[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 03 : Cap03_03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 057 - Capítulo 03 - Configurando Opções de Vídeo - Parte 1

Existem diversas propriedades do vídeo que podem ser configuradas. Podemos alterar, por exemplo, a resolução (quanto maior a resolução, menores os elementos aparecem na tela, porém cabem mais elementos ao mesmo tempo – ícones, atalhos, janelas, etc), cores ( quanto maior o número de cores, melhor a qualidade das imagens exibidas ), proteção de tela, segundo plano, etc. Neste tópico aprenderemos a alterar as principais opções de configuração do vídeo.

Exemplo prático: Para acessar a janela que dá acesso as opções de configurações do vídeo e de sons, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle. Selecione o modo de exibição Ícones pequenos, conforme descrito no tópico anterior e dê um clique no ícone Personalização.

NOTA: Sem dúvidas, muitos usuários ficaram procurando o tradicional ícone Vídeo, existente nas versões do Windows 95, Windows 98, Windows Me, Windows 2000 Professional e Windows XP Professional. Na minha opinião, deveria continuar sendo usado o nome Vídeo. Não conheço uma boa justificativa para o nome do ícone ter sido alterado para Personalização o que, na minha opinião, confunde o usuário.

Independente do método que você utilizar, será exibida a janela indicada na Figura 3.3, através da qual temos acesso a todas as propriedades de configuração do vídeo.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.3 - A janela Propriedades do Vídeo.

Na parte de baixo da janela, temos um grupo de opções, os quais dão acesso as várias configurações disponíveis:

  • Plano de Fundo da Área de Trabalho
  • Cor da janela
  • Sons
  • Proteção de Tela

A seguir você aprenderá a configurar as principais opções de vídeo, começando pela opção Cor da janela.

A opção Cor da Janela:

Através da opção Cor da Janela, você pode controlar os aspectos visuais do Windows, tais como cor da letra dos menus, cor de fundo da barra de títulos, tamanho da fonte dos menus e assim por diante. Na Figura 3.4 temos a janela com as opções que são exibidas, ao clicar na opção Cor da Janela.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.4 - A janela Aparência e Cores do Windows.

Na parte de cima desta janela, tem uma série de padrões com configurações pré-definidas, as quais você pode utilizar. Para utilizar um determinado padrão, basta clicar no retângulo da cor do respectivo padrão, tais como Padrão, Grafite, Azul, Azul-petróleo e assim por diante. Ao instalar o Windows 7 é selecionado o conjunto Padrão. Ao clicar em um dos padrões disponíveis a própria janela de configurações já é alterada, para exibir as configurações da opção selecionada. Com isso você já pode ter uma idéia de como ficarão as janelas, ao aplicar um determinado padrão. Por exemplo, clique na opção Grafite e observe que a janela é imediatamente modificada com as configurações de cores da opção Grafite. Clique na opção Rosa-choque e observe que a janela é imediatamente modificada com as configurações de cores da opção Rosa-choque.

Nesta janela você também tem a opção Habilitar transparência. Esta opção só estará disponível para ser configurada, se o computador que você estiver usando, tiver instalada uma placa de vídeo que dê suporte ao recurso da interface Windows Aero. Se esta opção estiver bloqueada, não podendo ser alterada, é por que você está usando uma placa de vídeo sem suporte para a interface Windows Aero. Uma das novidades introduzidas pela interface Windows Aero, ainda no Windows Vista, é o recurso de transparência. Quando você abre uma janela, em um computador onde este recurso está habilitado, observe que a barra de títulos da janela fica transparente, sendo possível enxergar partes da figura do Papel de Parede. Em um computador onde a interface Windows Aero está ativada, é possível habilitar ou desabilitar o recurso de transparência, usando a opção Habilitar transparência da janela Aparência e Cores do Windows. No meu exemplo, vou manter esta opção marcada, para que o recurso de transparência fique habilitado.

Na parte mais de baixo da janela você tem um controle do tipo deslizante, chamado Intensidade de cor. Este controle, como o próprio nome sugere, é utilizado para configurar a intensidade da cor de cada uma das opções disponíveis. Por exemplo, clique na opção Grafite. Agora clique no botão deslizante do controle Intensidade de cor e arraste ele, lentamente, para a direita. Observe que quanto mais para a direita você arrasta, mais intenso ficam os tons de grafite. Agora arraste para a esquerda, até quase o limite máximo para a esquerda. Observe que o grafite diminui de intensidade e os efeitos de transparência ficam bem mais visíveis. Este controle permite que você ajuste a intensidade de cor da opção selecionada, de acordo com as suas preferências pessoais. Você pode ajustar a intensidade para qualquer uma das opções disponíveis, individualmente. Par a isso basta clicar na opção desejada (Padrão, Grafite, Azul, Azul-petróleo, Vermelho, Laranja, Rosa - choque ou Gelo) e ajustar a intensidade, usando o controle Intensidade de cor.

Descendo mais um pouco, você tem a opção Mostrar mixagem de cores. Ao lado desta opção tem um botão com o desenho de uma setinha para baixo. Clicando nesta setinha para baixo serão exibidos três novos controles, do tipo botão deslizante: Matriz, Saturação e Brilho. Estes botões são utilizados para criar tonalidades personalizadas. Você pode ir deslocando cada um dos botões, até encontrar uma combinação que seja do seu agrado. As configurações são feitas, individualmente, para cada opção disponível. Ou seja, na parte de cima você clica em uma das opções disponíveis (Padrão, Grafite, Azul, etc.) e depois usa os botões Matiz, Saturação e Brilho para criar uma cor personalizada. Observe que após exibir as opções Matriz, Saturação e Brilho, o texto acima destas opções transforma-se em Ocultar mixagem de cores, com um botão com uma setinha para cima, ao lado dele. Clique neste botão com a setinha para cima, para ocultar as opções de Mixagem de cores.

Por fim, caso você queira fazer configurações ainda mais refinadas, tem a opção “Configurações de aparência avançadas...”. Este link está bem na parte de baixo da janela. Clique neste link. Será exibida a janela Configurações de Aparência, indicada na Figura 3.5:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.5 - A janela Cor e Aparência da Janela.

DICA: Quando do lançamento do Windows Vista, eu escrevi a seguinte observação “Observe que ao clicar nesta opção, no Painel de Controle, deixa de ser exibida a janela Cor e Aparência da Janela e volta a ser exibida a janela Personalização, com links para todas as opções de configuração do Vídeo. Por que isso acontece??? Não me perguntem por que realmente eu não sei dizer. Na minha opinião, o mais lógico seria permanecer na janela Cor e Aparência da Janela, que foi a partir de onde acessamos o link “Abrir propriedades de aparência clássica para ver mais opções de cores”. Se algum dos amigos leitores tiver uma explicação lógica para esta mudança, entrem em contato através do e-mail webmaster@juliobattisti.com.br Na minha opinião, está mais para um bug do Vista, do que para algo com uma explicação lógica”. E realmente era um Bug, pois no Windows 7 este problema foi corrigido e não acontece mais.

Esta janela é a que permite as configurações mais refinadas. Por exemplo, você pode definir uma cor para a barra de títulos da janela, uma cor de fundo para a fonte da barra de títulos, uma cor de fundo para os menus das janelas, uma cor de fonte para o texto dos menus e assim por diante.

A utilização desta janela é bastante simples. Na lista Item você seleciona o item a ser configurado. Por exemplo, para configurar as cores da Barra de títulos, da janela ativa, na lista Item, selecione a opção Barra de título ativa. Se você estiver usando a interface Windows Aero, ao lado do item Barra de título ativa, serão exibidos dois controles: Cor 1 e Cor2. Você pode selecionar duas cores, que o Windows 7 cria um efeito utilizando as duas cores. Se você estiver usando o esquema de configurações Clássico do Windows, estará disponível somente uma cor. Para selecionar uma cor, basta clicar na setinha para baixo, ao lado de Cor 1 ou Cor 2. Será exibido um controle com as cores disponíveis. É só clicar na cor desejada. Observe que para o item do nosso exemplo (Barra de título ativa), além da cor da barra, podemos configurar o tipo, tamanho e cor da fonte. Observe que usando a janela Aparência Avançada, podemos configurar as cores de qualquer elemento das janelas do Windows. Uma vez selecionadas as opções desejadas clique em OK para aplicá-las. A janela Aparência Avançada será fechada e você estará de volta à janela Aparência e Cores do Windows.

DICA: Eu, particularmente, não gosto muito de mexer demais nas configurações de cores do Windows. Com o Windows 7, eu estou usando as configurações da interface Windows Aero, no esquema padrão. O máximo que eu faço, as vezes, é alterar do padrão para o Grafite ou para o Azul-petróleo. Mas tudo é uma questão de gosto. Se o usuário gostar de cores mais “berrantes”, tais como barra de título em vermelho forte e letras em amarelo, fique à vontade. Os passos necessários para fazer estas configurações, foram apresentados neste tópico.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI