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FLASH - Módulo 6

Objetivos

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Nesta série você irá exercitar um pouco com as ferramentas de desenho do FLASH e com os níveis ou camadas.

Pré-requisitos:

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

Criando desenhos FLASH

Neste módulo iremos usar os recursos que utilizamos nos módulos anteriores, como por exemplo lápis, balde de tinta, efeitos com degrade, pincel e etc.

Recursos do Lápis

Escolha a ferramenta Lápis e vá para a tela de pintura e, com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o mouse para desenhar qualquer coisa. O modo Tinta aceita o traçado de linhas livremente e não designa formatos a partir delas. Você observará, que logo que soltar o botão do mouse, o programa abrandará um pouco o traçado das linhas. Verifique a figura de nº 01.

Figura 01 - mostra algumas linhas traçadas com o lápis, no modo Tinta.

Agora faça linhas com formato de Lápis em Acertar e Suavizar. Como foi passado anteriormente, Acertar desenvolve linhas mais angulosas e Suavizar suaviza as curvas.

Faça figuras irregulares fechadas. Com a opção Acertar ativada, dependendo do formato das figuras que você traçar, o editor de desenho do FLASH irá transformá-las em círculos ou elipses perfeitas, quadrados, retângulos ou outras figuras geométricas.

Observe a figura 02 os desenhos feitos com as ferramentas pincel, Oval, Retângulo e Linha.

Figura 02: Foram criadas com as ferramentas Pincel, Oval, Retângulo e Linha.

Nota: Para que você possa traçar quadrados ou círculos perfeitos, você fará o seguinte: vá até o menu Exibir -> Encaixar. Após feito isso, observe o pequeno círculo que surge por baixo do cusor quando se  estiver traçando a figura. Você irá traçando o quadrado ou o círculo até que o pequeno círculo do cursos aumente de tamanho e fique mais forte, esta é a sugestão de que, se você soltar o mouse nesta posição, obterá um quadrado ou círculo perfeito, e não um retângulo ou uma elipse.

Faça também com os outros controles do lápis, retângulo, oval e linha, como cor, espessura e estilo de linha.

Balde de Tinta

Vamos agora realizar exemplos dos recursos do Balde de Tinta. Escolha a  ferramenta do lápis e crie algumas figuras, sendo que uma fechada e as demais com aberturas de tamanhos variados, como mostrado na Figura 03.

Figura 04 -  Algumas formas fechadas e com aberturas de tamanhos variados.

Agora, você escolherá a ferramenta Balde de Tinta, selecione a cor vermelha. Vá até o modificador Tamanho da Lacuna -> Fechar Lacunas Grandes. Vá com o ponteiro do mouse dentro de cada quadrado dê um clique com o botão esquerdo do mouse.

Agora veja o resultado na figura a seguir:

Figura 05 -  Interior das figuras pintado com o Balde de Tinta.

Veja que algumas partes das figuras não foram pintadas, isto ocorre porque o modificador Tamanho da Lacuna em Fechar Lacunas Grandes dá à ferramenta Balde de Tinta urna tolerância maior em relação a aberturas na figura. Isto aceita pintar o interior de figuras cujas bordas não estejam totalmente fechadas. As outras opções de Tamanho da Lacuna mostram níveis de tolerância menores, aceitando pintar o interior de figuras que mostram aberturas médias ou pequenas. E existem ainda a opção de tolerância zero, em que apenas as figuras totalmente fechadas poderão ser pintadas com o Balde de Tinta.

Efeitos com  Degrade

Através do Balde de Tinta pode-se desenvolver muita coisa, além de cores sólidas. Pois, além das cores sólidas padrão da paleta de cores, pode-se ainda determinar vários tipos de degrade e até mesmo transparências. Veja agora os passos para criar figuras com efeito degrade.

1 - Selecione a ferramenta  Retângulo e trace dois retângulos, um dentro do outro. Em seguida, clique no Balde de Tinta -> paleta de cores. Escolha uma das opções de degrade. Nos próximos módulos veremos como modificar os degrades disponíveis a criar um efeito de profundidade na figura, que poderá ser utilizada inclusive como um botão em seus projetos. Veja esse passo na figura abaixo:

Figura 06 – Criação do retângulo.

2 - Agora, clique próximo da borda do retângulo interno, e depois o externo.

Veja como ficou na figura a baixo:

Figura 07 – Aplicação do degrade.

Vamos realizar uma outra versão do mesmo retângulo, fazendo uma  transformação na direção do degrade do retângulo interno. Para isto faça:

1 - Copie o desenho que acabamos de criar. Clique na ferramenta Seta, clique acima e à esquerda da figura dos retângulos e, mantendo o botão pressionado, arraste o mouse para baixo e para a direita, traçando um retângulo que deverá envolver todo o desenho. Solte o botão do mouse para selecionar o desenho.

2 – Agora mande copiar a figura, e logo após colar.

3 - Agora, aplicaremos o degrade em outra posição. Selecione o Balde de Tinta e, com o mesmo efeito de degrade usado na figura 07, dê um clique próximo da borda do retângulo interno, no lado oposto ao anterior, ou seja, na direção do canto inferior direito da tela . Observe que isto cria um efeito de profundidades no desenho, dando a idéia de ter sido pressionado, se comparado ao desenho anterior.

Figura 08 - Aplicou o degrade no lado oposto ao anterior.

Para criar um acabamento ao desenho, vamos retirar as linhas que definiriam os retângulos. Para isso, escolha a ferramenta Seta e posicione o ponteiro do mouse sobre cada uma das linhas, até surgir o ícone de linha curva ao lado do ponteiro. Para selecionar as linhas, clique em cada uma, até que todas estejam selecionadas.

Com as quatro linhas selecionadas, pressione a tecla Del. As duas figuras poderiam ser utilizadas, vamos supor, para criar os dois estados de um botão de acionamento normal e pressionado. Veja a seguir as figuras sem a borda preta.

Figura 09 – Figuras sem a borda preta.

Conclusão:

Conclui-se mais um capitulo sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você, e no próximo módulo você verá a continuação deste. Bons estudos.

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PHOTOSHOP - BÁSICO
1 Lição 01 - Conhecendo o Photoshop
1 Lição 02 - Navegando pelas imagens
1 Lição 03 - Organizando o ambiente de trabalho
1 Módulo 01 - Conceitos iniciais
1 Módulo 02 - Ferramentas - Parte 1
1 Módulo 03 - Ferramentas - Parte 2
1 Módulo 04 - Ferramentas - Parte 3
1 Módulo 05 - Ferramentas - Parte 4
1 Módulo 06 - Ferramentas - Parte 5
1 Módulo 07 - Ferramentas - Parte 6
1 Módulo 08 - Manipulação de Cores e Trabalho com Arquivos
1 Módulo 09 - Funcionamento das Paletas - Parte 1
1 Módulo 10 - Funcionamento das Paletas - Parte 2
1 Módulo 11 - Detalhamento da Paleta Camadas
1 Módulo 12 - A Paleta Histórico
1 Módulo 13 - Menu Arquivo
1 Módulo 14 - Formatos de Arquivos
1 Módulo 15 - Configurações de Página
1 Módulo 16 - Menu Imagem - Parte 2
1 Módulo 17 - Menu Imagem - Parte 2
1 Módulo 18 - Menu Imagem - Parte 3
1 Módulo 19 - Menu Imagem - Parte 4
1 Módulo 20 - Menu Imagem - Parte 5
1 Módulo 21 - Menu Imagem - Parte 6
1 Módulo 22 - Menu Imagem - Parte 7
1 Módulo 23 - Menu Camada
1 Módulo 24 - Menu Camada e Menu Solucionar
1 Módulo 25 - Menu Filtro - Parte 1
1 Módulo 26 - Menu Filtro - Parte 2
1 Módulo 27 - Menu Filtro - Parte 3
1 Módulo 28 - Menu Filtro - Parte 4
1 Módulo 29 - Menu Filtro - Parte 5
1 Módulo 30 - Menu Filtro - Parte 6
1 Módulo 31 - Menu Filtro - Parte 7
1 Módulo 32 - Menu Filtro - Parte 8
1 Módulo 33 - Menu Filtro - Parte 9
1 Módulo 34 - Menu Filtro - Parte 9
1 Módulo 35 - Filtros de Estilização
1 Módulo 36 - Filtros de Nitidez e Pixelização
1 Módulo 37 - Filtros de Ruído e Textura
1 Módulo 38 - Filtros de Traçados de Pincel - Parte 1
1 Módulo 39 - Filtros de Traçados de Pincel - Parte 2
1 Módulo 40 - Outras Opções de Filtros
1 Módulo 41 - Menu Visualizar - Parte 1
1 Módulo 42 - Menu Visualizar - Parte 2
1 Módulo 43 - Menu Janela
1 Módulo 44 - Menu Ajuda
1 Módulo 45 - Digitalizando Figuras
1 Módulo 46 - Exemplos Práticos
1 Módulo 47 - Exemplos Práticos
1 Módulo 48 - Exemplos Práticos
PAGEMAKER - BÁSICO
1 Page Maker 7.0 - Parte 01
1 Page Maker 7.0 - Parte 02
1 Page Maker 7.0 - Parte 03
1 Page Maker 7.0 - Parte 04
1 Page Maker 7.0 - Parte 05
1 Page Maker 7.0 - Parte 06
1 Page Maker 7.0 - Parte 07
1 Page Maker 7.0 - Parte 08
1 Page Maker 7.0 - Parte 09
1 Page Maker 7.0 - Parte 10
1 Page Maker 7.0 - Parte 11
1 Page Maker 7.0 - Parte 12
1 Page Maker 7.0 - Parte 13
1 Page Maker 7.0 - Parte 14
1 Page Maker 7.0 - Parte 15
1 Page Maker 7.0 - Parte 16
1 Page Maker 7.0 - Parte 17
1 Page Maker 7.0 - Parte 18
1 Page Maker 7.0 - Parte 19
1 Page Maker 7.0 - Parte 20
1 Page Maker 7.0 - Parte 21
1 Page Maker 7.0 - Parte 22
1 Page Maker 7.0 - Parte 23
COREL DRAW
1 Conceitos Iniciais
1 Tela do Corel Draw
1 Caixa de Ferramentas
1 Uso de Transformadores, Espelhamento e Rotacionamento
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 1
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 2
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 3
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 4
1 Utilização da Régua
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1 Visualização de Trabalhos - Parte 2
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1 Construção de Desenhos e Modelagem de Objetos - Parte 3
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1 Seleção e Movimentação de Objetos - Parte 2
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1 Módulo Intermediário - Parte 03 - Curvas em modo Pré-definido
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1 Módulo Intermediário - Parte 11 - Como Gerenciar Preenchimentos
1 Módulo Intermediário - Parte 12 - Como Trabalhar com Preenchimentos Gradientes
1 Módulo Intermediário - Parte 13 - Criar e Salvar Preenchimentos Gradiente Personalizados
1 Módulo Intermediário - Parte 14 - Modificando a Condição de um Preenchimento Gradiente
1 Módulo Intermediário - Parte 15 - Modificando a Transição de um Preenchimento Gradiente
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1 Módulo Intermediário - Parte 17 - Trabalhando com Contornos
1 Módulo Intermediário - Parte 18 - Colocando formas de extremidade de linha
1 Módulo Intermediário - Parte 19 - Copiando propriedades de um elemento
1 Módulo Intermediário - Parte 20 - Duplicando um elementos usando a duplicação inteligente
1 Módulo Intermediário - Parte 21 - Alinhando e distribuindo elementos
1 Módulo Intermediário - Parte 22 - Expandindo elementos horizontal e verticalmente
1 Módulo Intermediário - Parte 23 - Trabalhando com Texto - Parte 1
1 Módulo Intermediário - Parte 24 - Trabalhando com Texto - Parte 2
1 Módulo Intermediário - Parte 25 - Trabalhando com Texto - Parte 3
1 Módulo Intermediário - Parte 26 - Trabalhando com Texto - Parte 4
1 Módulo Intermediário - Parte 27 - Trabalhando com Texto - Parte 5
1 Módulo Intermediário - Parte 28 - Trabalhando com Texto - Parte 6
1 Módulo Intermediário - Parte 29 - Trabalhando com Texto - Parte 7
1 Módulo Intermediário - Parte 30 - Trabalhando com Texto - Parte 8
1 Módulo Avançado - Parte 1 - Desenvolvendo Efeitos Especiais
1 Módulo Avançado - Parte 2 - Alterando os Objetos Intermediários de uma Mistura
1 Módulo Avançado - Parte 3 - Configurar o Progresso de Cores
1 Módulo Avançado - Parte 4 - Alterando Objetos
1 Módulo Avançado - Parte 5 - Aprendendo a editar distorções Zíper
1 Módulo Avançado - Parte 6 - Distorção Torcer - Aajustando sua rotação
1 Módulo Avançado - Parte 7 - Envelopes Pré-definidos
1 Módulo Avançado - Parte 8 - Preenchimento de Extrusões Vetoriais
1 Módulo Avançado - Parte 9 - Como Acertar a Intensidade de uma Fonte de Luz
1 Módulo Avançado - Parte 10 - Como Editar Sombreamentos
1 Módulo Avançado - Parte 11 - Como Dissolver o Sombreamento
1 Módulo Avançado - Parte 12 - Colocando Contornos nos Objetos
1 Módulo Avançado - Parte 13 - Lentes - Parte 1
1 Módulo Avançado - Parte 14 - Lentes - Parte 2
1 Módulo Avançado - Parte 15 - Lentes - Parte 3
1 Módulo Avançado - Parte 16 - Como Copiar a Perspectiva de um Objeto.
1 Módulo Avançado - Parte 17 - Impressão no CorelDraw
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3D Stdio MAX
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FIREWORKS - BÁSICO
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1 Efeito em Texto – Parte 1
1 Efeito em Texto – Parte 2
1 Efeito em Fotografia
1 Folha de Caderno pelo Fireworks
1 Interação entre o Fireworks e o Dreamweaver para edição de imagens
1 Série Copa 2006 – Bandeira Personalizada
1 Série Copa 2006 – Gooool Personalizado
1 Série Copa 2006 – Bandeira Personalizada – Modelo 02
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1 Série Efeitos – Parte 3
1 Série Efeitos – Parte 4
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FIREWORKS - AVANÇADO
1 Criando Banner com o Fireworks
1 Criando Menu Pop-up no Fireworks
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1 Criando Banners no Fireworks
FLASH - BÁSICO
1 Conceitos Iniciais
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1 Desenhando com o Flash
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1 Exemplos de Ferramentas
1 Animando com o Flash
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1 Usando Movie Clips - Introdução
1 Usando Movie Clips Para Eexibir Funções de Data
1 Criando Botões
1 Usando Cenas
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1 Trabalhando com Textos - Parte 2
1 Trabalhando com Bitmaps - Parte 1
1 Caixas de texto de Entrada e Dinâmicas
1 Trabalhando com Bitmaps - Parte 2
1 Botão Liga/Desliga para Som no Flash
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1 Exemplo Prático - Passo-a-passo - Parte 2
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1 Símbolos - Parte 2
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1 Criando uma barra de botões Flash para um arquivo HTML
1 Criando movie clips arrastáveis
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1 Botões
1 Biblioteca e Guia de Recursos
1 Máscaras e propriedades de camada
1 Ações e cenas
1 Mostrando Legendas em um Mapa com Flash
1 Mouse trails no Flash
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

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