NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows : Redes002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

INTRODUÇÃO A REDES COM WINDOWS 2003

 

BENEFICIOS DE UMA REDE

 

Um dos grandes benefícios da tecnologia de rede é a capacidade de compartilhar informações e dados rapidamente e com baixo custo. Além disso, existem diversos sistemas gerenciais de grande porte, que se tornariam totalmente sem propósito, caso as redes inexistissem. Quer enviando mensagens de e-mail ou fazendo agendamento com base em rede, estas atividades são muito difundidas e utilizadas pelas grandes companhias.

 

Simplificar as tarefas de administração e de suporte dos computadores interligados, é uma das grandes vantagens de uma rede. O administrador da rede executa tarefas administrativas em qualquer computador que estiver na rede, de um único local, permitindo que a equipe técnica ofereça um suporte mais eficiente a uma versão de um sistema operacional ou aplicativo do que ter como controlar várias configurações e sistema específicos e individuais.

 

Antes do aparecimento das redes, os usuários de computadores precisavam de impressoras e outros periféricos próprios, o que gera altos custos em uma grande organização. A revolução das redes reduziu esses custos drasticamente tornando possível que vários usuários compartilhassem hardware e software simultaneamente.

 

FUNÇÕES DOS SERVIDORES EM UMA REDE

 

Servidores de banco de dados

 

São especializados em armazenamento de grandes massas de dados de forma centralizada a fim de disponibilizar os resultados de filtragens desses dados para as estações, evitando assim, que haja transferência desnecessária de dados.  Aplicativos robustos tais como o Microsoft SQL Server são exemplos de servidores de bancos de dados.

 

Servidores de emails

 

São similares aos servidores de bancos de dados só que o serviço é dirigido somente para remessa e recepção de e-mails. Gerenciando os serviços de e-mail na rede, este servidor é a ponte entre a Internet e o cliente.

 

Servidores de fax

 

Gerenciam o tráfego de faxes de entrada e saída da rede compartilhando um ou mais modems. Isso disponibiliza o serviço de fax para qualquer pessoa da rede sem a necessidade de instalação de um aparelho de fax nas estações de todos os usuários. Isto, logicamente, é uma medida atrativa do ponto de vista econômico.

 

Servidores de serviço de diretório

 

Criam um local centralizado para armazenar informações sobre a rede, incluindo a identidade dos usuários que estão acessando a rede, assim como os recursos que estão disponíveis em seu ambiente. Assim, a segurança da rede fica centralizada, facilitando as tarefas do administrador da rede.

 

Servidores de arquivos e impressão

 

Este serviço centraliza recursos de arquivo e impressão. Se um cliente solicitar dados ao servidor de arquivos e impressão, o banco de dados ou mesmo o arquivo inteiro será baixado na estação do cliente que fez a solicitação. Este servidor pode agir como um centralizador de arquivos sendo impressos, o que descongestiona a rede e propicia um melhor desempenho da mesma.

 

TIPOS DE REDES

 

Dependendo da forma como os computadores estão interligados e como acessam as informações, as redes são identificadas de duas maneiras: ponto a ponto e cliente-servidor. Para entendermos a utilização dos dois modelos, precisamos conhecer as diferenças entre eles.

 

Redes tipo Ponto a ponto

 

As redes mais simples são chamadas de redes ponto a ponto (ou peer-to-peer, em inglês), em que não há grande segurança, sofisticação no sistema operacional ou mesmo hierarquia entre os computadores. Os próprios usuários definem quais documentos querem disponibilizar entre si, e todos os computadores têm tanto o papel de servir documentos para os demais como também o de consultar dados nos outros computadores. Com relação a segurança, a autenticação é feita localmente, pelo banco de dados da estação que contém as informações de logon do usuário. As redes ponto a ponto são indicadas para ambientes pequenos, onde não haja preocupação com a segurança e simplesmente se queira aproveitar rapidamente as vantagens de uma rede.

 

Redes tipo Cliente-Servidor

 

Quando uma rede atinge um determinado tamanho, o tipo ponto a ponto deixa de atender às necessidades da organização. Por não haver centralização de seguranca, informações e recursos, este tipo de rede se destina a redes singelas. As situações mais complexas exigem uma rede cliente-servidor. A maioria das redes têm servidores dedicados, que funcionam exclusivamente como servidores e não são usados como clientes, otimizando assim o acesso aos recursos da rede, bem como aprimorando a segurança. Este modelo de rede é o mais usado atualmente. É importante salientar que existem combinações diversas, entre tipos de redes que aumentam sua funcionalidade.

 

Clientes (Hosts)

 

São as chamados estações. São os computadores dos usuários, que tem a função de solicitar serviços e informações aos servidores de rede.

 

Servidores (Servers)

 

Estes são os computadores responsáveis pelo fornecimento de dados e e serviços aos computadores clientes. Os servidores executam diversas tarefas de alta complexidade.  Nas redes de grande porte, os servidores se especializaram, a fim de poder atender à crescente demanda de necessidades dos usuários.

 

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

 

Você se lembra quando estávamos falando sobre os SO? Como você deve lembrar, um SO é a alma do computador. Sem ele, a máquina não pode realizar nada. Em uma rede, a coisa não é diferente. A rede precisa de um sistema operacional para fornecer os serviços básicos aos computadores e aos usuários. Podemos classificar estes serviços, em três classes:

 

» Atuar como coordenador das diversas atividades da rede tais como certificar-se de que a comunicação seja realizada no momento e da forma solicitada. Através de ferramentas específicas, um SO de rede capacita aplicativos a se comunicarem entre si, podendo trabalhar juntos e executar uma única tarefa, tal como um complexo cálculo matemático.

 

Um SO de rede também tem que oferecer suporte a vários provedores e agrupamentos de unidade de disco, além de ser confiável e ter uma grande capacidade de se recuperar de erros com extrema rapidez.

 

» Fornecer aos usuários, acesso aos recursos solicitados. Isto inclui arquivos e periféricos diversos, como impressoras e aparelhos de fax.

 

» Garantir a segurança da rede, no que diz respeito a integridade dos dados e dispositivos, além de verificar os acessos realizados, através de um sistema de autenticação de senhas, a fim de impedir acessos não autorizados aos diversos recursos da rede disponíveis.

 

Existem diferentes fabricantes de SO para rede e dependendo da origem do mesmo, o SO da estações se integra harmonicamente. Sistemas operacionais como o Microsoft Windows XP, Microsoft Windows 2000, Windows NT, Windows 95, Windows 98, Windows ME e Macintosh da Apple podem se comunicar facilmente.


Confira todos os artigos de Windows e Redes:

1 Como Criar Servidores Web com o Windows Server
1 Instalando o Google Chrome Com SCCM 2012 R2
1 Como Mapear Unidade De Rede Com Drive Maps
1 Como Utilizar Grupos Restritos No Active Directory
1 Como configurar o Client Push Installation no System Center
1 Como Criar uma Collection no System Center
1 Como Criar Atalho Na Área De Trabalho Com GPO
1 Como configurar a GPO para o System Center 2012 R2
1 Ninite Software Deployment
1 Guia de Certificação Microsoft
1 Como Alterar A Mascara de Rede No Escopo do DHCP
1 Como Criar uma GPO com WMI Filter
1 Como fazer uma migração de DHCP
1 Como Criar Pacotes de Instalação Automáticos e Silenciosos
1 Certificação ITIL
1 Como fazer download e instalar o VMWare Workstation 11
WINDOWS 7
1 Como Instalar o Windows 7 Automaticamente
1 Como Formatar o Windows 7
1 Os melhores Antivírus para Windows 7
1 Os melhores Aplicativos para Windows 7
1 Os melhores recursos do Windows 7
1 Como usar o Windows 7 para facilitar o seu dia a dia
1 Como escolher entre o Windows 7 e 8
WINDOWS 8
1 Como Formatar o Windows 8
1 Os melhores Antivírus para Windows 8
1 Os melhores Aplicativos para Windows 8
1 Os melhores recursos do Windows 8
1 Como usar o Windows 8 para facilitar o seu dia a dia
1 Principais diferenças entre o Windows 8 e 7
WINDOWS 2003 SERVER
1 Windows 2003 - DNS - Instalação do DNS e Criação de Zonas
1 Windows 2003 - DNS - Configurando as Propriedades de uma Zona
1 Windows 2003 - DNS - Configurando as Propriedades do Servidor DNS
1 Windows 2003 - DNS - Integração do DNS com o Active Directory
1 Windows 2003 - DNS - Atualização Dinâmica
1 Windows 2003 - DNS - Zonas de Pesquisa Inversa
1 Windows 2003 - MBSA - Microsoft Baseline Security Analyzer
1 Windows 2003 - Permissões de Compartilhamento
1 Windows 2003 - Permissões e Compartilhamento de Impressoras
1 Windows 2003 - Permissões NTFS
1 Windows 2003 - WINS - Introdução ao WINS
1 Windows 2003 - WINS - Instalação do WINS
1 Windows 2003 - WINS - Configurando as Propriedades do Servidor WINS
1 Windows 2003 - WINS - Replicação do WINS
1 Windows 2003 - DHCP – Instalação
1 Windows 2003 - DHCP - Configuração de Escopos
1 Windows 2003 - DHCP - Backup e Restore
1 Windows 2003 - DHCP - Compactando a Base de Dados do DHCP
1 Windows 2003 - DHCP - Auditoria no DHCP
1 Windows 2003 - Autenticação
1 Windows 2003 - Modelos de Segurança
WINDOWS - GERAL
1 Saiba Porque o Windows XP se Tornou uma Ameaça
1 Acesso Remoto [vídeo]
1 Como se preparar para os Exames da Microsoft [vídeo]
1 Cenários para utilização do Windows AIK - Parte 2
1 Cenários para utilização do Windows AIK - Parte 1
1 Windows AIK - Kit de Instalação Automática
1 Introdução ao MDT - Microsoft Deployment Toolkit
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 1
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 2
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 3
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 4
1 Caminhos de upgrade para o Windows Vista
1 Instalação do Windows Vista
1 Windows Vista Upgrade Advisor
1 Configurações básicas do Windows Mail
1 Contas de usuário no Windows Vista
1 Contatos do Windows
1 Cotas em disco no Windows Vista
1 Discos básicos no Windows Vista
1 Discos dinâmicos no Windows Vista
Seta Vídeo: Usando Sysprep e Ghost
Seta Vídeo: Instalando o Windows XP de forma automatizada
Seta Vídeo: Baixando atualizações do Windows e Integrando na Instalação – Parte 2
Seta Vídeo: Baixando atualizações do Windows e Integrando na Instalação – Parte 1
Seta Vídeo: Criando usuários e grupos no Active Directory com scripts automatizados
Seta Vídeo: RunAs Powerful - Script super poderoso
Seta Certificação - MCTS Windows 7
Seta Vídeo: Instalação do Serviço DNS - Parte 1
Seta Vídeo: Office Communications Server 2007 R2 – Parte 1
1 Virtual PC 2007 - Parte 2 - Instalação do Virtual PC 2007
1 Virtual PC 2007 - Parte 1 - Introdução ao Virtual PC 2007
ACTIVE DIRECTORY
1 Tutorial de Active Directory - Parte 5
1 Tutorial de Active Directory - Parte 4
1 Tutorial de Active Directory - Parte 3
1 Tutorial de Active Directory - Parte 2
1 Tutorial de Active Directory - Parte 1
1 Aprenda a Usar o VMware - Parte 2
1 Aprenda a Usar o VMware - Parte 1
1 Saiba Como Ter Boletos Bancários em Seu Site
1 Alterando o Texto do Botão Iniciar
1 System Restore (Restauração do Sistema)
1 Recovery Console (Console de Recuperação)
1 Pecados Mortais no uso do E-mail - Parte 2
1 Pecados Mortais no uso do E-mail
1 SUS - Implementação e Administração - Parte 2
1 SUS - Implementação e Administração - Parte 1
1 Windows Server 2003 - O novo recurso Shadow Copies
1 Tutorial sobre Profiles
1 Criptografia no Windows 2000 Server e o Agente de Recuperação
1 Tudo sobre Permissões de Segurança: Compartilhamento e NTFS
1 Implementando o DFS: Distributed File System
1 Boot no Windows 2000/XP e o arquivo Boot.ini
1 Gerenciamento de Discos e Armazenamento
WINDOWS 2000
1 DHCP no Windows 2000 Server
1 DNS no Windows 2000 Server
1 Implementação e Administração do SUS
1 Serviço RRAS no Windows 2000 Server
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 1
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 2
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 3
1 Primeiros passos com Ajax Control Toolkit
1 Faça a sua declaração de imposto de renda com Linux
1 Sistema de Controle de Gasolina Mobile
1 Série Visual Source Safe - Parte 1
1 Extraindo dados para arquivo texto
1 Como exibir informações com múltiplas instruções SQL
1 Expressões Regulares No Microsoft SQL Server 2000
1 Cursores
1 O Namespace My
1 JOB no SQL Server
1 Criando uma aplicação Windows Service
1 Criando Class Libraries com VB.NET - Parte 2
1 Criando Class Libraries com VB.NET
1 Importação de arquivos XML com SQL Server 2000
1 Web Services e AD/DBA
1 Criando Sequence com SQL Server
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI