[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 06 : 20
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 109 - Capítulo 06 - Trabalhando com Schemas

No início do Capítulo, onde eu falei sobre as novidades na parte de segurança do SQL Server 2005, em relação as versões anteriores do SQL Server, eu salientei que uma das principais mudanças era a separação que foi feita entre usuários e schemas. Também mostrei as vantagens desta separação, onde não existe mais o conceito de dono dos objetos de um banco de dados, tais como tabelas, views e stored procedures. No SQL Server 2005, todos os objetos pertencem a um schema e temos o dono do schema e não mais o dono dos objetos.

Neste tópico, mostrarei as ações práticas para trabalhar com Shcemas, usando o SQL Server Management Studio. Você aprenderá a executar as seguintes ações:

Criar novos Schemas

Atribuir objetos a um Schema

Alterar o dono de um Schema

Exemplo1: Os Schemas são criados dentro de um banco de dados. Neste exempo, vamos criar um Schema chamado Produção, dentro do banco de dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005.

Para criar o Schema Produção, no banco de dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o SQL Server Management Studio.

2. Na janela Object Explorer, navegue até o Banco de Dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005.

3. Clique no sinal de + ao lado de Exemplo1, para exibir as opções disponíveis. Os Schemas fazem parte da opção Security.

4. Clique no sinal de + ao lado da opção Security, para exibir as opções disponíveis. Observe que uma das opções disponíveis é Shcemas.

5. Clique no sinal de + ao lado da opção Schemas e observe a lista de Shcemas já definidos, no banco de dados Exemplo1, conforme indicado na Figura 6.37

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.37 Schemas existentes no banco de dados Exemplo1.

6. Clique com o botão direito do mouse na opção Schemas e, no menu de opções que é exibido, clique em New Schema...

7. Será aberta a janela Schema – New. No campo Name digite Produção e para dono deste Schema, vamos selecionar a role Gerentes. No campo Schema Owner digite Gerentes. Sua tela deve estar conforme indicado na Figura 6.38:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.38 Criando o novo Schema Produção.

8. Clique em OK e pronto, o novo Schema Produção, terá sido criado no banco de dados Exemplo1, sendo o dono deste Schema, a role Gerentes.

Após criar um Schema você poderá criar novos objetos e adicioná-los a este Schema, poderá alterar as propriedades dos objetos já existentes, para que passem a fazer parte deste Schema e poderá atribuir permissões de Acesso, diretamente ao Schema.

Ao criar um novo objeto, como por exemplo uma nova tabela, você pode definir a qual Schema a tabela irá pertencer. O SQL Server 2005 atribuirá o novo objeto que está sendo criado, ao schema definido como Default Schema, para o usuário logado. Na maioria dos casos, o Default Schema é o schema dbo. Mas, na hora da criação de um objeto, você pode definir a qual Schema o objeto irá pertencer.

Por exemplo, para criar uma nova tabela, você navega até a opção Tabelas, do banco de dados onde a tabela será criada, clica com o botão direito do mouse na opção Tables e, no menu de opções que é exibido, clique na opção New Table... Será aberta a janela para criação de novas tabelas, janela esta que você aprendeu a utiliar no Capítulo 4. A definição de a qual Schema irá pertencer a tabela é feita na janela Propriedades. Se a janela Propriedades não estiver sendo exibida, tecle F4 para exibir a janela propriedades. Na janela de propriedades, na lista Schema, você seleciona o Schema a qual irá pertencer a tabela que está sendo criada, conforme exemplo da Figura 6.39, onde estou selecionando o Schema Produção.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.39 Selecionando o Schema ao qual irá pertencer a tabela Vendas.

Após salvar e fechar a janela de criação da tabela, ela será exibida, na lista de tabelas do banco de dados, com o nome Produção.Vendas, ou seja, seguindo o padrão: Nome_do_Schema.Nome_da_Tabela, conforme exemplo da Figura 6.40:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 6.40 A tabela Vendas do Schema Produção.

No início do capítulo, quando falei sobre as vantagens da separação entre Schemas e Users, falei que uma das principais vantagens é que podíamos alterar o dono de um Schema e isso não mudaria o nome completo para acessar os objetos que pertencem ao Schema, pois o que estava mudando era apenas o dono e não o nome do Schema. Isso não ocorria nas versões anteriores do SQL Server, por que não havia esta separação entre usuários e schemas. Ao mudar o dono de um Schema, mudava também o seu nome, o que poderia causar enormes transtornos, tais como aplicações tendo que ser alteradas, com alteração no código das aplicações, para atualizar o nome dos objetos que mudaram devido a mudança no dono de um ou mais schemas.

Alterar o dono de um Schema é um processo muito simples, no SQL Server 2005. Basta abrir o SQL Server Management Studio e localizar o Schema a ser alterado. Dê um clque duplo no Schema, para abrir a janela de Propreidades do Schema. Na janela de propriedades, na guia Geral, no camo Schema Owner, basta digitar o nome do novo dono (que pode ser um usuário ou uma role) e clicar em OK. Pronto, o dono do Schema foi alterado, sem causar nenhuma alteração no nome completo dos objetos pertencentes ao Schema. Todas as aplicações que utilizavam os objetos do Schema, continuam funcionando, normalmente, sem nenhuma necessidade de alteração. Bem mais simples e prático do que nas vesrões anteriores do SQL Server.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI