NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 11 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO

Autor: Júlio Battisti
Lição 187 - Capítulo 11 - Questões a Considerarmos nos Modelos de Três ou Mais Camadas

Muitas são as vantagens dos modelos de três ou mais camadas, em relação a facilidade de gerenciamento, redução de custos, facilidade de implementação e atualização das aplicações. Porém, considerações devem ser feitas em relação a desempenho e dimensionamento dos equipamentos que atuarão como servidores.

A partir do momento que estamos deslocando funcionalidades (tipicamente lógica e apresentação), do cliente para um ou mais servidores, também estamos deslocando capacidade de processamento em termos de memória RAM e processador. Funções que antes eram executadas pelos clientes, utilizando memória e processador da estação Cliente, agora foram deslocados para os Servidores, com isso consumindo memória e processador do servidor. Por isso, um dos fatores mais importantes a considerar, é o correto dimensionamento dos equipamentos servidores.

Para fazer o dimensionamento dos servidores, precisamos estimar o número de usuários que irão acessar cada aplicação simultaneamente, o nível de exigência de cada usuário, os recursos necessários pelos software do servidor, dentre outros. Para determinar o nível de recursos necessários em cada um dos servidores, você precisa fazer um estudo bem detalhado, de tal forma que o servidor não fique sub-dimensionado. Quando o servidor não está corretamente dimensionado, a tendência é que o acesso a aplicação fique bastante lento, causando insatisfação entre os usuários.

Dentro deste modelo de desenvolvimento para a Web, em três ou mais camadas, existem diversos pontos, nos quais podemos utilizar a tecnologia ASP (assunto deste capítulo). Para desenvolver a interface da aplicação, combinamos código HTML com código ASP. Utilizando ASP, podemos desenvolver páginas que acessam o Banco de Dados, através do servidor de Aplicações. Questões como autenticação de usuários, determinação do nível de acesso e segurança da aplicação, podem ser desenvolvidas com a utilização de ASP. Neste capítulo vamos utilizar a tecnologia ASP para acessar dados no servidor SQL Server 2005.

Desenvolvimento em: Preparação do Servidor Para Acompanhar os Exemplos Deste Capítulo

Pré-Requisitos

• -   Noções básicas do Windows.

• -   Noções básicas de aplicações Web.

• -   Noções básicas do Windows 2000 Server ou Windows Server 2003.

Metodologia

• -   Preparação de um servidor Windows 2000 e configuração do IIS.

Antes que você possa acompanhar os exemplos deste capítulo, precisamos verificar se o servidor que você está utilizando está configurado corretamente. Os dados do servidor que estou utilizando estão indicados na Tabela 11.1.

Características do equipamento que estou utilizando:

Sistema Operacional: Windows 2000 Server em Português

Nome: Servidor

SQL Server: SQL Server 2005

Instâncias: SERVIDOR\SQL2005 SERVIDOR\CURSOSJB

Endereço Web: http://servidor (*) ou www.groza.com

Nota: (*) Este endereço faz parte da minha Intranet residencial. Não é um endereço que possa ser acessado pela Internet, a não ser que alguém tenha criado um site com este endereço.

Se as configurações do equipamento que você está utilizando forem diferentes, utilize as configurações do seu equipamento, ao invés das indicadas na Tabela 11.1.

Neste tópico, vamos fazer duas configurações. A primeira é criar uma pasta onde colocaremos os exemplos deste capítulo. A segunda é configurar esta pasta como uma Pasta Virtual do servidor IIS – Internet Information Services. Para que possamos testar as páginas ASP de exemplo, precisamos que o IIS esteja instalado e testado. Para maiores informações sobre a instalação e teste do IIS, consulte a introdução deste livro.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI