[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 023 - Capítulo 02 - A barra de ferramentas - Introdução

A Barra de ferramentas foi introduzida com o lançamento do Windows 95, ela fica na parte inferior da tela, entre o botão Iniciar e a bandeja do sistema. A bandeja do sistema é o espaço na parte inferior, do lado direito, onde são exibidos ícones para alguns utilitários e para a hora do sistema. A Barra de ferramentas facilita bastante o gerenciamento das janelas que estão abertas e principalmente facilita a alternância entre uma janela e outra.

Para cada janela aberta, um botão é adicionado na Barra de ferramentas. Por exemplo, se você abre o Word, um botão é adicionado na Barra de ferramentas, se você abre o Paint, um novo botão é adicionado e assim por diante. A principal mudança, ou melhor, a mudança mais facilmente notada, no Windows 7 é, sem dúvidas, a Barra de Ferramentas. Ela “engordou”, ou seja, ficou mais larga e os ícones presentes nela ficaram maiores.

Na Figura 2.6 temos um exemplo onde foram abertos alguns programas. Observe cada um dos respectivos botões na Barra de ferramentas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.6 – A nova barra de Ferramentas do Windows 7.

Dica: Nas versões até o Windows 98, se abríssemos duas ou mais janelas para um aplicativo, por exemplo para o Word, para cada janela do aplicativo seria adicionado um botão à barra de ferramentas. Por exemplo, se abríssemos duas janelas do Word, teríamos dois botões para o Word na Barra de ferramentas. Independente do número de botões, estes eram colocados lado a lado. Se não houvesse espaço para todos os botões uma pequena flechinha para a direita era exibida na Barra de ferramentas para que, ao clicar nessa flechinha, pudéssemos acessar os botões que estavam ocultos por falta de espaço. Desde o Windows XP, Windows Vista e também no Windows 7 os diversos botões, correspondentes as diversas janelas de um mesmo aplicativo, por padrão, são colocados sobrepostos na Barra de ferramentas e não mais lado a lado. Aqui temos mais uma novidade interessante no Windows 7. Quando temos duas ou mais janelas abertas, do mesmo aplicativo, o ícone do aplicativo é exibido uma única vez. Por exemplo, se tivermos duas ou mais janelas do Word abertas, o ícone do Word será exibido, uma única vez, na Barra de Tarefas. Ao apontar o mouse para o ícone do Word, serão exibidas miniaturas das janelas do Word abertas, conforme exemplo da Figura 2.7, onde temos três janelas do Word abertas (o que é indicado pelas três miniaturas que foram abertas, ao apontar o mouse para o ícone do Word, conforme indicado na Figura 2.7). Observe também que no próprio ícone do Word, existe um indicativo de quantas janelas estão abertas. O ícone do Word na verdade parece ser uma figura de três ícones sobrepostos -> Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Este é um indicativo do número de janelas abertas, do respectivo aplicativo. Uma vez exibidas as miniaturas, ao apontar para uma delas, será exibida a janela correspondente a miniatura que está sendo apontada. Para trazer para primeiro plano a janela relacionada a miniatura, basta clicar na respectiva miniatura e pronto, a janela é exibida em primeiro plano.

IMPORTANTE: Caso não sejam exibidas as miniaturas é por que a interface Aero não está habilitada no seu computador. Isso pode acontecer se você tiver uma placa de vídeo mais antiga, a qual não atende os requisitos mínimos para funcionamento da interface Aero.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.7 – O novo funcionamento da Barra de Tarefas.

A medida que você abre mais aplicativos, mais botões vão sendo exibidos na Barra de Tarefas. Se o número de botões for muito grande, primeiro o Windows diminui o tamanho de cada botão, para que todos possam ser exibidos. Porém se o número de botões for muito grande, ou seja, se você abrir muitas janelas, de tal maneira que não tenha espaço suficiente na Barra de tarefas , será exibida uma seta para cima e uma seta para baixo, no final da Barra de tarefas. Estas setas podem ser utilizados para exibir os botões que estão ocultos devido a falta de espaço na Barra de tarefas. Na Figura 2.14 estão indicados os botões que surgem quando não existe espaço suficiente na Barra de tarefas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.8 – O novo funcionamento da Barra de Tarefas.

Dica para usuários do Windows XP e do Windows Vista: Se você é daqueles usuários, como eu, que adorava a Barra de Inicialização Rápida, você irá sentir falta dela no Windows 7. A Barra de Iniciação rápida era aquela barra de atalhos, que ficava ao lado direito do Botão Iniciar, com atalhos para o botão Mostrar Área de Trabalho (botão que minimizava todas as janelas e que eu considerava extremamente útil e prático), Internet Explorer, e outros atalhos que você viesse a criar. Ao fazer o upgrade do Windows Vista para o Windows 7, a barra de Inicialização Rápida não é mais exibida na Barra de Tarefas e você (assim como eu), poderá sentir falta. A boa notícia é que é possível restaurar a Barra de Inicialização rápida, exatamente como ela era no Windows Vista. Este será justamente o nosso exemplo prático a seguir. No Windows 7, podemos adicionar qualquer pasta, como sendo uma nova barra de atalhos na Barra de Ferramentas. No nosso exemplo, vamos adicionar a pasta onde ficavam os atalhos da Barra de Inicialização rápida do Windows Vista, como uma nova Barra de Ferramentas. Depois vamos configurá-la para ficar na mesma posição que ficava no Windows Vista, ou seja, ao lado do botão Iniciar e com o mesmo aspecto, apenas com ícones maiores, para ficar no padrão do Windows 7. Então mãos a obra.

Exemplo Prático: Habilitando a Barra de Inicialização Rápida no Windows 7

Exemplo prático: Para habilitar a configurar a Barra de Inicialização Rápida, no Windows 7, siga os passos a seguir.

1. Faça o logon no Windows 7.

2. Clique com o botão direito do mouse em uma área em branco na Barra de Tarefas (à direita do último ícone da Barra de Tarefas) e, no menu que é exibido, clique em Barra de ferramentas -> Nova barra de ferramentas.

3. Será exibida a janela Nova barra de ferramentas – Escolha uma pasta. Você deve navegar até a pasta correspondente a Barra de Inicialização Rápida que existia no Windows Vista, a qual fica no seguinte caminho: C:\Users\juliob\AppData\Roaming\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch. Navegue até esta pasta, selecione a pasta Quick Launch e depois clique no botão Selecionar pasta. Pronto, parte do trabalho já foi feito. Agora a Barra de Inicialização Rápida (Quick Launch) é exibida como um menu na Barra de Tarefas. Ao abrir este menu, serão exibidos, exatamente os atalhos que existiam na Barra de Inicialização Rápida, antes de você fazer o Upgrade do Windows Vista para o Windows 7, conforme indicado na Figura 2.9:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.9 – A Barra de Inicialização Rápida como um Menu.

Dica 01: Substitua juliob pelo nome de usuário que você usava para fazer o logon no Windows Vista.

Dica 02: A barra de Inicialização rápida só existirá se você fez um Upgrade do Windows Vista (ou do Windows XP para o Windows 7). Caso você tenha feito uma instalação do Windows 7 a partir do zero, você poderá criar uma Barra de Inicialização rápida, a partir do zero. Para isso basta criar uma pasta em branco. Você pode criar a pasta com o nome que desejar, não precisa, obrigatoriamente, ter o nome de Quick Launch. Após criar a pasta, no item 3, selecione a pasta que você criou. Será criada uma barra em branco, na qual você poderá adicionar atalhos. Ainda neste capítulo você aprenderá a adicionar atalhos a uma barra de ferramentas que está sendo exibida na Barra de tarefas.

4. Muito bem, agora o nosso trabalho é configurar a Barra de Inicialização rápida, para que ela fique na posição tradicional, ou seja, ao lado do Botão Iniciar e que sejam exibidos somente os ícones, sem o texto relativo a cada ícone. Mãos a obra.

5. O primeiro passo é verificar se a Barra de Tarefas está bloqueada. Se ela estiver bloqueada, não será possível mover a barra de Ferramentas Quick Launch. Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco da Barra de tarefas. Observe se a opção Bloquear a barra de tarefas. Se tiver um sinal de certo ao lado desta opção é por que a Barra de tarefas está bloqueada. Se for este o caso, clique nesta opção para tirar o sinal de certo. Isso irá desbloquear a Barra de tarefas. Se não houver um sinal de certo ao lado da opção Bloquear a barra de tarefas, é por que ela não está bloqueada. Se for este o caso, clique em qualquer local, fora do menu, para fechar o menu.

6. Muito bem, desbloqueada a Barra de tarefas, o mais “chato”, digamos assim, de fazer, é mover a barra de tarefas. Observe que do lado direito do botão Iniciar tem uma carreira com três filas de pontos (esta carreira só é exibida se a Barra de tarefas estiver desbloqueada. Veja item 5. Se a Barra de tarefas estiver bloqueada, esta opção não será exibida). Aponte o mouse para estas fileiras de pontinhos e, quando o mouse ficar com o desenho de uma seta dupla, clique com o botão esquerdo do mouse, mantenha o botão pressionado e arrasto ao máximo possível para a direita. Pronto, os botões da Barra de Tarefas irão para o lado direito e a barra Quick Launch irá “saltar para o lado esquerdo”, ficando próxima ao botão Iniciar, conforme indicado na Figura 2.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.10 – Movemos a Barra de Ferramentas Quick Launch para o lado do Botão Iniciar

7. Agora vamos fazer com que deixem de ser exibidos os rótulos de cada atalho. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da Barra de Ferramentas Quick Launch e, no menu de opções que é exibido, clique em Mostrar Texto, para ocultar o rótulo dos atalhos. Clique novamente com o botão direito do mouse em Quick Launch e, no menu de opções que é exibido clique em Mostrar título. Pronto, a expressão Quick Launch também é ocultada e agora temos somente os atalhos que são, exatamente os mesmos atalhos que você tinha, na barra de Inicialização Rápida, no Windows Vista, antes do Upgrade para o Windows 7, conforme indicado na Figura 2.11:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.11 – Atalhos que existiam na Barra de Inicialização Rápida, antes do Upgrade do Windows Vista para o Windows 7

8. Observe que, por padrão, os atalhos são exibidos na forma de Ícones pequenos. Eu deixei, propositadamente neste formato, para que fosse visualmente fácil de diferenciar entre os ícones da Barra de Inicialização Rápida e os ícones/botões da Barra de Tarefas (os quais são exibidos em tamanho maior na Figura 2.11). Podemos fazer com que os ícones da Barra de Inicialização Rápida sejam exibidos em tamanho grande. Para isso, clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco á direita do último ícone da Barra de Inicialização Rápida e, no menu de opções que é exibido, clique em Exibir -> Ícones Grandes. Pronto, os ícones da Barra de Inicialização Rápida passam a ser exibidos em tamanho grande, conforme indicado na Figura 2.12:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.12 – Ícones em Tamanho Grande

9. Pronto, agora você tem no Windows 7, exatamente a mesma barra de Inicialização Rápida, com os mesmos atalhos, que você tinha no Windows Vista.

Novidade do Windows 7: Embora eu tenha feito todo este exemplo, passo a passo, eu também tenho o dever de informar que existem recursos e novidades no Windows 7, que poderão fazer com que você nem queira mais usar a Barra de Inicialização Rápida. Isso tudo por que, no Windows 7, existe o recurso de “Fixar um botão na Barra de Tarefas”. Fixar um botão, significa, na prática, criar um atalho par ao respectivo aplicativo, na Barra de Tarefas. Por exemplo, ao abrir o Word, um botão para o Word é exibido na Barra de Tarefas. Para fixar este botão na Barra de Tarefas, de tal forma que passe a ser um atalho para o Word, basta clicar com o botão direito do mouse no botão do Word e, no menu que é exibido, clicar em Fixar este programa na barra de tarefas. Pronto, o botão do Word é fixado como um atalho, diretamente na Barra de tarefas. Para “desafixar” um botão da Barra de Tarefas, basta clicar com o botão direito do mouse no botão a ser desafixado e, no menu de opções que é exibido, clicar em Desafixar este programa da Barra de Tarefas. O Windows 7 usa ícones diferentes para indicar se um botão está fixado ou desafixado na Barra de Tarefas. Por exemplo, quando o botão do Word está fixado na Barra de Tarefas é exibido o seguinte ícone: Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti. Quando o Word não está fixado na Barra de tarefas é exibido o seguinte ícone: Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti. Observe que são ícones bem diferentes e um indicativo visual importante, para indicar se o atalho do Word está fixado Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti ou não fixado Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti. Vejam que com este recurso de Fixar um atalhos na Barra de Tarefas, podemos construir, rápida e facilmente, nossa própria Barra de Atalhos rápidos, sem precisar da Barra de Inicialização rápida. O meu papel, como escritor, é mostrar as diferentes opções disponíveis e deixar que o amigo leitor escolha a que melhor se adapta ao seu jeito de trabalhar. Sem querer influenciar, vou dar a minha opinião. Eu prefiro continuar usando a Barra de Inicialização rápida (principalmente por que nela existe o botão Mostrar área de trabalho, que ao clicar nele, minimiza todas as janelas abertas e exibe a Área de trabalho). Eu deixo os atalhos para os programas que eu mais uso, na Barra de Inicialização rápida e não fixo nenhum botão na Barra de Tarefas. Com isso, eu sei que os botões que são exigidos na Barra de Tarefas são somente os botões dos programas que realmente estão abertos, o que, para o meu modo de trabalhar, é bastante útil. Se eu fixar botões na Barra de Tarefas, os botões continuam sendo sempre exibidos, mesmo que o respectivo programa não esteja aberto. Eu não gosta desta nova maneira do Windows 7 utilizar a Barra de Tarefas. Por isso eu não fixo nenhum botão na Barra de Tarefas. Com isso tenho a certeza que somente serão exibidos na Barra de Tarefas, botões dos programas efetivamente abertos. E os atalhos que eu necessito, principalmente para os programas mais utilizados, eu crio na Barra de Inicialização Rápida. Este é o meu jeito preferido de trabalhar.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI