[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 025 - Capítulo 02 - Configurando a barra de tarefas

Existem algumas opções e comportamentos da barra de tarefas que podem ser configurados. Por exemplo, podemos definir se a Barra de tarefas deve ser sempre exibida na tela ou somente quando a seta do mouse “passa” sobre a Barra de tarefas, podemos definir se devem ser exibidas barras de ferramentas com botões de comandos e quais barras devem ser exibidas e assim por diante.

Para acessar a tela de configuração de Propriedades da Barra de tarefas, dê um clique com o botão direito do mouse no espaço em branco, após o último botão da Barra de tarefas. No menu de opções que surge dê um clique na opção Propriedades. Será exibida a janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar”, indicada na Figura 2.16:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.16 – Propriedades da Barra de tarefas e do Menu Iniciar.

A seguir descrevo as opções de configuração da guia Barra de tarefas, da janela de propriedades da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar

Opções da guia Barra de Tarefas:

  • Bloquear a barra de tarefas: Se esta opção estiver marcada, a barra de tarefas será fixada (bloqueada) na posição atual na área de trabalho para não poder ser movida para um novo local. Esta opção bloqueia também o tamanho e a posição de qualquer barra de ferramentas exibida na barra de tarefas para não ser possível alterá-la. Por padrão, após a instalação do Windows 7, esta opção vem marcada. Se esta opção estiver desmarcada, o usuário pode mover a barra de tarefas para qualquer um dos lados da tela: direito, esquerdo, superior ou inferior (que é o local padrão para a Barra de tarefas). Para mover a Barra de tarefas basta clicar com o botão direito do mouse no espaço livre, ao lado do último botão, manter o botão do mouse pressionado e arrastar a barra para um dos lados da tela. Se a opção Bloquear a barra de tarefas estiver desmarcada a barra de tarefas também poderá ser redimensionada. A barra de tarefas é como uma janela qualquer. para redimensioná-la basta apontar o mouse para a borda da barra de tarefas até que a seta do mouse se transforme em uma seta de ponta dupla. Depois é só clicar e arrastar para o novo tamanho desejado. Se a Barra de tarefas estiver desbloqueada também será possível redimensionar o espaço utilizado pelos vários elementos da Barra de Tarefas. Logo à direito do botão Iniciar, podem ser exibidas uma ou mais Barra de ferramentas, sendo a mais comum, a Barra Início Rápido, da qual já tratamos em detalhes anteriormente. Depois das barras de ferramentas, vem o espaço para exibição dos botões para os aplicativos abertos. E, no final, do lado direito, o espaço destinado à Bandeja do Sistema, onde além da hora, são exibidos ícones para uma série de aplicativos e utilitários instalados no seu computador, tais como o anti-vírus e anti spyware. Quando a barra de tarefas está desbloqueada, é possível redimensionar o espaço disponível para a exibição dos botões associados com os aplicativos abertos. Existe um indicador visual que mostra se a Barra de Tarefas está ou não bloqueada. Observe que antes de começar o espaço para a Bandeja do sistema, tem três carreiras verticais de pontos. Existem outras três carreiras de pontos, no lado esquerdo do primeiro botão que é exibido na Barra de Tarefas. Este é o indicativo visual de que a Barra de Tarefas está desbloqueada. Se não estiverem sendo exibidas estas carreiras de pontos, a Barra de Tarefas está bloqueada. Estando a Barra de Tarefas desbloqueada, você pode apontar o mouse para as Carreiras de pontos, até que o mouse se transforme em uma seta de ponta dupla. Neste momento você pode clicar com o botão esquerdo, manter o botão pressionado e arrastar, para redimensionar o espaço disponível para serem exibidos os botões relacionados aos aplicativos abertos, na Barra de Tarefas.

Nota: Falaremos mais sobre as barras de ferramentas exibidas na barra de tarefas, no final deste capítulo.

  • Ocultar automaticamente a barra de tarefas: Ao marcar esta opção, a Barra de Tarefas será, automaticamente, ocultada, sempre que o cursor do mouse não estiver sobre a Barra de Tarefas. Para exibir novamente a barra de tarefas, aponte para a área da tela em que a barra de tarefas está localizada. Eu, particularmente, não gosto de Ocultar a Barra de tarefas, quando o cursos não está sobre ela. Em outras palavras, eu prefiro trabalhar com a Barra de tarefas sempre visível. Mas esta é uma questão muito pessoal e cada usuário deve definir quais as suas preferências de trabalho. Meu objetivo, com este livro, é mostrar ao usuário as diversas opções disponíveis e como acessar e fazer cada uma destas configurações. A única justificativa, na minha opinião, para ocultar a barra de tarefas é para liberar mais espaço no vídeo. Eu, particularmente prefiro trabalhar com a barra de tarefas sempre visível.
  • Usar ícones pequenos: Esta opção faz com que sejam exibidos ícones pequenos, ao invés dos ícones grandes, que é o padrão do Windows 7. Se esta opção estiver desmarcada (que é o padrão), serão exibidos botões grandes na Barra de tarefas.
  • Local da Barra de tarefas na tela: Nesta lista você pode selecionar o local da tela onde ficará a Barra de tarefas. O padrão é Inferior, ou seja, na parte de baixo da tela. Você tem ainda as opções Esquerda, Superior e Direita.
  • Botões da Barra de tarefas: Nesta lista, a opção selecionada por padrão é “Sempre combinar, ocultar rótulos”. Se esta opção estiver selecionada, e existir várias janelas abertas, do mesmo programa, os respectivos botões serão exibidos sobrepostos. Ao clicar no botão que está aparecendo será exibida uma lista de miniaturas das várias janelas do respectivo programa, para que você possa escolher para qual das janelas você quer alternar, conforme já foi descrito anteriormente. Nunca é demais lembrar que as miniaturas só serão exibidas se a placa de vídeo do seu computador tiver suporte para a Interface Aero. Outra opção desta lista é “Combinar quando a Barra de tarefas estiver cheia”. Com esta opção, os botões de um mesmo aplicativo, só começarão a ser exibidos sobrepostos, quando não houver mais espaço na Barra de Tarefas. Com esta opção, enquanto houver espaço na Barra de tarefas, os botões são exibidos lado a lado. Além disso, se a barra de tarefas ficar repleta de botões de tal modo que a largura dos botões ultrapasse uma determinada largura, os botões referentes ao mesmo programa serão agrupados em um único botão. Ao clicar no botão, você poderá acessar o documento desejado. Se clicar com o botão direito do mouse neste botão, você poderá fechar todos os documentos que desejar, usando a opção Fechar todas as janelas A última opção desta lista é Nunca combinar. Se você selecionar esta opção, os botões serão exibidos lado a lado. Mesmo que você abra várias janelas de um mesmo programa, será exibido um botão separado, para cada janela, mesmo que não haja mais espaço na Barra de tarefas. Quando terminar o espaço da Barra de tarefas, será exibida uma flecha dupla para baixo, no final da Barra de tarefas. Ao clicar nesta flecha dupla, será exibida a lista dos botões que estão ocultos, por não haver espaço suficiente na Barra de tarefas. Você pode clicar em qualquer opção da lista, para acessar a respectiva janela.
  • Usar Aero Peek para visualizar a Área de Trabalho: Nas versões anteriores do Windows, um dos recursos que eu mais gostava era o botão Mostrar Área de Trabalho. Ao clicar neste botão, todas as janelas abertas eram minimizadas e era exibida a Área de trabalho do Windows. Quando eu comecei a trabalhar com o Windows 7, eu senti uma falta danada deste botão. Na verdade este botão existe, só que foi deslocado para uma nova posição. Este botão está na Extremidade direita da Barra de tarefas, depois da hora e data do sistema. É um botão que parece uma coluna vertical bem estreita, conforme indicado na Figura 2.17. Se esta opção estiver marcada, ao apontar o mouse para o botão Mostrar Área de Trabalho (basta apontar, não é preciso clicar), todas as janelas abertas serão minimizadas e a Área de Trabalho será exibida. Ao afastar o mouse do botão, todas as janelas voltam a situação que estavam antes de terem sido minimizadas. Confesso que no começo eu demorei um pouco até me acostumar com este novo botão Mostrar Área de Trabalho. Diversas vezes eu me peguei indo com o mouse para perto do Botão Iniciar, em busca do antigo botão Mostrar Área de Trabalho. Mas agora, que já me acostumei com esta novidade, confesso que já estou achando bem mais prático do que nas versões anteriores.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.17 – O botão Mostrar a Área de Trabalho.

Um botão que, de propósito, eu deixei de fora é o botão Personalizar, da opção Área de Notificação. Este botão permite que façamos algumas configurações da Área de Notificação (que é o espaço onde é exibida a data e hora do sistema e também ícones para alguns programas, tais como anti-vírus, placa de rede, etc.). Ao clicar no botão Personalizar, será exibida a janela Ícones da Área de Notificação, indicada na Figura 2.18:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.18 – A janela Ícones da Área de Notificação

Dica: Esta janela também pode ser aberta através da opção Ícones da Área de Notificação, do Painel de Controle. Para mais detalhes sobre o Painel de Controle, consulte o Capítulo 3.

Observe que nesta janela vem marcada, por padrão, a opção “Sempre mostrar todos os ícones e notificações na barra de tarefas”. Este é o comportamento padrão, ou seja, o programa ou serviço que tiver um ícone configurado para ser exibido na Bandeja do Sistema (extremidade direita da Barra de tarefas, onde fica a data e hora e alguns ícones), terá o ícone sendo exibido e notificações sendo exibidas, na forma de Balões de mensagens. No Windows 7 você tem a opção de configurar, individualmente, o comportamento de cada programa que exibi ícones na Bandeja do Sistema. Para poder fazer esta configuração individualmente, primeiro você deve desmarcar a opção “Sempre mostrar todos os ícones e notificações na barra de tarefas”. Desmarque esta opção. Ao desmarcar esta opção, a caixa de Combinação ao lado de cada programa será habilitada. Nesta caixa você tem as seguintes opções:

  • Mostrar somente notificações: Esta opção exibe somente notificações, na forma de Balões de texto. O ícone relacionado ao programa não será exibido na Bandeja do Sistema, somente as notificações, quando existirem. Por exemplo, o Windows Update emite avisos quando novas atualizações estão disponíveis ou quando novas atualizações foram automaticamente instaladas.
  • Mostrar ícones e notificações: Esta opção exibe o ícone associado ao programa e exibe as notificações, quando disponíveis.
  • Ocultar ícones e notificações: Esta opção faz com que o ícone associado ao programa seja ocultado e também desabilita as notificações. Na prática o programa deixa de usar a Bandeja do Sistema.

Nesta janela você também tem o link “Restaurar comportamentos padrão de ícones”. Este link, conforme o próprio nome sugere, restaura o comportamento padrão para todos os programas que usam a Bandeja do Sistema. Este link só estará habilitado se a opção “Sempre mostrar todos os ícones e notificações na barra de tarefas” estiver desmarcada. Outro link disponível é o link “Ativar ou desativar ícones do sistema”. Ao clicar neste link, será aberta uma janela, onde você pode configurar os ícones relacionados ao Windows 7. Por padrão, estão disponíveis as seguintes opções:

  • Relógio
  • Volume
  • Rede
  • Energia
  • Central de ações

Ao lado de cada opção tem uma lista onde você pode habilitar a exibição do respectivo ícone (opção Ativado) ou desabilitar a exibição (opção Desativado).

Feitas as configurações desejadas é só clicar no botão OK e pronto, as alterações que você fez serão aplicadas.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI