[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 03 : Cap03_11
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 065 - Capítulo 03 - Configurando Opções Regionais e de Idioma

Configurando Opções Regionais e de Idioma:

Através do ícone Região e Idioma, do Painel de Controle, nós temos acesso a um série de configurações que “se refletem” para todos os programas instalados no computador. Por exemplo, se definirmos um formato de data padrão, nas opções regionais, este formato será adotado por todos os programas instalados no computador.

As opções configuradas através do ícone Região e Idioma,  afetam a maneira como os números, datas e hora e valores monetários são exibidos e formatados. Temos também uma opção para configurar o layout do teclado.

Por exemplo, no Brasil utilizamos o relógio de 24 horas, isto é, não escrevemos 4 horas da tarde e sim 16 horas. Já em países como os Estados Unidos, é utilizado um relógio de 12 horas mais as expressões AM – para antes do meio dia e PM – para depois do meio dia. Outro exemplo de configuração que é diferente dependendo do país é quanto aos números. No Brasil utilizamos o ponto para separar o milhar, e a vírgula para separar as casas decimais. Por exemplo, no Brasil escrevemos o número cem mil da seguinte maneira: 100.000,00. Já nos Estados Unidos é justamente o contrário, ou seja, o número cem mil nos EUA é escrito da seguinte maneira: 100,000.00. Todas estas opções são configuradas através do ícone Região e Idioma, do Painel de Controle.

DICA: Você pode estar se perguntando, mas uma vez que estou utilizando o Windows 7 em Português, no Brasil, com as configurações para o Brasil, porque haveria necessidade de alterá-las para um outro idioma, como por exemplo o Inglês dos EUA?? Por exemplo, vamos supor que você precisa instalar um programa que ainda não foi adaptado para o padrão brasileiro e ainda utiliza as configurações padrão para os Estados Unidos. Neste caso, o programa somente irá trabalhar corretamente se você fizer as devidas alterações no ícone Opções e Idioma, do Painel de controle.

Vamos apresentar, através de um exemplo, as opções de configuração para números, datas e hora, moeda, etc.

Exemplo prático: Para configurar as opções de Região e Idioma, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle.

2.         Na lista Exibir por, selecione a opção Ícones pequenos.

3.         Abra a opção Região e Idioma. Será aberta a janela Região e Idioma, conforme indicado na Figura 3.15:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.15 - A janela de configurações Regionais e de Idioma.

4.         Por padrão vem selecionada a guia Formatos (que no Windows XP tinha o nome de Opções regionais). Na guia Formatos é exibido o nome das configurações que estão sendo utilizadas. No exemplo da Figura 3.15, na lista Formato, está selecionada a opção: Português (Brasil). Abaixo desta lista são exibidos exemplos de representação para Hora, Data abreviada e Data por extenso. Para cada localização, temos um conjunto de definições diferentes.

5,         Você pode alterar as definições para a localidade que está em uso. Para isso basta dar um clique no botão Configurações adicionais...

6.         Ao clicar no botão Configurações adicionais... será exibida a janela Personalizar Formato. Nesta janela temos guia para personalizar Números, Unidade monetária, Hora e Data.

7.         Por padrão, na janela Personalizar Formato, vem selecionada a guia Números. Nesta guia você pode configurar uma série de opções, tais como o separador decimal, o Sistema de medidas, formato dos números negativos, exibir ou não zeros à esquerda, separador de lista, etc. Verifique se as suas configurações estão iguais as listadas na Figura 3.16, as quais são as configurações corretas para a localidade Português (Brasil). Observe o grande número de opções disponíveis, incluindo os formatos de exibição para números negativos, se é ou não para exibir zeros à esquerda no caso de números tais como 0,24, 0,7 e assim por diante. Também tem a lista Sistema de medidas, para você informar o sistema de medidas oficial do país. No caso do Brasil é o sistema Métrico.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.16 - Configurações de Números para a localidade Português (Brasil).

8.         Se alguma destas configurações estiver incorreta, poderemos ter problemas em programas que utilizam números, com por exemplo, uma planilha do Microsoft Excel. Se alguma das configurações estiver diferente do que é exibido na Figura 3.16, abra a lista de opções da respectiva configuração e selecione o valor correto, para que fique igual à Figura 3.16.

9.         Dê um clique na guia Unidade monetária. Nesta guia podemos configurar uma série de opções relativas a valores monetários. Uma das principais é o símbolo da moeda, que no caso de Real é R$ . Muitas das configurações são semelhantes as configurações para a guia Números. Verifique se as suas configurações estão iguais as listadas na Figura 3.17, as quais são as configurações corretas para a localidade Português (Brasil).

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.17 - Configurações para Unidade monetária para a localidade Português (Brasil).

10.       Dê um clique na guia Hora. Nesta guia podemos configurar uma série de opções relativas ao formato da hora. Verifique se as suas configurações estão iguais as listadas na Figura 3.18, as quais são as configurações corretas para a localidade Português (Brasil). Observe que como utilizamos o Relógio de 24 horas, conforme descrito anteriormente, os campos Símbolo AM e Símbolo PM ficam em branco.

11.       Dê um clique na guia Data. Nesta guia podemos configurar uma série de opções relativas ao formato da data. Verifique se as suas configurações estão iguais as listadas na Figura 3.19, as quais são as configurações corretas para a localidade Português (Brasil).

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.18 - Configurações para a Hora para a localidade Português (Brasil).

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.19 - Configurações para a Data para a localidade Português (Brasil).

12.       Uma vez definidas as opções desejadas, dê um clique no botão OK. A janela Personalizar Formato é fechada e você estará de volta a janela Região e Idioma.

13.       Dê um clique na guia Local. Esta guia é uma novidade do Windows Vista a qual também está presente no Windows 7. Esta guia tem um único campo, que é uma lista com o nome de todos os países do mundo. Nesta lista você informa em qual país você está atualmente. Esta informação é utilizada por programas que enviam informações personalizadas, de acordo com a Localidade do Usuário. Por exemplo, programas que enviam notícias por e-mail ou através de leitores de RSS (que é um novo padrão muito utilizado para envio de notícias). Estes programas irão ler a informação contida neste campo, para enviar informações personalizadas, de acordo com o País do usuário.

14.       Dê um clique na guia Teclados e idiomas. Nesta guia você pode configurar o layout de teclado associado a localidade. Também podemos definir se mais de uma configuração de idioma poderá ser utilizada no computador, uma de cada vez.

15.       Dê um clique no botão Alterar teclados....

16.       Será aberta a janela Serviços Texto e Idiomas de Entrada, conforme indicado na Figura 3.20:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.20 – A janela Texto e Idiomas de Entrada.

17.       Na lista Idioma de entrada padrão, você especifica o idioma padrão usado para inserir texto em programas tais como o Word, Excel e qualquer outro programa onde exista inserção de texto. O idioma padrão será usado sempre que você fizer logon no computador ou iniciá-lo. Por exemplo, se na maioria das vezes você insere texto no idioma alemão, mas também tiver adicionado o inglês como um idioma de entrada, selecione o alemão como o idioma padrão. Quando desejar inserir texto no idioma Inglês, você poderá alternar para esse idioma. Observe que estamos definindo o idioma Português (Brasil) como o idioma padrão. Para este idioma temos o teclado ABNT. Esta é a configuração de teclado correta, para os teclados com a tecla do “Ç”.

DICA: Quando você for comprar um computador, especifique que você quer um teclado padrão ABNT, para ter certeza que receberá um teclado padrão brasileiro, inclusive com a tecla do Ç. Em teclados que não tem a tecla do Ç, podemos obter esta letra pressionando o acento agudo e depois a letra C, o que embora funcione, é um tanto desconfortável e improdutivo.

Na lista Serviços Instalados, temos a relação de todos os idiomas instalados no seu computador. Podemos adicionar idiomas utilizando o botão Adicionar. Dependendo do idioma que está sendo adicionado, pode ser que seja solicitado o DVD de instalação do Windows 7. Por exemplo, se você for viajar para a Ásia e precisar utilizar os idiomas dos caracteres Chineses ou Japoneses, ao instalar um destes idiomas, será solicitado que você insira o DVD original de instalação do Windows 7, no drive de DVD. Para remover um idioma basta marcá-lo e clicar no botão Remover.

IMPORTANTE: Os passos 18 e 19 só devem ser executados, se as configurações do teclado que você está utilizando, não estiverem corretas. Por exemplo, você tecla ç e ao invés do ç aparece um ; Se as configurações do seu teclado estiverem corretas, vá direto para o passo 20.

18.       Caso o teclado associado com a localidade Português (Brasil) não esteja correto, ou seja, não seja o teclado Português (Brasil ABNT), você pode configurar o teclado correto. Para isso, clique em Português Brasil, para selecionar esta opção. Clique no botão Adicionar... Será exibida a janela Adicionar Idioma de Entrada, com a lista de todos os idiomas e respectivos layouts de teclados. Localize na lista a opção Português (Brasil). Dê um clique no sinal de +, ao lado desta opção, para expandi-la. Será exibida a opção Teclado, abaixo de Português (Brasil). Dê um clique no sinal de + ao lado de Teclado, para expandir esta opção. Serão exibidos os Layouts de teclado, disponíveis para Português (Brasil). Marque a opção Português (Brasil ABNT), conforme indicado na Figura 3.21:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.21 - Adicionando o Layout Correto para o teclado.

19.       Uma vez marcado o Layout Correto, clique em OK. Você estará de volta à janela Serviços Texto e Idiomas de Entrada. Agora vamos tornar o Layout Português (Brasil ABNT) o layout padrão. Para isso, na lista Idioma de entrada padrão, selecione a opção Português (Brasil) – Português (Brasil ABNT). Se houver outros layouts de teclado, abaixo do idioma Português (Brasil), elimine-os, para não causar confusão. Para eliminar um layout que não será utilizado, basta clicar no Layout para selecioná-lo e depois clicar no botão Remover.

20.       Dê um clique na guia Barra de Idiomas. Quando temos mais de um idioma instalado, podemos fazer com que o sistema exiba, na bandeja do sistema (lembrando que a bandeja do sistema é o espaço, no final da barra de tarefas, onde, além da data e da hora, são exibidos ícones para aplicações tais como anti-vírus, controle de volume do som e assim por diante), a barra de ferramentas Idioma, através da qual podemos, facilmente, alterar o idioma em uso. Para definir se a barra de Idiomas será exibida ou não, você deve clicar na guia Barra de Idiomas e marcar a opção Encaixada na Barra de Tarefas, para que a Barra de Idiomas seja exibida ou marcar a opção Oculta, para ocultar a Barra de Idiomas. Quando a barra de idiomas está configurada para ser exibida e temos selecionado o idioma Português (Brasil), aparece a expressão PT próxima a hora do sistema. PT é a abreviatura de Português. Clicando na opção PT, será exibida a lista de idiomas instalados e você pode clicar em um dos Idiomas, para selecioná-lo. Ao selecionar um idioma, não somente as configurações do teclado serão alteradas, mas também todas as configurações de Números, Unidade Monetária, Data e Hora.

IMPORTANTE: Ao alternar de um idioma para o outro, as telas do Windows não serão traduzidas para o novo idioma. Apenas as configurações relacionadas a teclado, data, hora, número, etc é que serão alteradas para refletir o novo idioma selecionado.

21.       Aqui temos mais uma novidade do Windows Vista, a qual também está presente no Windows 7, que é a guia Configurações Avançadas de Tecla. Nesta guia você pode configurar alguns atalhos de teclado, relacionados com as configurações do próprio teclado. Por exemplo, o atalho padrão para alternar entre os idiomas instalados é Ctrl + Shift. Para alterar este atalho, você pode clicar no botão Alterar Seqüência de Teclas... Será exibida a janela Alterar Seqüência de Teclas, indicada na Figura 3.22, onde você tem diferentes opções de teclas de atalho para associar com a troca do Layout do teclado e também com a alteração do Idioma de Entrada. Selecionadas as seqüências desejadas, clique em OK para fechar a janela Alterar Seqüência de teclas. Você estará de volta a guia Configurações Avançadas de Tecla. Nesta guia você ainda tem a opção de qual tecla será utilizada para ativar/desativar a função Caps Lock, que é a função para ativar as letras MAIÚSCULAS no teclado. Por padrão, é utilizada a tecla Caps Lock, no lado esquerdo do teclado. Se você preferir, poderá alterar esta função para a tecla Shift, embora esta não seja uma configuração muito comum. A maioria dos usuários já se acostumou a teclar Caps Lock, quando quer escrever um texto com letras MAIÚSCULAS.

22.       Uma vez selecionadas as opções de Idioma desejadas, dê um clique no botão OK para aplicá-las. Você estará de volta à janela Região e Idioma, com a guia Teclados e idiomas, selecionada. Nesta guia você ainda tem o botão Instalar/desinstalar idiomas..., o qual pode ser utilizado para instalar idiomas que não foram instalados durante a instalação do Windows 7.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.22 - Alterando seqüência de teclas.

23.       A guia Administrativo (que no Windows XP tinha o nome Avançado) traz opções de configuração para a utilização de programas que não utilizam o padrão Unicode para a representação de caracteres.

24.       Uma vez definidas as opções desejadas, dê um clique no botão OK para aplicar as alterações e fechar a janela Opções regionais e de idioma


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI