NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_18
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 035 - Capítulo 02 - Navegando por Pastas e Sub-pastas

Nota: Continuação do exemplo prático iniciado na Lição Anterior.

6.         Agora vamos descer mais um pouco e analisar a estrutura de navegação do Windows Explorer. No Windows 7, ainda é mantida a estrutura com dois painéis e o funcionamento das versões anteriores, ou seja, você seleciona uma pasta, drive ou algum outro item no painel da esquerda e, no painel da direita é exibido o conteúdo do item selecionado. Este funcionamento continua o mesmo. O que mudou, bastante, foi a aparência e o funcionamento do painel da esquerda, mudanças estas que passarei a discutir a partir de agora.

Conforme já descrevi, a estrutura de dois painéis foi mantida. Na Figura 2.31 temos o Painel da esquerda:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.31 – O Painel da Esquerda do Windows Explorer

O Painel da esquerda é dividido em duas partes. Na parte de cima, temos uma lista de links Favoritos. Por padrão são exibidos links para Alterados Recentemente, Área de Trabalho, Downloads, Locais e Público. Abaixo da lista de Favoritos, é exibida uma estrutura de navegação chamada de Pastas, através da qual podemos ter acesso a todos os recursos do computador. Inicialmente vem a opção Biblioteca, a qual oferece atalhos rápidos para os itens: Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos. E logo abaixo vem a opção Computador, a qual oferece acesso a todos os drives locais e de rede. E, por fim, a opção Rede, a qual permite acessar recursos nos demais computadores da sua rede local.

Dica: Observe que ao lado de alguns itens tem o desenho de uma setinha para a direita. Esta setinha é equivalente ao sinal de + que era exibido nas versões anteriores do Windows Explorer, até o Windows XP. A setinha indica que existe mais itens dentro do item ao lado do qual está a setinha. Se você clicar na setinha, o respectivo item será expandido e o seu conteúdo será exibido. Quando um item está fechado, a setinha é uma setinha cinza, para a direita e sem inclinação. Quando um item está aberto, a setinha indicada é uma setinha preta, levemente inclinada. Esta setinha preta, equivale ao sinal de menos que era exibido ao lado de um item aberto, nas versões anteriores do Windows Explorer, até o Windows XP. Se você clicar nesta setinha preta, o respectivo item será fechado novamente e a setinha a ser exibida, volta a ser uma setinha cinza, sem inclinação.

Vamos navegar um pouco pelos recursos do computador, para entender bem o funcionamento desta estrutura de navegação, através do painel Pastas.

Utilize a barra de rolagem, para se deslocar até o início da lista de itens do painel Pastas e localize o item Documentos (dentro do grupo Bibliotecas). Dentro de Documentos existem outros dois atalhos: Documentos (que aponta para os documentos do usuário atualmente logado) e Documentos Públicos (que aponta para a pasta de documentos públicos, disponíveis para qualquer usuário que fizer o logon).  Vamos trabalhar com a opção Documentos, que está dentro da biblioteca Documentos. Aponte o mouse para o item Documentos (sem clicar) e verifique se a setinha exibida ao lado do item é uma setinha cinza sem inclinação ou preta com inclinação. Se for uma setinha cinza, sem inclinação, é por que o item está fechado. Se o item estiver fechado, clique na setinha cinza ao lado esquerdo de Documentos e observe que todos os itens, dentro de Documentos, passam a ser exibidos abaixo de Documentos. Observe que a setinha ao lado de Documentos passou de uma seta cinza, sem inclinação, para uma seta preta, inclinada. Se você clicar na seta preta inclinada, o item Documentos será novamente fechado. Estando com o item Documentos aberto, observe os itens exibidos abaixo dele, conforme indicado na Figura 2.32:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.32 – O conteúdo da pasta Documentos do usuário logado.
No Painel da Esquerda, clique na setinha cinza ao lado de Computador. Observe que este item é aberto e são exibidos atalhos para os diversos drives disponíveis (C:, D:, etc), bem como para drives de rede, caso você tenha acesso a um ou mais drives de rede. Para mais informações sobre acesso a pastas compartilhadas e drives de rede, consulte o Capítulo 7. Experimente clicar na setinha branca ao lado da opção Disco local (C:). Observe que são exibidas, abaixo desta opção, todas as pastas do drive C: Clique em uma das pastas para selecioná-la. O conteúdo da pasta selecionada será exibido no Painel da direita, conforme exemplo da Figura 2.33, onde está sendo exibido o conteúdo da pasta Usuários.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.33 – O conteúdo da pasta Usuários.

Observe que não é tão difícil de navegar através do painel de Pastas. A navegação até que guarda semelhanças com as versões anteriores do Windows Explorer. Somente o sinal de + foi substituído por uma flechinha cinza, sem inclinação e o sinal de – foi substituído por uma flechinha preta, inclinada. Mas a idéia básica de navegação é exatamente a mesma, ou seja, navegar no painel da esquerda, até encontrar o item desejado e clicar no item desejado, para selecioná-lo. Uma vez selecionado, o seu conteúdo será exibido no Painel da direita. Neste ponto não mudou muito em relação as versões anteriores.

Dica: Você também tem a opção de ocultar e exibir todo o conteúdo do painel da esquerda, conhecido como Painel de navegação. Para ocultar o Painel da esquerda use o comando: Organizar -> Layout -> Painel de navegação. Para voltar a exibir novamente o Painel de navegação, use novamente o comando: : Organizar -> Layout -> Painel de navegação

7.         Bem, da estrutura básica de navegação é isso. Nas próximas lições, você aprenderá a trabalhar com pastas e sub-pastas, copiar arquivos e pastas, excluir arquivos e pastas, renomear arquivos e pastas. Você também aprenderá diversas outras configurações e usos do Windows Explorer. Por enquanto feche o Windows Explorer.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI