[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Introducao : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 004 - Capítulo 01 - Visão geral dos capítulos do livro
  • Capítulo 1: A teoria de Banco de Dados Relacionais. Neste capítulo veremos a teoria de Banco de Dados Relacionais. Você aprenderá a identificar o que são Tabelas (entidades) e seus Campos (atributos). Veremos conceitos como Chave Primária, Chave Estrangeira, Relacionamentos, Integridade Referencial, Diagrama Entidade x Relacionamentos, Normalização e Design de Banco de Dados. Este é um capítulo que apresenta a parte teórica necessária ao acompanhamento do restante dos capítulos do livro. Em seguida teremos uma noção de linguagem SQL – Structured Query Language, a qual é utilizada para efetuar pesquisas em Bancos de Dados, além de operações como inserção, alteração e exclusão de dados. Não avance para os capítulos seguintes sem compreender bem, os conceitos apresentados neste capítulo.

  • Capítulo 2: Uma visão geral do Microsoft SQL Server 2005. Veremos quais as novidades apresentadas pela versão 2005 do Microsoft SQL Server e uma visão geral do SQL Server. Também aprenderemos sobre os diferentes ambientes onde o Microsoft SQL Server 2005 pode ser utilizado, bem como as diferentes edições disponíveis. Veremos o conceito de aplicações Cliente/Servidor e de aplicações de três ou n camadas. Aprenderemos a fazer a instalação do SQL Server, assim como a criar múltiplas instâncias do SQL Server 2005 em um único servidor. Veremos quais os serviços instalados com o SQL Server, e como fazer o gerenciamento dos diferentes serviços. Também mostrarei como fazer o Upgrade do SQL Server 2000 para o SQL Server 2005.

  • Capítulo 3: Vamos apresentar a maneira como são armazenados e criados Bancos de dados. Veremos conceitos como Raid-0, Raid 1 e Raid-5. Também aprenderemos a melhor maneira de utilizar o sistema de discos de forma a obter performance dos nossos Bancos de Dados. Aprenderemos a utilizar o SQL Server Management Studio (que é o principal console de Administração do SQL Server 2005, o qual substitui o SQL Server Enterprise Manager, o qual era utilizado no SQL Server 2000) e o Query Analyzer (que é a interface baseada em comandos) para criar um Bancos de Dados. Apresentarei diversos exemplos práticos, para ilustrar os conceitos teóricos apresentados.

  • Capítulo 4: Neste capítulo aprenderemos a criar tabelas em um Banco de Dados e definir as diversas características de cada campo de cada tabela. Também aprenderemos sobre índices e como criá-los. Veremos como a correta utilização dos índices pode ajudar na melhoria da performance. Aprenderemos a utilizar diversos comandos T-SQL para criação, administração, atualização e monitoramento dos índices.

  • Capítulo 5: Informações fundamentais estão armazenadas em Bancos de Dados. A perda destas informações pode representar um desastre irrecuperável. Para evitar que tal desastre aconteça, aprenderemos a fazer o backup das informações contidas em um Banco de Dados do Microsoft SQL Server 2005. Veremos os diferentes tipos de backup possíveis, bem como as vantagens e desvantagens de cada tipo. Também aprenderemos a fazer a restauração dos dados, a partir do backup, quando necessário. Na seqüência, falaremos sobre o agendamento e automatização de tarefas com o SQL Server 2005.

  • Capítulo 6: Nos sistemas atuais, principalmente com o crescimento da Internet, segurança é um ponto fundamental. Neste capítulo aprenderemos a configurar a segurança de acesso para um Banco de Dados do SQL Server. Veremos como o SQL Server 2005 se Integra com o Active Directory do Windows 2000 Server ou do Windows Server 2003 e as diversas opções de configuração possíveis. Veremos como configurar a segurança em nível de SERVIDOR\instância, Banco de Dados e objetos do banco de Dados. Apresentaremos diversos exemplos passo a passo, para facilitar a aprendizagem dos conceitos apresentados. Você verá que existem mudanças conceituais e práticas, muito importantes, na maneira como a segurança é implementada no SQL Server 2005, em relação a maneira como era implementada no SQL Server 2000.

  • Capítulo 7: Neste capítulo, aprenderemos a configurar, monitorar e gerenciar o servidor SQL. Veremos como utilizar ferramentas como o Microsoft SQL Profiler. Veremos como analisar o desempenho do servidor SQL, através da utilização do Performance Monitor do Windows 2000. Você também aprenderá a utilizar os recursos do Integration Services do SQL Server 2005 (no SQL Server 2000 era a ferramenta DTS – Data Trasformattion Services). Os recursos do Integration Services estendem, em muito, as funcionalidades do DTS. Você aprenderá a usar os recursos do Integration Services, através de exemplos práticos, passo-a-passo.

  • Capítulo 8: Replicação de dados. A replicação de dados é um dos recursos mais importantes e úteis do SQL Server. Veremos o que é a replicação e os diferentes tipos disponíveis. Mostrarei diversos exemplos práticos, passo-a-passo, com explicações detalhadas de cada um dos componentes da replicação no SQL Server 2005. Você também aprenderá sobre a arquitetura de replicação implementada pelo SQL Server 2005, sobre os diferentes componentes do sistema de replicação, aprenderá a implementar e a administrar a replicação e também aprenderá sobre questões de segurança, relacionadas a replicação.

  • Capítulo 9: Veremos tópicos relacionados com o desenvolvimento de aplicações com o Microsoft SQL Server 2005. Vamos criar “Constraints” e “Rules”. Veremos como estes mecanismos podem ajudar a manter a integridade dos dados. Também mostrarei uma das principais novidades do SQL Server 2005, que é a integração do SQL Server com o Framework .NET. O que isso significa?? Significa muito, uma verdadeira revolução. Por exemplo, você poderá criar Stored Procedures, Triggers, Constraint e Rules usando a sua linguagem de programação preferida, tal como VB.NET, C# ou Delphi.NET.

  • Capítulo 10: Neste capítulo continuaremos tratando de desenvolvimento no SQL Server 2000. Aprenderemos a criar Stored Procedures e Triggers. Veremos como a utilização de Triggers permite que sejam implementadas Regras de Negócio, no próprio Banco de Dados. Na parte final do capítulo, veremos algumas opções avançadas da linguagem T-SQL. Também apresentarei as novidades e melhorias da linguagem T-SQL, introduzidas no SQL Server 2005.

  • Capítulo 11: Acessando dados de um Servidor SQL com o Microsoft Access e com a tecnologia ASP – Active Server Pages. Também aprenderemos sobre a estratégia UDA (Universal Data Access) da Microsoft, dentro da qual se encaixam conceitos como ADO (Activex Data Objects) e OLE DB (sem tradução).

  • Capítulo 12: Neste capítulo, abordarei a linguagem XML – Xtensible Markup Language. O mundo Web vive um novo momento, no qual a possibilidade de integração e troca de dados entre os mais diferentes sistemas é uma realidade. O que torna isto possível é a utilização do XML como uma forma padronizada para troca de informações entre sistemas que vão, desde aplicativos de Mainframe a sistemas modernos desenvolvidos para o ambiente Windows.

  • Capítulo 13: Acessando dados de um Servidor SQL com o Microsoft Access e com a tecnologia ASP.NET. O ASP.NET foi introduzido com o Framework .NET e apresenta muitas melhorias em relação ao ASP 3.0. Com ASP.NET você tem acesso a uma riquíssima biblioteca de tipos e funções, do Framework .NET. Neste Capítulo farei uma apresentação do Framework .NET, mostrando qual a proposta de desenvolvimento do modelo .NET. Também mostrarei como criar páginas ASP.NET que fazem conexão com bancos de dados do SQL Server 2005.

  • Capítulo 14: Serviços de Relatórios do SQL Server 2005 – Reporting Services. Uma brincadeira bem conhecida no mundo de TI é que “Criamos um banco de dados para jogar informações para dentro dele e depois ficamos ansiosos, para criar os relatórios, para extrair informações do banco de dados”. Mas não temos como fugir desta realidade, ou seja, uma vez criado o banco e todos os seus objetos, o objetivo final é extrair informações deste banco, quer seja via listagens em uma página Web criada dinamicamente, quer seja via relatórios impressos. O Reporting Services é uma das grandes novidades do SQL Server 2005. Os desenvolvedores irão simplesmente adorar esta novidade, pois com o Reporting Services ficou muito mais fácil (eu diria “uma verdadeira barbada”), a criação, configuração, administração e distribuição de relatórios, a partir de bancos de dados do SQL Server.

  • Capítulo 15: Exemplos Práticos e Mais Novidades do SQL Server 2005. Neste capítulo eu apresentarei, na forma de exemplos práticos, mais algumas novidades do SQL Server 2005. Apresentarei novidades que, por motivos de organização do livro, não puderam ser colocadas nos capítulos anteriores. Também apresentarei alguns exemplos práticos sobre tarefas comuns ao dia-a-dia do DBA (Database Administrator). Este é, o típico capítulo do tipo “Salada de Frutas”. Ou seja, um tópico aqui, outro ali e assim por diante. Julguei importante incluir este Capítulo, por que nele abordo tópicos práticos, que certamente o DBA usará no seu trabalho diário.

  • Anexo: Um resumo de comandos da linguagem SQL e exemplos práticos através da utilização do SQL. Fontes adicionais de informação sobre o Microsoft SQL Server 2005, na Internet.
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI