NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Prezados leitores, esta é a sexta parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo do primeiro módulo foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT. Nesta segunda parte da série, que irá da parte 20 até a parte 40 ou 50, apresentarei as ações práticas, relacionadas com os serviços DNS, DHCP e WINS.
Nesta parte desta segunda série de tutoriais, darei continuidade a parte prática de Administração do DNS,no Windows 2000 Server. Você aprenderá sobre a criação de registros em uma zona do DNS. Os registros é que contém as informações do banco de dados do DNS. Por exemplo, um registro do tipo A, contém um nome e o número IP associado ao nome.
Criando registros em uma zona
Muito bem, você já aprendeu a criar uma zona primária e uma zona reversa. Agora é hora de aprender a criar registros em uma zona do DNS. Neste item, através de um exemplo prático, você aprenderá a verificar e alterar o registro SOA de uma zona direta, o qual é criado automaticamente quando a zona é criada e também aprenderá a criar registros em uma zona.
Para acessar o registro SOA de uma zona, siga os passos indicados a seguir:
1. Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2. Abra o console DNS: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> DNS.
3. Será exibido o console DNS. Clique no sinal de + ao lado da opção Zonas de pesquisa direta.
4. Serão exibidas as zonas de pesquisa direta existentes no servidor.
5. Clique com o botão direito do mouse na zona xyz.com.br criada anteriormente ou na zona na qual você deseja criar um registro. No menu de opções que é exibido clique na opção Propriedades.
6. Será exibida a janela de propriedades para a zona xyz.com.br. Clique na guia Início de autoridade (Start of Authority (SOA)).
Nota: Não posso deixar de registrar os meus mais sinceros e veementes protestos contra a tradução que é feita. Traduzir Start of Authority por Início de autoridade, pode até ser correto pelo idioma, mas tecnicamente é uma lástima ou algum administrador DNS saberá o que é o registro Início de autoridade? Agora não tem um único administrador DNS que não saberia informar o que é o registro Start of Authority. Estas questões deviam ser seriamente levadas em consideração na hora de fazer as traduções.
7. Será exibida a guia com os valores para os campos do registro SOA, da zona xyz.com.br, conforme indicado na Figura a seguir:
Figura - O registro SOA para o domínio xyz.com.br
8. Estes são os valores padrão, definidos pelo assistente de criação da zona direta de pesquisa. A seguir descrevo, em detalhes, os campos do registro SOA:
UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008. |
Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão. |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp |
9. Após ter feito as alterações desejadas clique em OK para fechar a janela de propriedades da zona.
Criando novos registros em uma zona do DNS
Para criar novos registros em uma zona, siga os passos indicados a seguir:
1. Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2. Abra o console DNS: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> DNS.
3. Será exibido o console DNS. Clique no sinal de + ao lado da opção Zonas de pesquisa direta se você quiser criar um registro em uma zona direta ou no sinal de + ao lado da opção Zonas de pesquisa inversa, se você deseja criar um registro em uma zona inversa.
4. Serão exibidas as zonas da opção selecioanda.
5. Clique com o botão direito do mouse na zona onde você deseja criar o registro. Observe, no menu que é exibido, que já existem opções diretamente para criar os tipos de registros mais utilizados:
A título de exemplo você irá criar dois novos tipos de registro em uma zona direta: um registro do tipo A e outro do tipo HINFO.
6. Clique com o botão direito do mouse em uma zona de pesquisa direta, onde o registro será criado.
7. No menu de opções que é exibido clique na opção Novo host...
8. Será exibida a janela Novo Host. Digite o nome e o endereço IP associado, conforme exemplo da Figura a seguir. É importante salientar que você deve digitar apenas o host name (primeira parte do nome). O próprio DNS completa o nome (no campo Full qualified domain name), anexando o nome da zona ao nome de host.
Figura - Criando um registro do tipo A.
9. Nesta janela você também tem a opção “Criar registro de ponteiro associado (PTR)”. Se você marcar esta opção será criado um registro do tipo PTR na zona inversa correspondente. Esse registro permitirá a resolução inversa, ou seja, dado o número IP será retornado o nome associado com o número IP.
10. Defina as opções desejadas e clique em Adicionar Host. A janela Novo Host continua aberta. Clique em Concluído para fechá-la.
11. Pronto, o registro do tipo A foi criado, conforme indicado na Figura a seguir:
Figura - Registro do tipo A, recém criado.
12. Agora vamos criar um registro do tipo HINFO.
13. Clique com o botão direito do mouse na zona de pesquisa direta, onde o registro HINFO será criado.
14. No menu de opções que é exibido clique na opção Outros novos registros...
15. Será exibida a janela Tipo de registro de recurso. Na lista de tipos de registro clique na opção Informações sobre o host, conforme ilustrado na Figura a seguir:
Figura - Criando um novo registro do tipo HINFO.
16. Clique no botão Criar registro...
17. Será aberta a janela para você inserir as informações sobre o registro HINFO. Defina as informações, conforme exemplo da Figura a seguir:
Figura - Definindo informações para o registro HINFO.
18. Clique em OK. O registro do tipo HINFO será criado e você estará de volta à janela Tipo de registro de recurso. Clique em Concluído para fechar esta janela.
19. O registro do tipo HINFO já é exibido no console DNS, conforme indicado na Figura a seguir:
Figura - Registro do tipo HINFO, recém criado.
20. Feche o console do DNS.
Conclusão
Muito bem, agora você já sabe criar zonas diretas e inversas e também aprendeu a criar registros em uma zona. O próximo passo é aprender a configurar as propriedades de uma zona e as propriedades do servidor DNS. Mas isso já é assunto para as próximas partes deste tutorial.
UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008. |
Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão. |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI