NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 08 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 122 - Capítulo 08 - Fatores ligados à replicação

Quando formos planejar um esquema de replicação, como forma de manter sincronizadas duas ou mais cópias de um determinado conjunto de dados, devemos levar em consideração diversos fatores. A seguir descrevemos quais são estes fatores.

  • Latência: É o tempo que demora para que dois conjuntos de dados estejam sincronizados. Com a replicação, não temos como garantir que as diversas réplicas estejam exatamente iguais o tempo todo. À medida que alterações vão sendo introduzidas em uma réplica, demora um certo tempo (latência), até que estas alterações sejam propagadas para as demais réplicas. Devemos levar em consideração qual o nível de latência aceitável para cada caso: minutos, horas, dias, etc.

Existe uma técnica conhecida como “Transações Distribuídas – Distributed Transactions”. Com esta técnica à medida que uma transação é aplicada em um Banco de Dados, a mesma transação é, automaticamente, aplicada nas demais réplicas do Banco de Dados. Desta forma é como se a alteração estivesse sendo feita, ao mesmo tempo, em todos os Bancos de Dados. A grande vantagem desta técnica é que as diversas cópias estão perfeitamente sincronizadas, o tempo todo. O grande problema com Distributed Transactions é quando um dos servidores, que contém uma das cópias, está fora do ar. Neste caso não temos como aplicar as transações neste servidor. Com isso, quando o servidor voltar a estar disponível, precisamos utilizar uma outra técnica para sincronizá-lo com os demais, antes que ele volte a ser colocado online, em produção.

  • Autonomia da réplica: Este fator tem a ver com a possibilidade do servidor em que está uma réplica poder continuar em funcionamento, caso o servidor perca o contato com os demais servidores. A perda de contato pode ser ocasionada, por exemplo, devido a uma falha na linha de comunicação de dados. No caso de replicação, o servidor pode continuar funcionando sem problemas. Quando a comunicação for restabelecida, os dados passarão a ser sincronizados, de acordo com a programação da replicação. Imagine no caso da empresa ABC, que tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Um dos escritórios não pode parar de aceitar pedidos porque houve uma falha na linha de comunicação. O escritório continua aceitando pedidos e, quando a linha de comunicação for restabelecida, os dados são replicados com a base consolidada.
  • Conflitos de atualização: No caso de diversas réplicas, em que os dados podem ser alterados em qualquer delas, podemos ter uma situação em que o mesmo registro foi alterado em duas réplicas diferentes. Ao replicar este registro, teremos um conflito de replicação. O SQL Server tem alguns mecanismos automáticos para resolução deste tipo de conflitos.
  • Velocidade dos links de WAN: Este é um fator de grande importância. Replicação implica em informação sendo enviadas pela rede. Devemos fazer uma estimativa do volume de dados a ser replicados e comparar com a capacidade do link disponível. Isto evita que, devido à replicação, o link fique sobrecarregado, impedindo que outras aplicações críticas, como por exemplo e-mail, tenham um desempenho satisfatório.
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI