schema. Para todos os detalhes sobre Shcema e Default Schema, consulte o tópico “Modelo de Segurança do SQL Server 2005”, no início do capítulo.

Vamos incluir o usuário na role consulta. Para isso, na lista Database role membership, marque a role Consulta. Sua tela deve estar conforme indicado na Figura 6.21:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.21 Adicionando o User SERVIDOR\user1.

9.     Dê um clique no botão OK e pronto, o usuário SERVIDOR\user1 é adicionado à lista de usuários com permissão de acesso ao Banco de Dados Exemplo1.

10.   Seguindo as orientações deste exemplo, adicione a permissão de acesso para os usuários e grupos, aos respectivos bancos de dados, indicados na Tabela 6.16. Também faça todos os usuários que estão sendo adicionados, membros da role consulta no Banco de Dados Exemplo1. No Banco de Dados AdventureWorks, mantenha os usuários apenas como membros da role public.

Na Figura 6.22, temos a lista dos Users do Banco de Dados Exemplo1.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.22 Usuários com permissão de acesso ao Banco de Dados Exemplo1.

12.   Feche o SQL Server Management Studio.

Adicionamos usuários à lista de usuários. No caso do Banco de Dados Exemplo1, também fizemos os usuários membros da role Consulta. Porém ainda não definimos as permissões destes usuários aos objetos do Banco de Dados. Por exemplo quem pode consultar quais tabelas? Quem pode consultar e alterar quais tabelas? Quem pode criar novas tabelas e views? Veremos como definir estas permissões mais adiante, neste capítulo.

Para excluir usuários da lista de usuários com permissão de acesso é bastante simples. Para isso basta navegar até a opção Users, onde está o usuário a ser excluído, e clicar com o botão direito do mouse no usuário a ser excluído. No menu que surge, dê um clique na opção Delete. Ao excluir um usuário da opção Users, o usuário deixa de ter permissão de acesso ao Banco de Dados, porém o seu login continua na lista de logins do servidor SQL Server.
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI