[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 033 - Capítulo 02 - Drives, Pastas e Sub-Pastas

Este é, na minha opinião, um das lições mais importantes de todo o livro, principalmente para usuários iniciantes e com pouca experiência no Windows e em informática em geral. Através das informações deste tópico você aprenderá sobre como as informações estão armazenadas e organizadas no seu computador. Você entenderá o conceito de pastas e sub-pastas e nas próximas lições aprenderá a trabalhar com pastas e sub-pastas, usando o Windows Explorer. Ainda neste capítulo você também aprenderá a usar o novo recurso de Pesquisa do Windows 7, o qual é muito, mas muito mesmo, superior ao recurso de Pesquisa das versões anteriores do Windows.

Para iniciar este tópico, abordarei um dos conceitos que eu considero de fundamental importância: Pastas e sub-pastas. Ao mesmo tempo que é um conceito de vital importância, é também um dos menos entendidos e, por conseqüência, mau utilizado, pelos usuários do Windows.

Para armazenar informações, todo computador possui Disco Flexível (o drive de disquete, em desuso atualmente) e um ou mais Discos Rígidos (o famoso Winchester, ou simplesmente HD). Toda e qualquer informação armazenada em um computador fica gravada em um arquivo. Por exemplo quando crio um relatório de atividades mensais tenho que gravá-lo em um arquivo, além do mais esse arquivo deve ter um nome, por exemplo "Relatório de Atividades em Fevereiro de 2010.doc".

Todos os programas e arquivos de dados ficam gravados no disco rígido do computador (que de agora em diante denominarei apenas de HD) ou em drives da rede (aprenderemos a trabalhar com pastas compartilhadas através da rede, no Capítulo 7). Por uma questão de organização, toda a informação é dividida em pastas e sub-pastas. Por exemplo, posso criar uma pasta chamada Documentos no disco rígido C: e dentro desta pasta criar subpastas para Relatórios, Memorandos, Ofícios, etc. Posso ir ainda mais longe. Dentro da sub-pasta Relatórios, posso criar sub-pastas por ano, como por exemplo 2005, 2006, 2007 e assim por diante. O Windows 7, por padrão, é instalado em uma pasta chamada Windows, dentro da qual existem diversas outras subpastas necessárias ao funcionamento do sistema (por padrão é em C:\Windows, a não ser que durante a instalação, você tenha selecionado um outro volume, tal como D: ou E:, para instalar o Windows 7). O Programa que utilizamos para trabalhar com Pastas e Arquivos é o Windows Explorer ou o Computador (até o Windows XP era chamado de Meu Computador). Com o Windows Explorer ou com o Computador, podemos criar, renomear, mover e excluir pastas e arquivos. Além disso, através do Windows Explorer podemos visualizar de uma maneira fácil e rápida a estrutura de pastas, seja ela local ou através de drives da rede.

Devido ao grande volume de informações disponíveis hoje, o número de arquivos no HD do computador é bastante elevado, na casa dos milhares. Precisamos de alguma maneira para que possamos organizar essa informação toda. Para realizar a Tarefa de Organizar a informação toda, o Windows, nos oferece o conceito de Pastas e Subpastas, que  nada mais são do que divisões lógicas do espaço do HD. Posso criar divisões, por exemplo, por assuntos. IRPF, IRPJ, Documentos do Word, Memorandos, Programas do Windows, etc. Para cada assunto teremos uma pasta separada, de tal maneira que os arquivos em nosso HD fiquem melhor organizados.

            O Windows 7 atribui letras do alfabeto para cada uma das unidades, seja de disquete, HD ou drive de CD ou DVD, instalados no computador, conforme exemplificado na tabela a seguir:

LETRA DO ALFABETO

UNIDADE RESPECTIVA

A:

Primeira Unidade de Disquete

B:

Segunda Unidade de disquete, se existir, caso não exista a segunda unidade de Disquete, não existe B: no computador.

C:

Primeiro HD instalado no Computador.

D:, E:, F:, ... Z:

Outros HDs, Unidades de CD ou DVD ou Drives de Rede.

Eu gosto muito de usar uma analogia prática, para ilustrar o conceito de pastas e subpastas. Vamos imaginar a época em que não havia o computador e toda a documentação da empresa estava em papel. Nestes casos, a empresa comprava um grande arquivo de metal, com várias gavetas. Dependendo do volume de papéis, poderia até ser necessário mais do que um arquivo. Vamos imaginar cada arquivo como sendo o equivalente ao HD do computador, onde são armazenadas as informações. Em cada arquivo existem diversas gavetas. Em cada gaveta, colocamos papéis sobre um determinado assunto. Por exemplo, posso deixar uma gaveta para Notas fiscais, outra para documentos contábeis e assim por diante. As gavetas seriam como as pastas do HD do computador. Em cada gaveta, posso ter pastas para organizar as informações. Por exemplo, na gaveta Notas fiscais, posso ter uma pasta para as Notas de cada ano: 2000, 2001, 2002 e assim por diante. Podemos comparar as pastas dentro de cada gaveta, como se fossem as sub-pastas usadas pelo Windows. Posso continuar esta divisão em pastas e sub-pastas, quantos níveis forem necessários.

Em um mesmo computador podemos ter até quatro discos rígidos instalados localmente. O Windows 7 utiliza letras para fazer referência aos drives de disquete, aos discos rígidos, aos drives de CD-ROM ou DVD e aos drives de rede, conforme descrito na tabela anterior. As letras A e B são reservadas para drives de disquete. Por exemplo, o drive de disquete é referenciado pelo Windows 7 como A:. Se houver um segundo drive de disquete ele será B:. O primeiro disco rígido sempre é o C:. As demais letras são utilizadas para outros discos rígidos, drives de CD e DVD e drives de rede.

Dica: Quer descobrir quantos arquivos tem no HD do computador que você está usando??? É bem simples. Acesse o comando: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Prompt de comando. Será aberta a janela de comandos. Digite o comando cd \ e pressione Enter, para ir para a pasta raiz do seu HD. Digite o comando dir /s e pressione Enter. Aguarde até que uma longa lista, com o nome de todas as pastas e arquivos é exibida. No final, será exibido o número de arquivos do HD. No computador que eu estou usando, para escrever este livro, existem 137258 arquivos, distribuídos ao longo de 42317 pastas. A medida que novos programas forem sendo instalados, o número de pastas, sub-pastas e arquivos irá aumentando.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI