NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
« Lição anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 116 - Capítulo 07 - Importando dados de outras fontes de dados | |||
A seguir faremos um exemplo, onde importaremos dados de um Banco de Dados do Microsoft Access. Exemplo prático: Neste exemplo vamos criar um novo Banco de Dados chamado ImportAccess, na instância SERVIDOR\SQL2005. Depois vamos importar algumas tabelas de um banco de dados do Access, para dentro deste Banco de Dados.
Para criar o Banco de Dados ImportAccess, na instância SERVIDOR\SQL2005, siga os passos indicados a seguir: 1. Abra o SQL Server Management Studio. 2. Na janela Object Explorer, clique com o botão direito do mouse na Instância SERVIDOR\SQL2005 e, no menu de opções que é exibido, clique em New Query. Será aberta a janela para execução de comandos T-SQL, com a qual você já trabalhou diversas vezes neste livre. Importante: Antes de executar os comandos indicados a seguir, a pasta C:\Livrosql\ImportAccess já deve ter sido criada, se não os comandos não serão executados e será gerada uma mensagem de erro. Verifique se a pasta C:\Livrosql\ImportAccess já existe. Caso esta pasta ainda não exista, crie a pasta, antes de executar os comandos indicados no próximo passo. 3. Digite e execute (Ctrl+E), o seguinte comando: CREATE DATABASE ImportAccess ON — ************************* — Definição do Arquivo Primário — ************************* (NAME= ‘ImportAccess-prim’, FILENAME = ‘C:\livrosql\ImportAccess\ImportAccess-prim.mdf’, SIZE= 10MB, MAXSIZE= 50MB, FILEGROWTH = 1MB), — *************************** — Definição do Arquivo Secundário — *************************** (NAME= ‘ImportAccess-sec’, FILENAME = ‘C:\livrosql\ImportAccess\ImportAccess-sec.ndf’, SIZE= 15MB, MAXSIZE= 50MB, FILEGROWTH = 10%) — ************************* — Definição do Arquivo de Log — ************************* LOG ON (NAME= ‘ImportAccess-log’, FILENAME = ‘C:\livrosql\ImportAccess\ImportAccess-log.ldf’, SIZE= 5MB, MAXSIZE= 50MB, FILEGROWTH = 1MB) — *************************************** — Final do comando de criação do Banco de Dados — *************************************** Ao executar este comando, se você não tiver cometido nenhum erro de digitação, o Banco de Dados ImportAccess terá sido criado e a seguinte mensagem será exibida no painel inferior do Query Analyzer: Command(s) completed successfully.
4. Feche a janela de execução de comandos e feche o SQL Server Management Studio.
Se você estiver utilizando outro nome para o Banco de Dados, para a instância do SQL ou para o arquivo teste.mdb, substitua estas opções pelas opções que você está utilizando, quando estes nomes aparecerem nos procedimentos práticos deste exercício. Para importar as tabelas do Banco de Dados C:\Meus documentos\NorthWind.mdb, para o banco de dados ImportAccess, da instância SERVIDOR\SQL2005, siga os passos indicados a seguir: 1. Abra o SQL Server Management Studio. 2. Navegue até a opção Databases da instância SERVIDOR\SQL2005. 3. Dê um clique no sinal de mais ao lado da opção Databases, para exibir os bancos de dados disponíveis. O banco de dados ImportAccess já deve estar sendo exibido, conforme exemplificado na Figura 7.9. Se o banco de dados ainda não estiver sendo exibido, pressione a tecla F5 para atualizar a listagem.
4. Dê um clique no sinal de mais ao lado de ImportAccess e depois dê um clique no sinal de + ao lado da opção Tables. Observe que somente existem as chamadas tabelas do sistema – System Tables, aquelas criadas automaticamente pelo SQL Server 2005, quando da criação de um Banco de Dados. Conforme descrevemos anteriormente, as tabelas do sistema contêm informações sobre o próprio Banco de Dados. Vamos importar uma série de tabelas que estão em um arquivo do Microsoft Access. Na Figura 7.10 podemos ver as tabelas que serão importadas.
5. Dê um clique com o botão direito do mouse no Banco de Dados ImportAccess. Nas opções que surgem, clique no comando Tasks -> Import Data... Será aberto o “Data Transformation Services Import/Export Wizard”. 6. A primeira tela do assistente é apenas informativa. Dê um clique no botão Next, seguindo para a próxima etapa do assistente. Na segunda etapa devemos selecionar qual o formato dos dados a serem importados. Por padrão vem selecionado, na lista Data Source, o drive para Microsoft OLE DB Provider for SQL Server. Mas existe a possibilidade de importar dados de várias outras fontes, como por exemplo:
7. Nesta lista Data source selecione a opção Microsoft Access, pois vamos importar dados de um arquivo .mdb, que é um Banco de Dados do Access. Observe que as demais opções desta etapa se modificam, para que você possa informar onde está o banco de dados do Access, a partir do qual serão importados os dados. Quando escolhemos uma opção na lista Data Source, as demais opções desta etapa mudam para refletir os parâmetros que devem ser fornecidos para a fonte de dados escolhida. No caso de uma fonte do Microsoft Access, devemos definir a localização do arquivo e um nome de usuário e senha, caso o Banco de Dados esteja protegido. 8. No campo File Name, digite C:\Meus documentos\Northwind.mdb. Deixe os campos Username e Password em branco, pois este Banco de Dados não está protegido. Você também pode utilizar o botão Browse..., para navegar até a pasta onde está o Banco de Dados com as tabelas a serem importadas. Sua tela deve estar conforme indicado na Figura 7.11.
A partir de um Banco de Dados do Microsoft Access, podemos importar somente tabelas e consultas (views). Os formulários, relatórios, macros e módulos não poderão ser importados. Isto acontece, porque estes objetos são objetos de aplicação, isto é, que constroem a interface com o usuário e dão suporte às funcionalidades da interface. Conforme já salientamos diversas vezes, o Microsoft SQL Server é um servidor de Banco de Dados, o qual disponibiliza os dados para aplicativos desenvolvidos com outras ferramentas, como o Visual Basic, Basic.NET, ASP, ASP.NET, C#, Delphi, etc. 9. Dê um clique no botão Next, para ir à próxima etapa do assistente. 10. Nesta etapa devemos definir para qual Banco de Dados, os dados serão importados. Como abrimos o assistente, clicando com o botão direito do mouse no Banco de Dados ImportAccess (da instância SERVIDOR\SQL2005) e selecionando o comando Tasks -> Import data..., o banco de dados ImportAccess e a instância SERVIDOR\SQL2005, já vêm selecionados, automaticamente. Aceite esta seleção, pois é justamente o que queremos: importar as tabelas do Banco de Dados Northwind.mdb do Access, para o Banco de Dados ImportAccess da instância SERVIDOR\SQL2005 do SQL Server 2005. Nesta tela, poderíamos definir um outro Banco de Dados como o destino, caso fosse necessário. O mais interessante é que o Banco de Dados de destino não precisa, obrigatoriamente, ser um Banco de Dados do SQL Server 2005. Poderíamos, por exemplo, importar de um Banco de Dados do Microsoft Access, para um do Paradox ou do Dbase IV. Observe também que quando escolhemos uma opção na lista Destination, as demais opções desta etapa mudam para refletir os parâmetros que devem ser fornecidos para a fonte de destino dos dados. Nesta etapa você também define qual o tipo de autenticação que está sendo utilizado, pela instância onde está o banco de dados de destino. Na lista Server podemos selecionar a instância do SQL Server, na qual está o Banco de Dados de destino. 11. Certifique-se que na lista Server esteja selecionada a opção SERVIDOR\SQL2005, e na lista Database esteja selecionada a opção ImportAccess, conforme indicado na Figura 7.12.
12. Dê um clique no botão Next, para ir para a próxima etapa do assistente. Nesta etapa, com base nos formatos de origem e destino selecionados, temos duas opções:
13. Certifique-se de que a opção “Copy data from one or more tables or views” esteja selecionada. 14. Dê um clique no botão Next, para ir para a próxima etapa. Nesta etapa, devemos selecionar as tabelas e consultas a serem importadas. No nosso exemplo selecionaremos apenas as tabelas. Observe que para distinguir entre as tabelas e consultas, podemos observar o ícone no lado esquerdo do nome de cada objeto. Para tabelas o ícone é de uma pequena tabela, já para consultas o ícone é a figura de um pequeno quadrado com setas para fora, sobrepondo a figura de uma pequena tabela. Ao selecionar uma tabela ou consulta, você pode clicar no botão Preview, que será exibida uma listagem dos dados do objeto selecionado. 15. Certifique-se de que todas as tabelas estejam selecionadas, conforme indicado na Figura 7.13.
16. Dê um clique no botão Next, para ir para a próxima etapa do assistente. Nesta etapa, temos as seguintes opções:
Também podemos salvar as definições de importação, selecionando a opção Save DTS Package. Temos dois formatos possíveis para salvar as configurações do pacote DTS: SQL Server storage e DTSX File storage. 17. Certifique-se de que apenas a opção Run Immediately esteja selecionada, e dê um clique no botão Next, para seguir para a próxima etapa do assistente. Você estará na tela final do assistente, onde é apresentado um resumo das opções selecionadas durante as etapas anteriores do assistente. Caso você queira alterar alguma opção é só utilizar o botão Back. 18. Para encerrar o assistente e fazer a importação, dê um clique no botão Finish. O SQL Server 2005 exibe uma janela com o progresso da importação, conforme mostra a Figura 7.14.
19. Ao final do processo de importação, você estará de volta à janela de progresso indicada na Figura 7.14. Dê um clique o botão Close para fechá-la. 20. Você estará de volta ao SQL Server Management Studio. Dê um clique no sinal de mais ao lado do Banco de Dados ImportAccess para exibir as opções deste banco de dados. 21. Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Tables, para exibir uma listagem das tabelas do Banco de Dados ImportAccess. Observe, na Figura 7.14, as sete tabelas que foram importadas do Banco de Dados Northwind.mdb. Se as tabelas não estiverem sendo exibidas, clique na opção Tables, para selecioná-la e pressione a tecla F5, para atualizar a listagem de tabelas, do banco de dados ImportAccess.
22. Feche o SQL Server Management Studio. |
|||
« Lição anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela
Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!
Para todos os detalhes, acesse:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI