NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows : Redes001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

INTRODUÇÃO A REDES COM WINDOWS 2000

 

Este é o primeiro de uma série de tutorias que o ajudarão a compreender melhor as redes de computadores usando o sistema operacional Windows 2000.

 

Estes tutoriais serão de grande valia também para aqueles que pretendem se certificar em redes com Windows 2000.

 

Nestes tutoriais você vai aprender o principal sobre o sistema operacional Windows 2000, administração, proteção, arquitetura, protocolos, TCP/IP, Internet.

 

FUNÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL

 

O Sistema Operacional é responsável por toda a operação do computador, desde sua parte física até a parte lógica, onde os programas rodam sob a direção do SO.  Também é responsável pela GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica de Usuário) que foi desenvolvida para facilitar a comunicação do usuário com a máquina. Algumas funções específicas do SO são:

 

Gerenciamento de Hardware

 

O SO permite que o computador acesse os periféricos. Através de placas especiais instaladas no computador, o SO direciona dados e imagens para o monitor, envia e recebe dados da rede, lê e grava em discos e gera sons diversos. Com dispositivos chamados portas, o computador envia textos e imagens para uma impressora, ao mesmo tempo que estabelece comunicação com linhas telefônicas e interpreta os comandos recebidos do mouse. Gerencia também as interrupções do uso entre os periféricos.

 

Gerenciamento de Software

 

O SO possue mecanismos que iniciam processos que incluem programas específicos, tais como o Microsoft Word ou Paint. Tais programas tornam o computador operacional e amigável.

 

Gerenciamento de Memória

 

O SO reserva espaços de memória específicos para os programas que serão executados, administrando-os para que o uso seja harmônico e sem interferências.

 

Gerenciamento de Dados

 

Uma das funções mais importantes do SO está relacionada com a organização dos dados nos dispositivos de armazenamento em massa e discos em geral. O SO fornece meios para a criação de arquivos, sua edição ou exclusão, bem como a alteração dos nomes do arquivos e a criação de pastas virtuais onde se podem arquivar todos os tipos de documentos gerados pelos aplicativos.

 

RECURSOS DO WINDOWS 2000

 

O Microsoft Windows 2000 Server é um Sistema Operacional de rede muito poderoso, fruto de anos de pesquisa da Microsoft. Além dos recursos mencionados anteriormente, o Microsoft Windows 2000 ainda dispõe de vários recursos especiais para os usuários.

 

Multitarefa

 

Tal recurso proporciona ao usuário a possibilidade de executar vários aplicativos simultaneamente no mesmo sistema. Logicamente, o número de aplicativos utilizados por cada usuário, é limitado à quantidade de memória do equipamento.

 

Suporte a memória

 

No modo Multitarefa, o gerenciamento de memória tem que ser muito dinâmico. Para tanto, o Microsoft Windows 2000 dispõe de suporte para aplicativos que necessitem de muita memória, com até 64 gigabytes (GB).

 

Escalabilidade

 

Desenvolvido para uso de vários processadores simultaneamente, esta recurso também chamado de SMP, aprimora o desempenho, reduzindo o tempo das transações. Dependendo da versão, o Microsoft Windows 2000 provê suporte para até 32 processadores, através do recurso da escalabilidade do processamento simétrico.

 

Plug and Play

 

Os dispositivos Plug and Play são aqueles que, uma vez conectados, são usados de imediato sem a necessidade da execução de nenhum tipo de instalação. O Microsoft Windows 2000 identifica o componente adicionado automaticamente e procede a finalização da configuração, reduzindo as tarefas do usuário.

 

Serviços de Cluster

 

Existem situações em que é necessário o uso de processamento redundante, onde existem vários computadores cumprindo a mesma função, com serviços essenciais.

 

Se algum destes computadores vem a falhar, o serviço de Cluster redireciona o processamento para outro computador, e assim mantém-se o serviço no ar. Agrupando computadores independentes para executar um conjunto de aplicativos comuns, o serviço de Cluster visualiza o agrupamento como um único sistema para o usuário e para o aplicativo.

 

Sistema de arquivo NTFS

 

O Windows 2000 é um sistema seguro e requer o uso de um sistema de arquivos especial chamado NTFS, (sistema de arquivos do Windows NT) que oferece alguns recursos poderosos tais como recuperação de sistema de arquivos, partições maiores, segurança, contas de disco e compactação. Você pode optar também pelo sistema FAT (tabela de alocação de arquivos) ou sua versão para 32 bits.

 

QoS – Quality of Services

 

É um conjunto de requisitos e serviços existentes no Microsoft Windows 2000 que garante um nível de performance da rede, a fim de que o serviço de transmissão de dados tenha um nível de serviço aceitável. Fornece um sistema de transmissão garantida de inforrmações, de ponto a ponto na rede.

 

Terminal Services

 

Para entendermos este conceito, precisamos fixar o conceito de EMULADOR DE TERMINAL, que nada mais é que um aplicativo que habilita sua estação acessar um computador remoto, dando a você condições de operá-lo como se estivesse diante dele. Com o Serviço de Terminal você executa aplicativos-cliente num servidor para que os computadores cliente funcionem como terminais e não como sistemas independentes.

 

Com isto, você reduz o custo da operação da rede ao passo que torna mais dinâmico o serviço de administração, que poderá ser feita de qualquer estação, sem que o administrador esteja em frente do servidor.

 

RIS – REMOTE INSTALLATION SERVICE

 

O RIS é um componente opcional do Microsoft Windows 2000 Server e permite ao administrador a implantação de um SO em toda a rede, sem ter de executar esta tarefa em cada estação.

 

Como podemos ver, os recurso extras oferecidos pelo Microsoft Windows 2000 ajudam e simplificam o trabalho do administrador de rede, permitindo-lhe executar tarefas remotamente e sem perda de tempo. Agregue-se a isto o fato de que a remuneração de um administrador de redes é geralmente alta, e seu tempo deve ser aproveitado de forma racional.

 

VERSÕES DO WINDOWS 2000

 

O Microsoft Windows 2000, é na realidade um grupo de quatro SO. Veremos abaixo cada uma delas e suas respectivas características:

 

Windows 2000 Professional

 

SO direcionado à desktop, contém os melhores recursos do Microsoft Windows 98. Usa os recursos poderosos do Windows NT 4.0. Incorpora uma GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica de Usuário) de excelente qualidade, aprimoramentos da função Plug and Play, ferramentas para gerenciamento de energia e diversos dispositivos de hardware. Suporta recursos SMP com até dois processadores e 4 Gb de memória física.

 

Windows 2000 Server

 

É o padrão dos SO de gerenciamento de rede. Contém todas as facilidades do Windows2000 Professional. De fácil administração, é indicado para redes pequenas e médias, funcionando perfeitamente como servidores de arquivo, impressão, WEB e grupos de trabalho. Suporta recursos SMP com até quatro processadores e 4 Gb de memória física.

 

Windows 2000 Advanced Server

 

Agrega toda funcionalidade do Windows2000 Server, incorporando uma maior escalonabilidade e disponibilidade de sistemas. É um SO que cresce junto com a rede, incrementando poder de processamento através dos serviços de cluster e gerando poder de processamento adicional que aumenta a disponibilidade do sistema. Assim, se um servidor ficar inoperante por alguma razão, os outros servidores do serviço de cluster fornecem o serviço solicitado. É indicados para grandes redes e trabalho intenso com banco de dados. Suporta recursos SMP com até oito processadores e 8 Gb de memória física.

 

Windows 2000 Datacenter Server

 

É o top de linha, contendo todas as funcionalidades do Windows 2000 Advanced Server. Suporta memória e CPU’s adicionais. É robusto o suficiente para manusear grandes depósitos de dados, processamento de transações on-line e outras aplicações de grande porte. Talvez a maior vantagem desta versão, é o suporte a mais de 10.000 usuários simultaneamente em alguns aspectos de trabalho. Suporta recursos SMP com até trinta e dois processadores e 64 Gb de memória física.

 

BENEFICIOS DE UMA REDE

 

Um dos grandes benefícios da tecnologia de rede é a capacidade de compartilhar informações e dados rapidamente e com baixo custo. Além disso, existem diversos sistemas gerenciais de grande porte, que se tornariam totalmente sem propósito, caso as redes inexistissem. Quer enviando mensagens de e-mail ou fazendo agendamento com base em rede, estas atividades são muito difundidas e utilizadas pelas grandes companhias.

 

Simplificar as tarefas de administração e de suporte dos computadores interligados, é uma das grandes vantagens de uma rede. O administrador da rede executa tarefas administrativas em qualquer computador que estiver na rede, de um único local, permitindo que a equipe técnica ofereça um suporte mais eficiente a uma versão de um sistema operacional ou aplicativo do que ter como controlar várias configurações e sistema específicos e individuais.

 

Antes do aparecimento das redes, os usuários de computadores precisavam de impressoras e outros periféricos próprios, o que gera altos custos em uma grande organização. A revolução das redes reduziu esses custos drasticamente tornando possível que vários usuários compartilhassem hardware e software simultaneamente.

 

FUNÇÕES DOS SERVIDORES EM UMA REDE

 

Servidores de banco de dados

 

São especializados em armazenamento de grandes massas de dados de forma centralizada a fim de disponibilizar os resultados de filtragens desses dados para as estações, evitando assim, que haja transferência desnecessária de dados.  Aplicativos robustos tais como o Microsoft SQL Server são exemplos de servidores de bancos de dados.

 

Servidores de emails

 

São similares aos servidores de bancos de dados só que o serviço é dirigido somente para remessa e recepção de e-mails. Gerenciando os serviços de e-mail na rede, este servidor é a ponte entre a Internet e o cliente.

 

Servidores de fax

 

Gerenciam o tráfego de faxes de entrada e saída da rede compartilhando um ou mais modems. Isso disponibiliza o serviço de fax para qualquer pessoa da rede sem a necessidade de instalação de um aparelho de fax nas estações de todos os usuários.

 

Isto, logicamente, é uma medida atrativa do ponto de vista econômico.

 

Servidores de serviço de diretório

 

Criam um local centralizado para armazenar informações sobre a rede, incluindo a identidade dos usuários que estão acessando a rede, assim como os recursos que estão disponíveis em seu ambiente. Assim, a segurança da rede fica centralizada, facilitando as tarefas do administrador da rede.

 

Servidores de arquivos e impressão

 

Este serviço centraliza recursos de arquivo e impressão. Se um cliente solicitar dados ao servidor de arquivos e impressão, o banco de dados ou mesmo o arquivo inteiro será baixado na estação do cliente que fez a solicitação. Este servidor pode agir como um centralizador de arquivos sendo impressos, o que descongestiona a rede e propicia um melhor desempenho da mesma.


Confira todos os artigos de Windows e Redes:

1 Como Criar Servidores Web com o Windows Server
1 Instalando o Google Chrome Com SCCM 2012 R2
1 Como Mapear Unidade De Rede Com Drive Maps
1 Como Utilizar Grupos Restritos No Active Directory
1 Como configurar o Client Push Installation no System Center
1 Como Criar uma Collection no System Center
1 Como Criar Atalho Na Área De Trabalho Com GPO
1 Como configurar a GPO para o System Center 2012 R2
1 Ninite Software Deployment
1 Guia de Certificação Microsoft
1 Como Alterar A Mascara de Rede No Escopo do DHCP
1 Como Criar uma GPO com WMI Filter
1 Como fazer uma migração de DHCP
1 Como Criar Pacotes de Instalação Automáticos e Silenciosos
1 Certificação ITIL
1 Como fazer download e instalar o VMWare Workstation 11
WINDOWS 7
1 Como Instalar o Windows 7 Automaticamente
1 Como Formatar o Windows 7
1 Os melhores Antivírus para Windows 7
1 Os melhores Aplicativos para Windows 7
1 Os melhores recursos do Windows 7
1 Como usar o Windows 7 para facilitar o seu dia a dia
1 Como escolher entre o Windows 7 e 8
WINDOWS 8
1 Como Formatar o Windows 8
1 Os melhores Antivírus para Windows 8
1 Os melhores Aplicativos para Windows 8
1 Os melhores recursos do Windows 8
1 Como usar o Windows 8 para facilitar o seu dia a dia
1 Principais diferenças entre o Windows 8 e 7
WINDOWS 2003 SERVER
1 Windows 2003 - DNS - Instalação do DNS e Criação de Zonas
1 Windows 2003 - DNS - Configurando as Propriedades de uma Zona
1 Windows 2003 - DNS - Configurando as Propriedades do Servidor DNS
1 Windows 2003 - DNS - Integração do DNS com o Active Directory
1 Windows 2003 - DNS - Atualização Dinâmica
1 Windows 2003 - DNS - Zonas de Pesquisa Inversa
1 Windows 2003 - MBSA - Microsoft Baseline Security Analyzer
1 Windows 2003 - Permissões de Compartilhamento
1 Windows 2003 - Permissões e Compartilhamento de Impressoras
1 Windows 2003 - Permissões NTFS
1 Windows 2003 - WINS - Introdução ao WINS
1 Windows 2003 - WINS - Instalação do WINS
1 Windows 2003 - WINS - Configurando as Propriedades do Servidor WINS
1 Windows 2003 - WINS - Replicação do WINS
1 Windows 2003 - DHCP – Instalação
1 Windows 2003 - DHCP - Configuração de Escopos
1 Windows 2003 - DHCP - Backup e Restore
1 Windows 2003 - DHCP - Compactando a Base de Dados do DHCP
1 Windows 2003 - DHCP - Auditoria no DHCP
1 Windows 2003 - Autenticação
1 Windows 2003 - Modelos de Segurança
WINDOWS - GERAL
1 Saiba Porque o Windows XP se Tornou uma Ameaça
1 Acesso Remoto [vídeo]
1 Como se preparar para os Exames da Microsoft [vídeo]
1 Cenários para utilização do Windows AIK - Parte 2
1 Cenários para utilização do Windows AIK - Parte 1
1 Windows AIK - Kit de Instalação Automática
1 Introdução ao MDT - Microsoft Deployment Toolkit
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 1
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 2
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 3
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 4
1 Caminhos de upgrade para o Windows Vista
1 Instalação do Windows Vista
1 Windows Vista Upgrade Advisor
1 Configurações básicas do Windows Mail
1 Contas de usuário no Windows Vista
1 Contatos do Windows
1 Cotas em disco no Windows Vista
1 Discos básicos no Windows Vista
1 Discos dinâmicos no Windows Vista
Seta Vídeo: Usando Sysprep e Ghost
Seta Vídeo: Instalando o Windows XP de forma automatizada
Seta Vídeo: Baixando atualizações do Windows e Integrando na Instalação – Parte 2
Seta Vídeo: Baixando atualizações do Windows e Integrando na Instalação – Parte 1
Seta Vídeo: Criando usuários e grupos no Active Directory com scripts automatizados
Seta Vídeo: RunAs Powerful - Script super poderoso
Seta Certificação - MCTS Windows 7
Seta Vídeo: Instalação do Serviço DNS - Parte 1
Seta Vídeo: Office Communications Server 2007 R2 – Parte 1
1 Virtual PC 2007 - Parte 2 - Instalação do Virtual PC 2007
1 Virtual PC 2007 - Parte 1 - Introdução ao Virtual PC 2007
ACTIVE DIRECTORY
1 Tutorial de Active Directory - Parte 5
1 Tutorial de Active Directory - Parte 4
1 Tutorial de Active Directory - Parte 3
1 Tutorial de Active Directory - Parte 2
1 Tutorial de Active Directory - Parte 1
1 Aprenda a Usar o VMware - Parte 2
1 Aprenda a Usar o VMware - Parte 1
1 Saiba Como Ter Boletos Bancários em Seu Site
1 Alterando o Texto do Botão Iniciar
1 System Restore (Restauração do Sistema)
1 Recovery Console (Console de Recuperação)
1 Pecados Mortais no uso do E-mail - Parte 2
1 Pecados Mortais no uso do E-mail
1 SUS - Implementação e Administração - Parte 2
1 SUS - Implementação e Administração - Parte 1
1 Windows Server 2003 - O novo recurso Shadow Copies
1 Tutorial sobre Profiles
1 Criptografia no Windows 2000 Server e o Agente de Recuperação
1 Tudo sobre Permissões de Segurança: Compartilhamento e NTFS
1 Implementando o DFS: Distributed File System
1 Boot no Windows 2000/XP e o arquivo Boot.ini
1 Gerenciamento de Discos e Armazenamento
WINDOWS 2000
1 DHCP no Windows 2000 Server
1 DNS no Windows 2000 Server
1 Implementação e Administração do SUS
1 Serviço RRAS no Windows 2000 Server
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 1
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 2
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 3
1 Primeiros passos com Ajax Control Toolkit
1 Faça a sua declaração de imposto de renda com Linux
1 Sistema de Controle de Gasolina Mobile
1 Série Visual Source Safe - Parte 1
1 Extraindo dados para arquivo texto
1 Como exibir informações com múltiplas instruções SQL
1 Expressões Regulares No Microsoft SQL Server 2000
1 Cursores
1 O Namespace My
1 JOB no SQL Server
1 Criando uma aplicação Windows Service
1 Criando Class Libraries com VB.NET - Parte 2
1 Criando Class Libraries com VB.NET
1 Importação de arquivos XML com SQL Server 2000
1 Web Services e AD/DBA
1 Criando Sequence com SQL Server
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI