NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows : Redes003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

INTRODUÇÃO A REDES COM WINDOWS 2003

 

ENTENDENDO O QUE É UM DOMINIO

 

O Windows 2003 gerencia redes organizando-as em estruturas chamadas domínios.

 

Um domínio é um agrupamento lógico de computadores em rede que compartilham uma área comum de armazenamento de informações sobre segurança.

 

Em um grupo de trabalho, cada computador tem seu próprio banco de dados de informação de segurança. A grosso modo esse banco de dados armazena informações sobre os usuários e as permissões que eles possuem. Então para que um único usuário possa acessar todos ou mais de um computador, ele vai precisar ter uma conta de usuário em cada maquina que ele for precisar acessar, duplicando e descentralizando as informações dos usuários. Para uma rede grande fica praticamente impossível administrar e manter as contas de usuários desta forma, porque para cada alteração em uma conta será necessário alterar manualmente as outras em cada computador.

 

Em um domínio, um servidor chamado de controlador de domínio gerencia todas as informações sobre os usuários e suas permissões. De forma centralizada. O banco de dados de informações dos usuários fica armazenado neste servidor.

 

RECURSOS DE UM DOMINIO

 

Logon único

 

Os recursos de arquivos, impressão e de aplicativos, são  uma poderosa ferramenta dos domínios. Através de um  o processo de logon único, os usuários acessem os vários recursos da rede.

 

Contas de usuário únicas

 

Ao contrário dos grupos de trabalho, onde os usuários precisam de uma conta separada em cada computador que acessarem, os usuários em um domínio precisam apenas de um única conta para acessarem recursos em vários computadores. Todas as contas de usuário são armazenadas em local central.

 

Gerenciamento Centralizado

 

Ao permitirem que todas as informações sobre contas de usuários e sobre recursos possam ser administradas de um único local no domínio, os domínios fornecem uma administração centralizada.

 

Escalonabilidade

 

Nos domínios, a maneira pela quais os usuários acessam recursos e a forma como os recursos são gerenciados em redes de grande porte são idênticas às mesmas que em redes singelas. Isto é outra notável característica dos domínios, pois permitem que eles sejam escalonáveis até se transformarem em grandes redes. Ou seja, mesmo que sua empresa seja pequena ela usa a mesma estrutura organizacional de uma grande empresa, tornando fácil o crescimento da sua rede.

 

Objetos organizados

 

O Windows 2003 permite que você organize os objetos no domínio em unidades organizacionais, que são coleções de objetos de um domínio. Os objetos são representações de componentes físicos existentes na rede de uma organização, tais como usuários e seus grupos específicos, computadores, periféricos, aplicativos, serviços e arquivos.

 

Acessando as informações com facilidade

 

Com o recurso de publicação de objetos, o administrador “publica”, por exemplo, uma impressora e qualquer usuário da rede pode encontrá-la e acessá-la. Isto vale para qualquer recurso em qualquer unidade organizacional. Assim, todos os recursos são facilmente utilizáveis por todos os usuários.

 

Regulamentando Acesso

 

Para regulamentar os acessos, o Windows 2003 permite a você aplicar uma “policy” ou diretiva ao domínio. Esta medida visa estabelecer como os usuários podem acessar, configurar e usar recursos do domínio. Isto consolida o gerenciamento de recursos e da segurança. É importante lembrar que você pode aplicar policies apenas dentro do domínio e não entre domínios.

 

Delegação de Autoridade

 

Nos domínios é possível atribuir permissões a um administrador para gerenciar objetos em um domínio inteiro ou em unidades organizacionais dentro do domínio. O administrador pode conceder direitos somente os objetos a serem gerenciados. O que passar disso, continua sendo responsabilidade do administrador.

 

COMO SE ORGANIZAM OS DOMINIOS

 

Todos os domínios são gerenciados por um controlador de domínios. A fim de simplificar o gerenciamento de vários domínios, desenvolveu-se o modelo de agrupamento de domínios em estruturas especiais chamadas árvores e florestas.

 

Controlador de domínios

 

Quando encontramos um computador executando o Windows 2003 Server, temos uma máquina capaz de gerenciar todos os domínios, geralmente chamada de controlador de domínios. Sua função é básica e se estende à todas as interações relativas a usuários e o domínio propriamente dito. Apenas a versão Web Edition do Windows 2003 não é capaz de efetuar a tarefa de controlador de domínio.

 

Árvores

 

Precisamos visualizar que uma árvore é uma organização hierárquica de domínios do Windows 2003 que compartilham um nome comum. O ato de adicionar um domínio a uma árvore existente, automaticamente o transforma num sub-domínio de um domínio da árvore e ele recebe o nome de domínio filho. Já o domínio ao qual ele foi adicionada é chamado de domínio pai.

 

Florestas

 

Similar ao que acontece na natureza, uma floresta é um conjunto de árvores. A característica principal de uma floresta é o fato de que os domínios não compartilham um nome comum, muito embora tenham uma estrutura comum. A floresta assume o nome da árvore raiz.

 

ENTENDENDO O QUE É ACTIVE DIRECTORY

 

O Active Directory é um recurso que armazena informações sobre os objetos da rede e fornece uma estrutura hierárquica que facilita a organização de domínios e recursos, facilitando assim a localização de recursos da rede, pelo usuários.

 

Estes recursos são:

 

Informações organizadas

 

O recurso de organização de diretórios em seções permite o armazenamento de um grande número de objetos, com a conseqüente possibilidade de expansão, de acordo com a demanda de crescimento da rede. Para ilustrar as vantagens, você pode ter um único servidor com centenas de objetos e este mesmo servidor pode crescer até atingir uma rede de milhares de servidores e milhões de objetos, reduzindo custos de implantação, uma vez que nada se perde da estrutura montada.

 

Centralização de informações

 

Ao centralizar as informações, que incluem usuários, grupos e impressoras, o Active Directory facilita a localização e uso dos objetos publicados pelo administrador da rede.

 

Segurança

 

Usando um logon único, os administradores gerenciam dados do diretório através da rede, possibilitando que os usuários autorizados da rede possam acessar os recursos em qualquer lugar na rede, sendo autenticados no controle de acesso aos objetos publicados no diretório.

 

Custo Total de Propriedade (TCO) reduzido

 

O custo real de propriedade de um computador inclui custos com manutenção, suporte, treinamento a atualização de software e hardware. O Active Directory faz isto, implementado diretivas de grupo, que permitem configurar ambientes nos computadores dos usuários e instalar aplicativos a partir de um local central, reduzindo assim o tempo utilizado para configurar as definições e instalar aplicativos em cada computador.

 

Flexibilidade

 

O modelo de administração do Active Directory adota a divisão de um domínio em unidades organizacionais. As unidades organizacionais permitem que o administrador da rede especifique os usuários que terão autoridade administrativa sobre partes da rede.

 

Administração simplificada

 

As ferramentas administrativas do Active Directory podem ser customizadas com o intuito de simplificar a administração dos recursos existente em uma rede.

 

Escalonabilidade

 

O Active Directory estende seus recursos a serviços similares mais antigos, que sejam baseados no Windows. Sua arquitetura é projetada para funcionamento em qualquer organização, independentemente de seu porte.


Confira todos os artigos de Windows e Redes:

1 Como Criar Servidores Web com o Windows Server
1 Instalando o Google Chrome Com SCCM 2012 R2
1 Como Mapear Unidade De Rede Com Drive Maps
1 Como Utilizar Grupos Restritos No Active Directory
1 Como configurar o Client Push Installation no System Center
1 Como Criar uma Collection no System Center
1 Como Criar Atalho Na Área De Trabalho Com GPO
1 Como configurar a GPO para o System Center 2012 R2
1 Ninite Software Deployment
1 Guia de Certificação Microsoft
1 Como Alterar A Mascara de Rede No Escopo do DHCP
1 Como Criar uma GPO com WMI Filter
1 Como fazer uma migração de DHCP
1 Como Criar Pacotes de Instalação Automáticos e Silenciosos
1 Certificação ITIL
1 Como fazer download e instalar o VMWare Workstation 11
WINDOWS 7
1 Como Instalar o Windows 7 Automaticamente
1 Como Formatar o Windows 7
1 Os melhores Antivírus para Windows 7
1 Os melhores Aplicativos para Windows 7
1 Os melhores recursos do Windows 7
1 Como usar o Windows 7 para facilitar o seu dia a dia
1 Como escolher entre o Windows 7 e 8
WINDOWS 8
1 Como Formatar o Windows 8
1 Os melhores Antivírus para Windows 8
1 Os melhores Aplicativos para Windows 8
1 Os melhores recursos do Windows 8
1 Como usar o Windows 8 para facilitar o seu dia a dia
1 Principais diferenças entre o Windows 8 e 7
WINDOWS 2003 SERVER
1 Windows 2003 - DNS - Instalação do DNS e Criação de Zonas
1 Windows 2003 - DNS - Configurando as Propriedades de uma Zona
1 Windows 2003 - DNS - Configurando as Propriedades do Servidor DNS
1 Windows 2003 - DNS - Integração do DNS com o Active Directory
1 Windows 2003 - DNS - Atualização Dinâmica
1 Windows 2003 - DNS - Zonas de Pesquisa Inversa
1 Windows 2003 - MBSA - Microsoft Baseline Security Analyzer
1 Windows 2003 - Permissões de Compartilhamento
1 Windows 2003 - Permissões e Compartilhamento de Impressoras
1 Windows 2003 - Permissões NTFS
1 Windows 2003 - WINS - Introdução ao WINS
1 Windows 2003 - WINS - Instalação do WINS
1 Windows 2003 - WINS - Configurando as Propriedades do Servidor WINS
1 Windows 2003 - WINS - Replicação do WINS
1 Windows 2003 - DHCP – Instalação
1 Windows 2003 - DHCP - Configuração de Escopos
1 Windows 2003 - DHCP - Backup e Restore
1 Windows 2003 - DHCP - Compactando a Base de Dados do DHCP
1 Windows 2003 - DHCP - Auditoria no DHCP
1 Windows 2003 - Autenticação
1 Windows 2003 - Modelos de Segurança
WINDOWS - GERAL
1 Saiba Porque o Windows XP se Tornou uma Ameaça
1 Acesso Remoto [vídeo]
1 Como se preparar para os Exames da Microsoft [vídeo]
1 Cenários para utilização do Windows AIK - Parte 2
1 Cenários para utilização do Windows AIK - Parte 1
1 Windows AIK - Kit de Instalação Automática
1 Introdução ao MDT - Microsoft Deployment Toolkit
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 1
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 2
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 3
1 Implementando Infraestrutura entre Matriz e Filial - Parte 4
1 Caminhos de upgrade para o Windows Vista
1 Instalação do Windows Vista
1 Windows Vista Upgrade Advisor
1 Configurações básicas do Windows Mail
1 Contas de usuário no Windows Vista
1 Contatos do Windows
1 Cotas em disco no Windows Vista
1 Discos básicos no Windows Vista
1 Discos dinâmicos no Windows Vista
Seta Vídeo: Usando Sysprep e Ghost
Seta Vídeo: Instalando o Windows XP de forma automatizada
Seta Vídeo: Baixando atualizações do Windows e Integrando na Instalação – Parte 2
Seta Vídeo: Baixando atualizações do Windows e Integrando na Instalação – Parte 1
Seta Vídeo: Criando usuários e grupos no Active Directory com scripts automatizados
Seta Vídeo: RunAs Powerful - Script super poderoso
Seta Certificação - MCTS Windows 7
Seta Vídeo: Instalação do Serviço DNS - Parte 1
Seta Vídeo: Office Communications Server 2007 R2 – Parte 1
1 Virtual PC 2007 - Parte 2 - Instalação do Virtual PC 2007
1 Virtual PC 2007 - Parte 1 - Introdução ao Virtual PC 2007
ACTIVE DIRECTORY
1 Tutorial de Active Directory - Parte 5
1 Tutorial de Active Directory - Parte 4
1 Tutorial de Active Directory - Parte 3
1 Tutorial de Active Directory - Parte 2
1 Tutorial de Active Directory - Parte 1
1 Aprenda a Usar o VMware - Parte 2
1 Aprenda a Usar o VMware - Parte 1
1 Saiba Como Ter Boletos Bancários em Seu Site
1 Alterando o Texto do Botão Iniciar
1 System Restore (Restauração do Sistema)
1 Recovery Console (Console de Recuperação)
1 Pecados Mortais no uso do E-mail - Parte 2
1 Pecados Mortais no uso do E-mail
1 SUS - Implementação e Administração - Parte 2
1 SUS - Implementação e Administração - Parte 1
1 Windows Server 2003 - O novo recurso Shadow Copies
1 Tutorial sobre Profiles
1 Criptografia no Windows 2000 Server e o Agente de Recuperação
1 Tudo sobre Permissões de Segurança: Compartilhamento e NTFS
1 Implementando o DFS: Distributed File System
1 Boot no Windows 2000/XP e o arquivo Boot.ini
1 Gerenciamento de Discos e Armazenamento
WINDOWS 2000
1 DHCP no Windows 2000 Server
1 DNS no Windows 2000 Server
1 Implementação e Administração do SUS
1 Serviço RRAS no Windows 2000 Server
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 1
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 2
1 Introdução às redes com Windows 2000 – Parte 3
1 Primeiros passos com Ajax Control Toolkit
1 Faça a sua declaração de imposto de renda com Linux
1 Sistema de Controle de Gasolina Mobile
1 Série Visual Source Safe - Parte 1
1 Extraindo dados para arquivo texto
1 Como exibir informações com múltiplas instruções SQL
1 Expressões Regulares No Microsoft SQL Server 2000
1 Cursores
1 O Namespace My
1 JOB no SQL Server
1 Criando uma aplicação Windows Service
1 Criando Class Libraries com VB.NET - Parte 2
1 Criando Class Libraries com VB.NET
1 Importação de arquivos XML com SQL Server 2000
1 Web Services e AD/DBA
1 Criando Sequence com SQL Server
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI