NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 14 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 127 - Capítulo 14 - Introdução

Neste capítulo trataremos sobre o conceito de monitoração de desempenho dos componentes de hardware e dos serviços de um servidor. A monitoração não é uma tarefa, digamos assim, obrigatória, ou seja, que se não for feita algum serviço deixa de funcionar.

Porém a monitoração é uma maneira do administrador acompanhar o aumento de carga em um ou mais servidores da rede, acompanhando qual a ocupação/utilização dos principais elementos de Hardware, tais como memória, processadores, interfaces de rede e sistemas de disco. Com o acompanhamento da carga de trabalho em cada um destes elementos, o administrador pode fazer uma estimativa com tempo de quando será necessário o upgrade de um ou mais destes elementos de hardware, como por exemplo adicionar mais memória RAM, trocar a placa controladora de discos por uma mais rápida e assim por diante. Se o administrador não tem este acompanhamento, o que acontece é que chega-se a um ponto onde os serviços tornam-se lentos e os usuários começam a reclamar. Neste ponto o administrador não sabe exatamente o que está acontecendo (apenas suspeita que pode ser sobrecarga no hardware do servidor). Como o administrador não fez a lição de casa, isto é não fez um monitoramento preventivo, terá que tentar descobrir quais os elementos que estão sobrecarregados, apresentar um relatório solicitando recursos, encomendar o hardware necessário para finalmente providenciar a troca. Ou seja, tudo na base do improviso, da pressa. Definitivamente esta não é uma boa maneira de trabalhar.

O monitoramento sistemático, isto é, com regras bem definidas e com uma metodologia de monitoramento, faz com que o administrador trabalhe de uma maneira pró-ativa (um amigo meu diria que este termo é ‘chique’), sempre prevendo com boa antecedência as necessidades de upgrade de hardware, evitando com isso que chegue-se ao ponto em que o desempenho caia exponencialmente e os usuários comecem a reclamar. Outro fator que tem que ser considerado é que chega-se a um ponto onde o limite do servidor é atingido, ou seja, não é mais possível expandir a memória, não é possível adicionar novos processadores e assim por diante. Nestas situações faz-se necessária a troca do servidor por outro com maiores capacidades. Mais uma vez fica clara a importância do monitoramento para prever, com uma boa antecedência, uma necessidade de troca de servidor. Principalmente porque servidor e hardware de servidor não é como hardware de PC, que você encontra a pronta-entrega no mercado. Normalmente hardware de servidor é feito sob encomenda e demora alguns dias (ou até semanas) para estar disponível. Se o administrador não prever com uma boa antecedência a necessidade de troca, corre o risco de ter que conviver durante semanas com um ou mais servidores que não atendem as demandas dos usuários, com um desempenho sofrível e o que é o pior, com um telefone que não para de tocar com usuários reclamando (e com toda a razão), do desempenho do sistema.

Neste capítulo você aprenderá a utilizar o console para monitoração de Desempenho, de forma a acompanhar a taxa de utilização dos principais elementos do sistema. Mostrarei uma série de assuntos relacionados com o monitoramento, otimização e manutenção do Windows Server 2003. Com os conceitos e exemplos práticos vistos neste capítulo, você terá condições de fazer um monitoramento dos servidores, atuando de maneira pró-ativa.

Monitorar a utilização dos principais recursos de um servidor  é uma tarefa importante para o administrador do servidor, principalmente em servidores que estão sendo utilizados para o compartilhamento de recursos (por ex. arquivos e impressoras) na rede. O desempenho de um servidor fica seriamente comprometido se um dos seguintes elementos estiver sobrecarregado:

  • Memória RAM.
  • Processador.
  • Placa de rede.
  • Sistema de discos.

Neste capítulo mostrarei como utilizar o console Performance (Desempenho) para acompanhar a taxa de ocupação de cada um destes elementos. Também mostrarei como configurar o Windows Server 2003 para que faça a coleta automática, em períodos definidos, da taxa de ocupação de determinados elementos, de tal maneira que você possa ter uma idéia da utilização destes elementos em condições normais de trabalho. Com este acompanhamento você também terá condições de verificar a evolução nas taxas de utilização de cada um dos elementos que estão sendo monitorados. Assim quando um determinado elemento tiver a sua taxa de utilização constantemente aumentada, é possível agir preventivamente, normalmente providenciando a substituição do elemento, como por exemplo a instalação de um processador mais rápido ou de uma quantidade adicional de memória RAM ou a substituição de discos IDE por um sistema de discos SCSI.

Nota: Em alguns livros e na documentação oficial do Windows Server 2003, o console Performance também é chamado de System Monitor (Monitor do Sistema). Neste capítulo utilizarei os termos System Monitor ou console Performance como sinônimos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI