NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 11 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Capítulo anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO

Autor: Júlio Battisti
Lição 182 - Capítulo 11 - Introdução

Desenvolver aplicativos que acessam dados em um servidor SQL Server 2005 é bastante simples. Com as tecnologias para acesso de dados, ficou mais fácil criar aplicações que acessam dados de variadas fontes: SQL Server 2005, ORACLE, Mainframe, dados no formato Dbase, dados não estruturados, etc.

Neste capítulo, veremos os modelos para o desenvolvimento de aplicativos e também as tecnologias da Microsoft para acesso a dados. Vamos falar sobre modelos de desenvolvimento em uma, duas, três ou n camadas. Veremos a definição e as vantagens de cada modelo. Nesta capítulo abordarei as tecnologias clássicas, tais como ODBC, ADO e a linguagem de programação ASP. No Capítulo 13 abordarei o .NET e a criação de páginas ASP.NET que acessam banco de dados do SQL Server 2005. A Integração com o .NET (assunto do Capítulo 15) é, sem dúvidas, a grande novidade do SQL Server 2005 para o desenvolvimento de aplicações, em relação as versões anteriores do SQL Server.

A maioria das ferramentas de desenvolvimento modernas são capazes de trabalhar com as tecnologias de acesso a dados da Microsoft. Poderíamos citar o Visual Basic, Delphi, Power Builder, Visual C++, VB.NET, C#, C++.NET, a linha Visual Age da IBM, Microsoft Access, Lotus Notes, etc. Seria mais fácil listar quais ferramentas não dão suporte às tecnologias de acesso a dados da Microsoft.

De uma maneira geral, o conjunto destas tecnologias é chamado de UDA – Universal Data Access. Dentro deste bojo de tecnologias, temos como principais componentes o ODBC – Open Database Connectivity (uma tecnologia mais antiga, mas ainda presente em muitas aplicações) e OLE DB – não vou traduzir, pois a sigla é mais do que consagrada e não existe uma tradução que reflita exatamente o que é OLE DB. O ODBC é mantido para compatibilidade com aplicações mais antigas, porém, para novas aplicações, a Microsoft aconselha a utilização de OLE DB. Falaremos mais sobre estas tecnologias, no decorrer deste capítulo. A tecnologia OLE DB é utilizada em conjunto com a tecnologia ADO – Activex Data Objects. Também veremos detalhes sobre ADO, neste capítulo.

Neste capítulo darei ênfase em como acessar os dados do servidor SQL Server 2005, dentro de uma aplicação. Apresentarei exemplos de acesso a dados, utilizando a tecnologia de páginas ASP – Active Server Pages. De maneira alguma este capítulo tem a pretensão de ensinar sobre o desenvolvimento de aplicações em ASP. O objetivo é ilustrar a parte referente ao acesso dos dados do servidor SQL Server 2005, através de páginas ASP. No Capítulo 12 tratarei do acesso aos dados de um servidor SQL Server 2005, utilizando o Microsoft Access.

Nota: Para maiores informações sobre a criação de aplicações utilizando ASP, consulte o e-book “Criando Sites Dinâmicos com ASP 3.0”, de minha autoria, o qual pode ser adquirido em https://juliobattisti.com.br/ebooksdoautor

Uma vez apresentada a teoria básica sobre os modelos de aplicações e sobre as tecnologias para acesso a dados, partiremos para alguns exemplos práticos. Nos exemplos, aprenderemos a estabelecer conexões com o servidor SQL Server 2005 e a enviar comandos para serem executados no servidor. Após a execução dos comandos, os resultados são retornados para a aplicação que, no nosso caso, será ou uma página ASP (Capítulo 11), ou um Banco de Dados do Microsoft Access (Capítulo 12) ou uma página ASP.NET (Capítulo 13).

Veremos que, mais uma vez, um bom entendimento dos comandos básicos da linguagem SQL é de fundamental importância. Para um tutorial sobre os comandos básicos da linguagem SQL, consulte o Apêndice, no final do livro.

Nota: Para que você possa acompanhar todos os exemplos deste capítulo, é preciso um conhecimento básico da linguagem HTML, principalmente no referente a criação de formulários com HTML e da linguagem VBScript da Microsoft. Maiores informações sobre estes tópicos podem ser encontradas no e-book sobre ASP 3.0, de minha autoria, citado anteriormente https://juliobattisti.com.br/ebooksdoautor

Desenvolvimento em: Uma Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações em n Camadas

Pré-Requisitos

• -   Não há.

Metodologia

• -   Apresentação dos principais modelos de desenvolvimento de aplicações e sua evolução.

As aplicações atuais são, sem nenhuma dúvida, muito mais complexas de projetar, desenvolver, implementar e manter do que as aplicações de uma ou duas décadas atrás. São as mais diversas aplicações e para as mais diversas finalidades, tais como: Comércio Eletrônico, BI – Business Intelligence, CRM – Customer Relationship Management (Gerenciamento das Relações com o Cliente), ERP – Enterprise Resource Planning, etc. São muitas siglas, muitas necessidades e, conseqüentemente, muita complexidade no desenvolvimento e, principalmente, na manutenção e atualização das aplicações empresariais. Por isso novos modelos de desenvolvimento vêm sendo propostos para facilitar o desenvolvimento e, o mais importante, a atualização e manutenção de aplicações. Neste tópico, farei uma retrospectiva desde o modelo em duas camadas, o tradicional Cliente/Servidor, até os modelos mais atuais, em n camadas.

O objetivo é que o amigo leitor possa identificar, claramente, os problemas do modelo tradicional de desenvolvimento em duas camadas e quais as soluções propostas pelos modelos em três ou mais camadas.

« Capítulo anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI