NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 12 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO

Autor: Júlio Battisti
Lição 205 - Capítulo 12 - Consultas

Utilizamos consultas para poder visualizar os dados de diversas maneiras diferentes. Por exemplo, podemos querer uma listagem onde são acessados dados de duas ou mais tabelas. Também podemos querer uma listagem onde somente são exibidos registros que atendam um ou mais critérios. Tudo o que falamos sobre Views, no Capítulo 9, também é válido para consultas no Microsoft Access 2000. Na verdade Views são consultas.

O tipo mais comum de consulta é a consulta seleção. Uma consulta seleção recupera dados de uma ou mais tabelas através de critérios especificados e exibe os dados na ordem escolhida. Também podemos criar consultas para alterar e excluir dados, para fazer uma referência cruzada entre os dados ou para criar uma nova tabela com base nos resultados obtidos.

É importante salientar que as consultas não armazenam dados. Quando uma consulta é gravada no Banco de Dados, a única coisa que é salva no banco de dados é o comando SQL que define a consulta. Quando for executada, a consulta busca os dados em uma ou mais tabelas e exibe os resultados para o usuário.

A exemplo das tabelas, uma consulta também possui um modo estrutura. Na Figura 12.3, temos o modo estrutura da consulta – Consulta Pedidos. Este modo é conhecido por QBE – Query By Example.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.3 Modo estrutura da consulta – Consulta Pedidos.

Para consultas, além do modo estrutura, temos o modo SQL, onde é exibido o comando SQL que define a consulta. Para exibir o modo SQL, estando no modo estrutura, selecione o comando Exibir -> Modo SQL. Na Figura 12.4, temos o modo SQL da consulta – Consulta Pedido – do Banco de Dados Northwind.mdb. O comando que aparece nesta figura é o que é gravado no Banco de Dados. Em resumo, o que define uma consulta é um comando SQL e é este comando que é salvo no Banco de Dados.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.4 Modo SQL da consulta – Consulta Pedidos.

No modo estrutura é que definimos as características e propriedades do objeto. Por exemplo, no modo estrutura de uma consulta, definimos quais os campos que farão parte da consulta, quais os critérios de filtragem e ordenação e assim por diante. Ao fazermos alterações neste modo, o Microsoft Access altera o comando SQL para refletir as mudanças efetuadas.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI