[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 022 - Capítulo 02 - Janelas e seus elementos e comandos

O Sistema operacional continua se chamando Windows (7), portanto continua sendo baseado no conceito de janelas. Cada aplicativo que você abre no Windows 7 é aberto em sua própria janela. Podemos ter várias aplicativos abertos simultaneamente, porém cada um em sua própria janela. Para cada janela que é aberta, um botão é adicionado na Barra de tarefas. Conforme veremos mais adiante, estes botões podem ser utilizados para executar uma série de tarefas sobre a janela correspondente ao botão.

Nota: Conforme comentei no tópico sobre as Novidades do Windows 7, a Barra de Tarefas foi um dos itens que mais sofreu mudanças no Windows 7. Os botões são bem maiores, a sua funcionalidade está bem diferente. Veremos isso, em detalhes, no tópico sobre a Barra de Tarefas, ainda neste capítulo.

Os principais elementos de cada janela continuam os mesmos. Vamos a uma breve descrição destes elementos.

  • Barra de menus: Cada aplicativo apresenta uma Barra de menus, na parte de cima da janela. Os menus dão acesso a todos os comandos do aplicativo. Por exemplo, no Word, até a versão 2003, temos o menu Arquivo, o qual dá acesso a comandos como Salvar, Abrir, Fechar, etc. Para acessar um determinado menu basta clicar com o mouse no respectivo menu ou pressionar a tecla Alt+ a letra que estiver sublinhada no nome do menu. Por exemplo, para abrir o menu Arquivo no Word 2003, basta pressionar Alt+A, para abrir o menu Editar, basta pressionar Alt+E, para abrir o menu Exibir basta pressionar Alt+X e assim por diante. A partir do Office 2007, com a interface chamada de Ribbon, houve modificações consideráveis nos aplicativos do Office (Word, Excel, Access, PowerPoint e outros) e o número de menus foi bastante reduzido, tendo sido substituído por uma barra de opções que, segundo a Microsoft, é bem mais fácil de usar e bem mais intuitiva. Eu e o público em geral parecem discordar desta opinião, pois a adoção do Office 2007 ficou muito abaixo do esperado pela Microsoft. Esta é mais uma lição valiosa de que não adianta querer impor modos de trabalhar aos usuários, pois se não for do agrado do usuário, ele simplesmente não usa.
  • Barra de títulos: Cada janela tem a sua própria Barra de títulos que fica bem na parte de cima da janela, normalmente acima da Barra de menus. Na barra de títulos normalmente é exibido o nome do aplicativo e caso seja um aplicativo que trabalha com arquivos, o nome do arquivo carregado. Por exemplo no Word, a barra de títulos Exibe o seguinte texto: Microsoft Word – Júlio Battisti – Windows 7 CURSO COMPLETO – Capítulo 02.doc. Isto significa que estou trabalhando no Word e com o arquivo Júlio Battisti – Windows 7 CURSO COMPLETO – Capítulo 02.doc carregado na minha janela de trabalho.

Novidade do Windows 7: Uma novidade do Windows 7, já comentada no Capítulo 1 é o Shake. Usando Shake, você pode minimizar, rapidamente, todas as janelas abertas na área de trabalho menos a janela com a qual deseja trabalhar. Para isso, basta clicar na barra de título da janela que você deseja manter aberta, manter o mouse pressionado e sacudir (mover o mouse para lá e para cá, rapidamente). Com isso, rapidamente, todas as demais janelas serão minimizadas, exceto a que você está chacoalhando (Shake). Para restaurar as janelas minimizadas, chacoalhe a janela aberta novamente. O Shake é uma novidade bem interessante e útil.
Dicas: A Barra de títulos, além de informativa, pode ser utilizada para mover uma janela de lugar. Para mover uma janela basta clicar com o botão esquerdo do mouse na Barra de títulos da janela, manter o botão do mouse pressionado e arrastar a janela para uma nova localização. A medida que você vai movendo o mouse, a janela vai sendo arrastada, quando você “chegar” no lugar desejado é só liberar o mouse que a janela será posicionada no lugar escolhido. Você pode maximizar uma janela (fazer com que a janela ocupe todo o espaço do vídeo), dando um clique duplo na Barra de títulos. Se uma janela já estiver maximizada e você der um clique duplo na Barra de títulos a janela voltara a ter o tamanho que ela tinha, antes de ter sido Maximizada.

  • Botão Minimizar – (Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti): Ao clicar neste botão a janela será minimizada, isto é, será retirada do vídeo. O botão correspondente a janela continua sendo exibido na Barra de tarefas. Podemos clicar no botão correspondente ao aplicativo, na Barra de Tarefas, para que a janela volte a posição e tamanho originais, antes de ter sido minimizada.
  • Botão Maximizar – (Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti): Se a janela não estiver maximizada, o botão Maximizar é exibido – botão com o desenho de um pequeno quadrado. Ao clicar neste botão a janela será maximizada. Quando a janela está maximizada temos o botão Restaurar - (Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti), que é o botão com o desenho de dois pequenos quadrados sobrepostos. Ao clicar neste botão a janela é restaurada ao tamanho que ele tinha, antes de ter sido maximizada.
  • Botão Fechar - (Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti): Botão com o desenho de um x. Ao clicar neste botão o aplicativo será fechado. Se você tiver feito alterações em algum arquivo carregado no aplicativo que está sendo fechado e não tiver salvo as alterações, o Windows emite uma mensagem avisando que existem alterações a serem salvas e pede se você deseja salvar as alterações. Para salvar as alterações basta clicar no botão Sim, para sair sem salvar as alterações clique no botão Não e para voltar ao aplicativo clique no botão Cancelar. Você também pode fechar uma janela utilizando as teclas Alt+F4 ou a opção Fechar do Menu controle (será descrito logo a seguir) ou utilizando o comando Arquivo -> Fechar da Barra de menus ou clicando com o botão direito do mouse, no botão correspondente ao aplicativo, na Barra de tarefas e, no menu que surge seleciona a opção Fechar. Esta é uma das características do Windows, ou seja, temos diversas opções para realizar uma mesma tarefa. Outro detalhe importante a ser destacado é que, no Windows 7, o botão Fechar é maior do que nas versões anteriores, até o Windows XP, e tem um conjunto de cores que faz com que ele se destaque dos demais botões, facilitando, desta forma, a sua localização.
  • Menu controle: Este menu fica na barra de títulos do aplicativo, próximo ao canto superior esquerdo. É representado por uma pequena figura relacionada com o aplicativo em questão. Por exemplo, na janela do Word até a versão 2003, o menu controle é representado por um pequeno “W” Azul, bem à esquerda, na barra de títulos da janela do Word. Ao clicar no Menu controle são disponibilizadas opções para Restaurar, Mover, Dimensionar, Minimizar, Maximizar e Fechar a janela. O Menu controle também pode ser aberto pressionando as teclas Alt + -  (A tecla Alt mais o sinal de menos). O menu controle normalmente é utilizado por quem prefere utilizar o máximo possível o teclado, ao invés do mouse, o que convenhamos, é um pouco difícil de encontrar nos dias de hoje.
  • Barras de rolagem: Se o arquivo que está sendo exibido em um determinado aplicativo, for maior do que o tamanho que pode ser exibido na tela, serão disponibilizadas Barras de rolagem. Com as barras de rolagem podemos nos deslocar através de documentos longos, tanto na vertical quando na horizontal. Hoje em dia, a grande maioria dos modelos de mouse vem com um terceiro botão, bem pequeno que mais parece uma bolinha de rolagem. Este botão é utilizado para fazer a rolagem em documentos longos. Não confundir este botão com os mouses mais antigos, que tinham realmente três botões, embora o botão do meio raramente fosse utilizado.
  • Bordas da janela: As bordas são utilizadas para alterar o tamanho de uma janela (tecnicamente chamamos de redimensionar a janela). Para alterar o tamanho de uma janela, utilizando as suas bordas, a janela não pode estar maximizada. Para alterar a largura de uma janela basta apontar o mouse para uma das bordas laterais, quando o mouse trocar o seu formato para o formato de uma setinha com duas pontas, é só clicar com o botão esquerdo do mouse, manter o  botão do mouse pressionado e ir movimentando o mouse para definir o novo tamanho. Ao atingir o tamanho desejado é só liberar o mouse. Para alterar a altura de uma janela basta utilizar a borda superior ou a borda inferior e repetir o processo descrito anteriormente. Para alterar as duas dimensões, largura e altura, simultaneamente, basta apontar o mouse para um dos cantos da janela e utilizar o processo já descrito. Outro detalhe importante e que é novidade no Windows Vista e que também está presente no Windows 7 é que as bordas da janela são exibidas como uma linha mas espessa e mais destacada do que nas versões anteriores. Este pequeno detalhe facilita a localização das bordas e a sua utilização para redimensionar a janela. São pequenos e importantes detalhes, que na sua soma, tornam a utilização do Windows 7 bem mais agradável, prática e produtiva do que as versões anteriores do Windows, até o Windows XP.
  • Barra de status: A Barra de status fica na parte inferior da janela e é utilizada para exibir informações sobre o aplicativo. No Word, por exemplo, é exibido o número da páginas, o total de páginas do documento, o número da linha/coluna onde está o cursor e outras informações referentes ao documento aberto no momento.
  • Barras de ferramentas do aplicativo: Cada aplicativo pode ter uma ou mais barra de ferramentas. Na barra de ferramentas temos botões que representam os principais comandos do aplicativo. Por exemplo, nos aplicativos do Microsoft Office até a versão 2003 (Word, Excel, Access e PowerPoint), temos um botão com o desenho de um disquete que é atalho para o comando Arquivo -> Salvar, um botão com o desenho de uma impressora que é um atalho para o comando que imprime o documento e assim por diante.

Conforme você já deve ter notado, em relação aos elementos de uma janela não existem grandes novidades em relação as versões anteriores do Windows. As maiores mudanças são realmente em relação ao aspecto visual dos diversos elementos que compõem uma janela, com o objetivo de facilitar operações tais como redimensionar ou mover uma janela.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI