[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 06 : 16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 105 - Capítulo 06 - Adicionando usuários como membros de uma ou mais roles

Agora vamos aprender a adicionar usuários como membros de uma ou mais roles. Apenas para recapitular, devemos ter as roles criadas pelo usuário, indicadas na Tabela 6.18. Estas roles foram criadas anteriormente, neste capítulo.

Tabela 6.18 Roles criadas pelo usuário:

Nome da role Banco de Dados - Instância
leitores Exemplo1 – SERVIDOR\SRVINST01
gerentes Exemplo1 – SERVIDOR\SRVINST01
fazbackup Exemplo1 – SERVIDOR\SRVINST01
leitores pubs – SERVIDOR\SRVINST02
gerentes pubs – SERVIDOR\SRVINST02
fazbackup pubs – SERVIDOR\SRVINST02
role1 Exemplo1 – SERVIDOR\SRVINST01
role2 Exemplo1 – SERVIDOR\SRVINST01
role3 Exemplo1 – SERVIDOR\SRVINST01

Vamos utilizar o SQL Server Management Studio para adicionar alguns usuários a algumas das roles anteriormente criadas, conforme indicado na Tabela 6.19.

Tabela 6.19 Adicionando usuários a roles:

Nome da role Usuários a serem adicionados
role1 user1 e user2
role2 grupo1 e grupo2

Exemplo prático: Para adicionar os usuários indicados na Tabela 6.19, faça o seguinte:

1. Se você não estiver com o SQL Server Management Studio, abra-o.

2. Na janela Object Explorer, localize a instância SERVIDOR\SQL2005  e dê um clique no sinal de +, ao lado da instância, para exibir as opções disponíveis..

3. Clique no sinal de + ao lado da opção Databases.

4. Dê um clique no sinal de + ao lado do banco de dados Exemplo1 para exibir os objetos deste Banco de Dados.

5. Clique no sinal de + ao lado da opção Security. Nas opções que são exibidas, clique no sinal de + ao lado da opção Roles. Devem aparecer, na listagem de roles, dentre outras, as roles role1 e role2 criadas anteriormente, conforme indicado na Figura 6.23:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.23 Roles role1 e role2 criadas anteriormente.

6. Dê um clique duplo na role1 para abrir as suas propriedades. Surge a janela com as propriedades da role.

7. Para adicionar usuários, dê um clique no botão Add..., na parte de baixo da janela.

8. Será exibida a janela Select Database User or Role. Você pode digitar o nome de um ou mais Users ou Roles, separados por ponto-e-vírgula. Uma opção mais prática, é fazer com que seja exibida uma listagem dos users e roles disponíveis. Para isso, clique no botão Browse. Será exibida a janela Browse for Objects, na qual são exibidos os users e roles do banco de dados Exemplo1. Marque os usuários SERVIDOR\user1 e SERVIDOR\user2, conforme indicado na Figura 6.24:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.24 Adicionando usuários.

9. Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela Select Database User or role, com os usuários já adicionados: [SERVIDOR\user1]; [SERVIDOR\user2]. Clique em OK

Você estará de volta a janela de propriedades da role1 e os usuários SERVIDOR\user1 e SERVIDOR \user2 já estarão na lista de usuários da role, conforme indicado na Figura 6.25:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.25 Usuários já aparecem na lista de users da role.

10.   Dê um clique em OK e feito: os usuários [SERVIDOR\user1]; [SERVIDOR\user2] terão sido adicionados a role role1. Você estará de volta ao SQL Server Management Studiocom a listagem das roles do Banco de Dados Exemplo1 sendo exibida.

11.   Dê um clique duplo na role role2 para abrir a janela com as suas propriedades.

12.   Dê um clique no botão Add, para adicionar usuários a esta role.

13. Clique no botão Browse... para exibir a lista de usuários. Na lista de usuários selecione SERVIDOR\grupo1 e SERVIDOR\grupo2. Dê um clique em OK. Você estará de volta à janela Select Database User or role, com os usuários já adicionados: [SERVIDOR\grupo1]; [SERVIDOR\grupo2]. Clique em OK

14.   Você estará de volta à janela de propriedades da role2 e os usuários SERVIDOR\grupo1 e SERVIDOR\grupo2 já estarão na lista de usuários da role role2.

15.   Dê um clique em OK e feito, os usuários terão sido adicionados à role. Você estará de volta ao SQL Server Management Studio.

16.   Feche o SQL Server Management Studio.

Exemplo prático: Para adicionar usuários a uma role de servidor (sysadmin, securityadmin, etc.):

1. Abra o SQL Server Management Studio, na janela Objecto Explorer clique no sinal de + ao lado da instância com a qual você irá trabalhar.

2. Nas opções que surgem, dê um clique no sinal de mais ao lado da opção Security.

3. Nas opções que surgem, dê um clique no sinal de + ao lado da opção Server Roles. Será exibida a listagem com as roles de servidor.

4. Clique com o botão direito do mouse na role a ser alterade e, no menu de opções que é exibido, clique em Manage Members. Surge a janela com as propriedades da role.

5. Para adicionar usuários dê um clique no botão Add...  Será exibida a janela Select logins. Para exibir a lista de logins disponívies, clique no botão Browse. Será exibida a lista de logins disponíveis na instância, conforme exemplo da Figura 6.26:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.26 Logins disponíveis na instância SERVIDOR\SQL2005

6. Selecione os logins a serem adicionados e dê um clique em OK.  Você estará de votla à janela Select logins. Clique em OK. Você estará de volta a janela de propriedades da role, com os usuários selecionados já adicionados como membros da role.

7. Dê um clique no botão OK e pronto, os usuários foram adicionados.

Para excluir um membro de uma role, basta abrir as propriedades da role, marcar o usuário a ser excluído e dar um clique no botão Remove. Depois dê um clique no botão OK.

Podemos adicionar logins a roles do servidor, adicionar usuários a roles de um Banco de Dados, excluir logins de uma role do servidor e também excluir usuários de uma role de Banco de Dados, utilizando comandos T-SQL.

Para adicionar um usuário a uma role de servidor, utilizamos o seguinte comando:

exec sp_addsrvrolemember ‘login’, ‘role’

Por exemplo, para adicionar os usuários SERVIDOR\user1 e SERVIDOR\user2 à role sysadmin, podemos utilizar os seguintes comandos:

exec sp_addsrvrolemember ‘SERVIDOR\user1’, ‘sysadmin’

exec sp_addsrvrolemember ‘SERVIDOR\user2’, ‘sysadmin’

Para excluir um usuário de uma role do servidor, utilizamos o seguinte comando:

exec sp_dropsrvrolemember ‘login’, ‘role’

Por exemplo, para excluir os usuários SERVIDOR \user1 e SERVIDOR \user2 da role sysadmin, podemos utilizar os seguintes comandos:

exec sp_dropsrvrolemember ‘SERVIDOR\user1’, ‘sysadmin’

exec sp_dropsrvrolemember ‘SERVIDOR\user2’, ‘sysadmin’

Para adicionar um usuário a uma role de Banco de Dados, utilizamos o seguinte comando:

use database

exec sp_addrolemember ‘role’, ‘usuário’

Por exemplo, para adicionar os usuários SERVIDOR \user1 e SERVIDOR \user2, como membros da role Consulta, do Banco de Dados Exemplo1, utilizamos os seguintes comandos:

use exemplo1

exec sp_addrolemember ‘consulta’, ‘SERVIDOR\user1’

exec sp_addrolemember ‘consulta’, ‘SERVIDOR\user2’

Para excluir um usuário de uma role de Banco de Dados, utilizamos o seguinte comando:

use database

exec sp_droprolemember ‘role’, ‘usuário’

Por exemplo, para excluir os usuários SERVIDOR\user1 e SERVIDOR\user2, da role consulta, do Banco de Dados Exemplo1, utilizamos os seguintes comandos:

use exemplo1

exec sp_droprolemember ‘consulta’, ‘SERVIDOR\user1’

exec sp_droprolemember ‘consulta’, ‘SERVIDOR\user2’

Observe que, no caso de roles do servidor, o primeiro parâmetro é o nome do login seguido do nome da role – exec sp_addsrvrolemember ‘login’, ‘role’ ou exec sp_dropsrvrolemember ‘login’, ‘role’. Já no caso de roles de Banco de Dados é o contrário, isto é, o primeiro parâmetro é o nome da role e o segundo o nome do usuário – exec sp_addrolemember ‘role’, ‘usuário’ ou exec sp_droprolemember ‘role’, ‘usuário’. Explicação? Não me atrevo a tanto.

Know-how em: Configuração, Planejamento e Teste de Permissões de Acesso aos Objetos de um Banco de Dados do SQL Server 2005

Pré-Requisitos:

  • Fundamentos apresentados na Parte I
  • Noções básicas sobre o modelo de segurança do SQL Server 2005
  • Noções básicas sobre o modelo de segurança do Windows 2000 Server e do Windows Server 2003
  • Saber utilizar o SQL Server Management Studio e a janela de execução de comandos T-SQL.

Metodologia:

  • Análise de diversas situações envolvendo permissões de acesso.

Até agora já aprendemos a adicionar logins, criar roles, adicionar usuários ao Banco de Dados, adicionar usuários à roles do Banco de Dados e logins à roles do servidor. O passo final das configurações de segurança é configurar as permissões de acesso aos diversos objetos dos bancos de dados, para usuários e roles.

Por exemplo, criamos uma role consulta, no Banco de Dados Exemplo1. Como fazer com que os membros desta role somente tenham permissão de leitura nos dados do Banco de Dados Exemplo1? Muito simples. Temos que definir as permissões para a role consulta, de tal forma que esta tenha permissão somente de leitura. E se tivermos dez usuários que pertencem a role consulta, mas por determinação do chefe, um deles não deve ter acesso ao Banco de Dados Exemplo1? Como fazer? Muito simples. É só negar o direito de leitura para este usuário especificamente. Isto é que chamamos de configurar permissões de acesso.

As permissões definem o que um login e as roles de servidor podem fazer no servidor, como por exemplo, criar novos Bancos de Dados, excluir os existentes, etc; e o que os usuários e as roles de Bancos de Dados podem fazer dentro do Banco de Dados, por exemplo, consultar, alterar, excluir, inserir dados, criar novas tabelas, excluir as existentes, criar novas consultas, criar novas trigers, adicionar usuários, etc.

Vamos simplificar: Permissões definem quem pode fazer o que e onde.

Isto é que aprenderemos neste item, ou seja, configurar permissões. Veremos os seguintes tópicos:

® Dando permissões no SERVIDOR\instância.

® Dando permissões dentro do Banco de Dados.

® Dando permissões a objetos do Banco de Dados – tabelas, views, etc

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI