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SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO Autor: Júlio Battisti | |||
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Lição 207 - Capítulo 12 - Relatórios | |||
Com a utilização de consultas podemos obter diversas listagens, inclusive com a especificação de um ou mais critérios de pesquisa/filtragem. Porém não temos como formatar com um layout mais profissional, a listagem retornada por uma consulta. Para solucionar este problema podemos utilizar relatórios. Por exemplo, um relatório pode ser baseado em uma consulta. Ao abrir o relatório, a consulta é executada, os dados são retornados a partir das tabelas e são passados para o relatório. O relatório recebe os dados retornados pela consulta e acrescenta elementos de formatação que deixam a aparência da listagem bem mais profissional. Quero salientar novamente que os dados somente ficam armazenados nas tabelas. O relatório é baseado na consulta, esta por sua vez é executada ao abrirmos o relatório. A consulta busca os dados em uma ou mais tabelas e retorna a listagem obtida, para o relatório. Este, por sua vez, dá uma aparência profissional aos resultados. Também podemos ter um relatório baseado em uma tabela. Neste caso, ao abrirmos o relatório, este vai buscar dados diretamente na tabela associada. O relatório tem um modo estrutura que é onde construímos e definimos a formatação do relatório. A criação de um relatório é semelhante a criação de relatórios em ferramentas de desenvolvimento como o Visual Basic ou Delphi. Basicamente, vamos arrastando e configurando elementos em uma tela gráfica. Também podemos escrever código para responder a eventos que acontecem no formulário. Na Figura 12.7, temos o relatório aberto no modo estrutura do relatório Resumo de Vendas por Ano. Observe que temos uma “Caixa de Ferramentas”, a partir da qual podemos arrastar elementos para a construção do relatório.
Na Figura 12.8, temos o relatório aberto no modo de visualização de impressão. Este modo permite que o usuário visualize o relatório na tela do micro, antes de enviar o relatório para a impressora.
Também gostaria de comentar que este relatório é baseado na consulta Resumo de Vendas por Ano. Esta consulta é que consolida os dados de vendas anuais, por trimestre. Esta consolidação é feita a partir de dados das tabelas Pedidos e Detalhes do Pedido. Este exemplo demonstra bem o inter-relacionamento entre os diversos objetos que compõem um banco de dados do Access. |
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