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WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


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Lição 091 - Capítulo 09 - Fundamentos em: Demais operações com contas de usuários

Pré-Requisitos: Conhecimento dos conceitos de domínio e contas de usuários do domínio.

Metodologia: Descrever os passos para executar as operações básicas com contas de usuários.

Técnica: Exemplos práticos, passo-a-passo.

Neste item descreverei os passos para executar uma série de operações básicas com as contas de usuários, tais como: renomear conta, bloquear/desbloquear conta, desativar conta, excluir conta e assim por diante. Descreverei cada uma destas ações através de exemplos práticos.

Para Renomear uma conta de usuário siga os passos indicados a seguir:

1.         Acesse as propriedades da conta a ser configurada.

2.         Dê um clique na guia Account (Conta).

3.         No campo User logon name (Nome de logon do usuário) digite o novo nome de logon para a conta. Se necessário altere também o valor do campo User logon name (Pré-Windows 2000) [Nome de logon do usuário (anterior ao Windows 2000)].

4.         Clique em OK para salvar as alterações.

Pronto, a partir de agora o usuário já pode utilizar o novo nome de logon.

Aviso importante: Uma confusão que pode existir é quando você clica com o botão direito do mouse na conta do usuário, na lista de contas e seleciona a opção Renomear. Ao digitar um novo nome você irá alterar o nome completo do usuário e não o nome de logon, o qual deve ser alterado através da janela Propriedades da conta, na guia Account (Conta),conforme descrito anteriormente.

Para Excluir uma conta de usuário siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão para alterar contas de usuários (Administrador ou pertencente ao grupo Account Operators).

2.         Abra o console Active Directory User and Computers (Usuários e Computadores do Domínio): Start -> All Programs -> Active Directory User and Computers (Iniciar -> Todos os Programas -> Usuários e Computadores do Domínio).

3.         Clique na opção Users ou acesse a Unidade Organizacional onde está a conta a ser renomeada (você aprenderá sobre Unidades Organizacionais mais adiante, neste capítulo).

4.         Clique com o botão direito do mouse na conta a ser renomeada.

5.         No menu de opções que é exibido clique em Delete (Excluir).

6.         O Windows Server 2003 exibe uma mensagem pedindo confirmação, conforme indicado na Figura 9.24:


Figura 9.24 Confirmando a exclusão da conta.

7.         Clique em Yes (Sim) para confirmar a exclusão.

O administrador pode desabilitar uma conta de usuário. Ao desabilitar uma conta, o usuário não poderá mais fazer o logon com esta conta. Existem diversas situações práticas onde o administrador pode ter que desabilitar uma conta. Por exemplo, se um funcionário está sob investigação, respondendo a um processo administrativo, o administrador pode desabilitar a conta deste usuário para que ele não tenha acesso a rede. Quando o processo for concluído, se o usuário for absolvido, a conta pode ser habilitada novamente. Se o usuário for condenado a conta pode ser excluída. Outro exemplo de uso desta opção é com estagiários. Vamos supor que um estagiário está deixando a empresa e outro irá assumir as suas funções dentro de 15 dias. Quando o primeiro deixa a empresa, o administrador desabilita a conta que ele utilizava. Quando o novo estagiário assume, o administrador habilita e renomeia a conta, de acordo com o nome de logon escolhido pelo novo estagiário. Como a conta foi apenas renomeada, o novo estagiário, automaticamente, terá acesso aos mesmos recursos que o anterior tinha, o que é bastante coerente, já que o novo estagiário irá desempenhar as mesmas funções do anterior. Se a conta do antigo estagiário fosse excluída, ao invés de ser apenas bloqueada, uma nova teria que ser criada para o novo estagiário e todas as permissões de acesso teriam que ser reconfiguradas. Um bom trabalho adicional.

Para desabilitar uma conta de usuário siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão para alterar contas de usuários (Administrador ou pertencente ao grupo Account Operators).

2.         Abra o console Active Directory User and Computers (Usuários e Computadores do Domínio): Start -> All Programs -> Active Directory User and Computers (Iniciar -> Todos os Programas -> Usuários e Computadores do Domínio).

3.         Clique na opção Users ou acesse a Unidade Organizacional onde está a conta a ser renomeada (você aprenderá sobre Unidades Organizacionais mais adiante, neste capítulo).

4.         Clique com o botão direito do mouse na conta a ser .

5.         No menu de opções que é exibido clique em Disable Account (Desativar conta).

6.         A conta desativada será marcada com um x, conforme indicado na Figura


Figura 9.25 Conta desabilitada.

Desabilitar é diferente de bloquear. Uma conta é bloqueada, automaticamente, quando o usuário tenta fazer o logon sem sucesso (por exemplo, digitou a senha errado), um determinado número de vezes (por padrão três vezes) dentro de um período determinado (por padrão uma hora). Nesta situação o Active Directory bloqueia a conta automaticamente. O administrador pode acessar as propriedades de uma conta bloqueada, clicar na guia Account (Conta) e desmarcar a opção Account is locked out (A conta está bloqueada), para desbloquear a conta. Por padrão a conta será desbloqueada, automaticamente, dentro de 24 horas, caso o administrador não a tenha desbloqueado manualmente.

Outra situação que pode acontecer é simplesmente o usuário esquecer a senha da sua conta. Situação que é comum em ambientes de redes com múltiplos diretórios, o que é sinônimo de múltiplas senhas para lembrar, conforme descrito no Capítulo 5. Quando o usuário esquece a senha, o administrador pode definir uma nova senha para a conta do usuário. O administrador deve definir a nova senha, informa-la ao usuário usando os procedimentos definidos nas políticas de segurança da empresa e deve configurar a conta do usuário para que seja solicitada a troca da senha no primeiro logon. Esta última opção é importante para que o usuário possa trocar a sua senha, de tal maneira que somente ele saiba a senha de sua conta (e de preferência não esqueça mais).

Para redefinir a senha de uma conta de usuário, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão para alterar contas de usuários (Administrador ou pertencente ao grupo Account Operators).

2.         Abra o console Active Directory User and Computers (Usuários e Computadores do Domínio): Start -> All Programs -> Active Directory User and Computers (Iniciar -> Todos os Programas -> Usuários e Computadores do Domínio).

3.         Clique na opção Users ou acesse a Unidade Organizacional onde está a conta a ser renomeada (você aprenderá sobre Unidades Organizacionais mais adiante, neste capítulo).

4.         Clique com o botão direito do mouse na conta a ser .

5.         No menu de opções que é exibido clique em Reset Password... (Redefinir Senha...).

6.         Será exibida a janela Reset Passord. Digite a nova senha duas vezes e marque a opção User must change password at next logon (O usuário deve alterar a senha no próximo logon), conforme indicado na Figura 9.26:


Figura 9.26 Definindo uma nova senha para a conta do usuário.

7.         Clique em OK. A nova senha será definida e uma mensagem de aviso será exibida, informando que a senha foi redefinida com sucesso. Clique em OK para fechar a janela de aviso.

Sobre contas de usuários, por enquanto, é isso. Você deve ter notado que existem outras guias na janela de propriedades das contas de usuário. Estas guias estão relacionadas a serviços específicos, tais como Terminal Services e Acesso Remoto via RRAS. Estas guias serão estudadas quando os respectivos serviços forem estudados, em capítulos específicos deste livro. Agora é hora de estudarmos, em detalhes, os grupos de usuários.


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