[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 11 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO

Autor: Júlio Battisti
Lição 190 - Capítulo 11 - Um Pouco Sobre ODBC – Open Database Connectivity

ODBC é um padrão da indústria de informática para acesso a Bancos de Dados estruturados. Um Banco de Dados estruturado utiliza o modelo Relacional (veja o Capítulo 1 para um estudo detalhado sobre o Modelo Relacional de Dados), onde temos tabelas e relacionamentos entre tabelas. São exemplos de Bancos de Dados relacionais: MS SQL Server, ORACLE, MS Access, Sybase, DB2 da IBM, etc.

Nota: Para uma revisão dos fundamentos do modelo Relacional, consulte o Capítulo 1.

ODBC é uma interface que permite que os aplicativos acessem qualquer base de dados para a qual existe um driver ODBC. Utilizando ODBC, podemos criar páginas ASP que acessem dados para os quais existam drives ODBC, de uma maneira simples e rápida.

Com a utilização de ODBC, podemos criar aplicações que se tornam independentes do sistema de Banco de Dados que está sendo utilizado. Por exemplo, desenvolvemos uma aplicação para acessar uma fonte de dados ODBC. Esta fonte de dados está ligada a um Banco de Dados do Microsoft Access. Em determinado momento, resolvemos migrar do Microsoft Access para o Microsoft SQL Server 2005. Sem problemas. Basta alterar nossa fonte de dados ODBC para que a fonte passe a referenciar o Banco de Dados no Microsoft SQL Server 2005 e, pronto, a nossa aplicação passa a utilizar a nova fonte de dados de maneira transparente, através do driver ODBC.

Na Figura 11.13, temos uma visão geral do acesso aos dados utilizando ODBC.

SQL Server 2005 Completo - Julio Battisti
Figura 11.13 ODBC para acesso a dados.

Para que uma fonte ODBC possa ser utilizada a fonte precisa ser previamente criada, utilizando-se o Gerenciador ODBC, o qual é acessível através da opção Ferramentas administrativas do menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> Fontes de dados (ODBC). Agora aprenderemos a criar fontes de dados ODBC, na prática.

Ao desenvolver um aplicativo, o desenvolvedor fará referência a fonte ODBC criada. A título de exemplo, iremos criar duas fontes, uma para um Banco de Dados Microsoft Access e outra para um Banco de Dados Microsoft SQL Server 2005. A fonte ODBC para o SQL Server 2005 será utilizada neste capítulo e a fonte para o Microsoft Access, no Capítulo 12.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI