NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 09 : 21
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 153 - Capítulo 09 - EXEMPLO PRÁTICO 03: CRIANDO UMA VIEW BASEADA EM OUTRA VIEW

Neste nosso terceiro exemplo, vamos usar um conceito de grande importância, o qual é, muito pouco utilizado, talvez por falta de conhecimento ou por falta de hábito: A criação de uma View baseada em outra View. Este é um recurso realmente muito poderoso. Muitas vezes, não conseguimos obter os resultados desejados, com uma única View. Nestas situações, podemos dividir o nosso problema em partes, onde cada parte é solucionada com a criação de uma View. Criamos uma View para solucionar uma parte do problema. Depois criamos uma segunda view, baseada na primeira, para solucionar a segunda parte do problema. Depois, criamos uma terceira view, baseada na segunda, para solucionar mais um parte do problema. A assim por diante, até chegarmos ao resultado final.

Vamos imaginar que estamos criando uma View chamada View2, a qual será baseada em uma view já existente, chamada View1. Quando a View2 for executada, primeiro, o SQL Server 2005 executa a View1. O conjunto de dados retornados pela View1, será utilizado para a execução da View2. Todo esse processo é transparente para o usuário.

Neste nosso exemplo, apenas para ilustrar, didaticamente, este conceito, vamos criar uma seqüência de três views (na verdade a primeira que utilizaremos já foi criada no Exemplo Prático 01). A segunda View será baseada na primeira e a terceira será baseada na segunda.

Poderíamos solucionar este exemplo usando uma única View. Mas para salientar o conceito de View baseada em View, vamos dividir o problema em três Views.

Neste exemplo, o nosso objetivo é listar o total de vendas por Ano. Vamos criar uma View, que nos dê o resultado indicado na Figura 9.28

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 9.28 O resultado que deve ser retornado pela nossa View.

Bem, a questão que fica é: Como chegar a este resultado, usando Views, no SQL Server 2005?? A resposta esta logo a seguir. Continue acompanhando.

Exemplo prático: Criar uma View que retorne os resultados indicados na Figura 9.28. Para criar esta View, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o SQL Server Management Studio e navegue até o banco de dados NwindAccess.

2.         Clique no sinal de + ao lado do banco de dados NwindAccess.

3.         Clique com o botão direito do mouse na opção Views, abaixo de NwindAccess e,  no menu de opções que é exibido, clique em New View...

4.         Será exibida a janela para criação de uma nova View, a qual você aprendeu a utilizar no exemplo anterior. A primeira view que nós precisamos já existe. É a view Con - Total por Pedido, a qual calcula o total por pedido. Nos criaremos a segunda View, a qual será baseada nesta primeira View e que exibira duas colunas calculadas adicionais. Uma que exibe somente o Ano do campo DataDoPedido e outra que exibe somente o mês, do campo DataDoPedido. No campo View name, digite Con – Totais com Ano e Mês

5.         Na parte do comando da View, após o AS é que vem o comando T-SQL para a criação da Para criar esta View, digite o seguinte comando, na linha abaixo do AS:

SELECT [Con - Total por Pedido].NúmeroDoPedido, [Con - Total por Pedido].DataDoPedido, Year([DataDoPedido]) AS AnoPedido, Month([DataDoPedido]) AS MêsPedido,
[Con - Total por Pedido].TotalDoPedido

FROM [Con - Total por Pedido];

Este comando não tem algumas novidades em relação ao que já aprendemos. Vamos comentar estas novidades.

O primeiro trecho a ser analisado é o seguinte:

Year([DataDoPedido]) AS AnoPedido, Month([DataDoPedido]) AS MêsPedido

Neste trecho, utilizei a função Year, para criar um campo que retorna apenas o ano do campo DataDoPedido. Chamei este campo de AnoPedido. Também utilizei a função Month, para criar um campo que retorna apenas o mês do campo DataDoPedido.

Observe também que estamos selecionando o campo TotalDoPedido, o qual é um campo calculado da View Con - Total por Pedido.

Muito bem, vamos salvar e testar a nossa View.

6.         Pressione Ctrl+S para salvar a view e feche a janela de criação da View.

7.         Abra a janela de execução de comandos T-SQL e execute o seguinte comando:

SELECT * FROM [Con – Totais com Ano e Mês] ORDER BY AnoPedido, MêsPedido

Observe que o nome da View vem entre colchetes. Isso é necessário por que existem espaços em branco no nome da View.

8.         Você deverá obter os resultados indicados na Figura 9.29:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 9.29 Resultados da execução da nossa View, com campos para o ano e mês.

Observe que agora temos uma View, baseada em outra view. Ou seja, criamos a View Con – Totais com Ano e Mês, a qual por sua vez é baseada na View Con - Total por Pedido. Quando a view Con – Totais com Ano e Mês é executada, primeiro será executada a view Con - Total por Pedido. Os resultados retornados pela view Con - Total por Pedido é que serão utilizados como base para a view  Con – Totais com Ano e Mês.

9.         Muito bem. Agora vamos criar uma terceira View. Vamos chamá-la de Com – Totais Anuais de Venda. Esta View será baseada na View Con – Totais com Ano e Mês. Então mãos à obra.

10.       Clique com o botão direito do mouse na opção Views, abaixo de NwindAccess e,  no menu de opções que é exibido, clique em New View...

11.       Será exibida a janela para criação de uma nova View, a qual você aprendeu a utilizar no exemplo anterior. No campo View name, digite Con – Totais Anuais de Venda

12.       Na parte do comando da View, após o AS é que vem o comando T-SQL para a criação da Para criar esta View, digite o seguinte comando, na linha abaixo do AS:

SELECT [Con – Totais com Ano e Mês].AnoPedido,

Sum([Con – Totais com Ano e Mês].TotalDoPedido) AS TotalAnualDeVendas

FROM [Con – Totais com Ano e Mês]

GROUP BY [Con – Totais com Ano e Mês].AnoPedido

Observe que, basicamente estamos selecionando os campos AnoPedido e TotalDoPedido, da View Con – Totais com Ano e Mês. No campo TotalDoPedido estamos fazendo uma soma e chamando esta soma de TotalAnualDeVendas. Por último, agrupamos pelo campo AnoPedido. Mais uma vez é só o uso do bom e velho T-SQL, nada de mais .

Muito bem, vamos salvar e testar a nossa View.

13.       Pressione Ctrl+S para salvar a view e feche a janela de criação da View.

14.       Abra a janela de execução de comandos T-SQL e execute o seguinte comando:

SELECT * FROM [Con – Totais Anuais de Venda] ORDER BY AnoPedido

15.       Pronto, solucionado o exemplo proposto. Você deverá obter os resultados indicados na Figura 9.30:

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 9.30 Totais anuais de vendas.

Muito bem, com estes exemplos, podemos ver o valor dos comandos T-SQL. Ao dominarmos estes comandos, poderemos criar views que atendam demandas reais, por listagens com totalizações, filtragens e uma série de outros requisitos.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI