[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 03 : Cap03_15
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 069 - Capítulo 03 - Configurando o Gerenciamento de Energia

Configurando opções de Gerenciamento de Energia:

O Gerenciamento de Energia, permite que alguns elementos de hardware do computador sejam desligados ou entrem em um estado de economia de energia, quando não forem utilizados por um determinado período de tempo. Por exemplo, você pode configurar para que o vídeo entre em um estado de baixo consumo de energia, se não for utilizado por um determinado período de tempo, por exemplo, 20 minutos.

Pode parecer pouca economia para um computador isoladamente, porém somando a economia de milhões de computadores espalhados pelo mundo inteiro, isso pode resultar em uma economia significativa de energia. Podemos configurar as opções para economia de energia, através da opção Opções de energia, do Painel de controle. Vamos a um exemplo prático.

Exemplo prático: Para acessar e configurar o Gerenciamento de Energia, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle e na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

2.         Abra a opção Opções de Energia. Surge a janela Opções de Energia, indicada na Figura 3.28:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.28 - Configurando as opções de Gerenciamento de Energia.

3.         Na tela inicial são apresentadas três opções de planos de energia, para que você selecione um dos planos disponíveis. Os Planos de Energia recebiam o nome de Esquema de energia, nas versões anteriores do Windows, até o Windows XP.  Um Plano de energia está associado a um conjunto de valores e configurações para as opções de energia. Por exemplo, o plano Alto desempenho, apresenta configurações diferentes do plano Economia de energia e assim por diante.  

4.         Para selecionar o plano a ser utilizado, basta clicar no controle de seleção, ao lado do plano. Por padrão, vem selecionado o plano Equilibrado (recomendável). Na tabela a seguir, coloco as configurações básicas, padrão, associadas com cada um dos planos:

Plano de Energia

Desligar vídeo

Suspender atividade do computador

Equilibrado

após 20 min.

após 1 hora

Economia de energia

após 20 min.

após 1 hora

Alto desempenho

após 20 min.

Nunca

Observe que não existem diferenças, nas configurações básicas, entre os planos Equilibrado e Economia de Energia. As diferenças maiores aparecem nas configurações avançadas de cada plano, as quais veremos logo em seguida.

5.         Além de selecionar um plano, você tem a opção de alterar as configurações padrão do plano. Para isso, basta clicar no link Alterar configurações do plano, ao lado do plano a ser alterado. No nosso exemplo, vamos selecionar o plano Alto desempenho. Clique no controle de seleção deste plano, para selecioná-lo.

6.         Agora vamos fazer algumas alterações nas configurações deste plano. Clique no link Alterar configurações do plano, abaixo de Alto desempenho. Será exibida a janela Editar configurações do plano, com as configurações básicas para o plano Alto desempenho, conforme indicado na Figura 3.29:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.29 - As configurações básicas do plano Alto desempenho.

7.         Você pode abrir a lista Desligar vídeo, para selecionar o tempo de inatividade que deve ser atingido, antes que o vídeo seja desligado. O valor padrão é de 20 minutos, mas você pode selecionar diferentes valores na lista, desde 1 minuto até 5 horas ou até mesmo a opção Nunca. Selecione a opção desejada.

8.         Na lista Suspender atividades do computador, você seleciona o tempo de inatividade que deve ser atingido, para que o computador seja colocado em modo de Suspensão. Para entrar no modo de suspensão o Windows 7 salva automaticamente todo o seu trabalho, desativa o monitor e o ruído da ventoinha do computador para. Geralmente, uma luz na parte externa do gabinete do computador pisca ou fica amarela para indicar que o computador está em suspensão. Todo este processo leva apenas alguns segundos. Como o Windows salva todo o trabalho do usuário, não há necessidade de fechar os programas e arquivos antes de colocar o computador em suspensão. Na próxima vez que você “acordar” o computador (e inserir sua senha, se necessário), a aparência da tela será exatamente igual a que existia antes de entrar no modo de suspensão, inclusive com todas as janelas que você tinha abertas, antes de entrar no modo de suspensão. Para o nosso exemplo, vou selecionar a opção 2 horas.

9.         Nesta janela, na parte de baixo, ainda temos mais duas opções:

  • Alterar configurações de energia avançadas: Ao clicar neste link, será aberta uma janela, com opções avançadas para a configuração das opções de energia. Nos próximos passos deste exemplo eu utilizarei esta opção.
  • Restaurar configurações padrão deste plano: Ao clicar neste link, os valores padrão do plano serão aplicados. Este link é útil caso você tenha feito alterações nas configurações do plano e quer voltar para os valores padrão, porém não lembra mais quais os valores padrão do plano.

10.       Dê um clique no link Alterar configurações de energia avançadas. Será exibida a janela Opções de energia – Configurações avançadas, indicada na Figura 3.30:

11.       Nesta janela temos um grande número de opções para serem configuradas. A primeira opção, é uma das mais importantes: Exigir uma senha ao ativar. No exemplo da Figura 3.30 esta opção está configurada com o valor Sim. Eu recomendo sempre manter esta opção com o valor Sim. Com isso, quando o computador for “acordado”, ou seja, quando você volta a usar o computador, será solicitado que você informe a senha do usuário logado. Este procedimento impede que qualquer outro usuário possa “acordar” o computador e utilizá-lo com a conta de quem estava logado, o que seria possível, se a senha não fosse solicitada. Esta é uma medida adicional de proteção e bastante necessária, conforme eu já havia comentado no item sobre proteção de tela. É o mesmo caso. Por isso vai aqui o meu reforço de recomendação: manter esta opção sempre configurada com o valor Sim.
Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.30 - A janela de Configurações avançadas de energia.

12.       As demais opções desta janela, permitem fazer configurações de energia para itens específicos, tais como o Disco rígido, Adaptadores sem Fio, se o computador deve ou não ser colocado em modo de Hibernação (para as diferenças entre o modo de hibernação e o modo de suspensão, consulte a parte final do Capítulo 2, no tópico sobre o desligamento correto do Windows 7). Nesta janela você também tem o botão Restaurar padrões do plano, o qual, coforme o próprio nome descreve, pode ser utilizado, para voltar todos os valores padrão para o plano que está sendo configurado.     

DICA Esta janela pode ser utilizada para configurar as opções de todos os planos disponíveis e não apenas do plano atualmente em uso. Na parte de cima da janela, logo após a mensagem descritiva, tem uma Caixa de combinação, na qual você pode selecionar um dos planos disponíveis. Uma vez selecionado um plano, as configurações que forem feitas, passarão a ser feitas no plano selecionado.

13.       No nosso exemplo, mantenha selecionado o plano Alto desempenho. Se ao lado do nome do plano, aparecer a expressão [Ativo], isso indica que este  é o plano em uso no momento. Faça as configurações desejadas e depois clique em OK, para fechar a janela de configurações avançadas.

14.       Você estará de volta a janela de configurações básicas, do plano Alto desempenho. Dê um clique no botão Salvar alterações, para salvar todas as alterações efetuadas. As alterações serão salvas e você estará de volta à janela Opções de energia. Observe que no painel da esquerda, temos mais alguns links de opções, os quais passo a descrever a seguir:

  • Exigir senha ao despertar: Ao clicar nesta link, será exibida uma janela onde você pode configurar, basicamente, duas opções. A primeira opção é qual a ação que deve ser executada, quando você pressiona o botão de energia (botão liga/desliga), do seu computador. Por padrão, vem selecionada a opção Desligar. Você tem a alternativa de escolher uma das seguintes opções: Nada fazer, Suspender, Hibernar ou Desligar. Outra opção que você pode marcar nesta janela é se deve ou não ser exigido que o usuário digite a sua senha, quando o computador sai do modo de hibernação. Por questões de segurança, já comentadas anteriormente, eu recomendo sempre deixar marcada a opção Exigir senha (recomendado). Caso as opções Exigir senha (recomendado) e Não exigir senha, estejam desabilitadas, clique no link Alterar configurações não disponíveis no momento. Se você não estiver logado com uma conta com permissão de Administrador, será exibida uma janela pedindo confirmação. Clique em Continuar e pronto, estas opções serão habilitadas. Defina as configurações desejadas e clique no botão Salvar alterações. Pronto, você estará de volta à janela inicial Opções de energia.
  • Escolher a função do botão de energia: Ao clicar neste link será aberta a mesma janela que é aberta quando você clica no link Exigir senha ao despertar. Como os dois recursos são configurados na mesma janela, ao clicar em qualquer um dos links, é aberta a janela na qual você poderá configurar estas duas opções.
  • Criar um plano de energia: Ao clicar neste link, será aberto o assistente para criação de um novo plano de energia. Você pode criar um plano de energia, e configurá-lo com as opções desejadas. Depois, sempre que você usar o plano de energia que você criou, automaticamente serão aplicadas as configurações associadas ao plano. Por exemplo, se você tem um Notebook, você pode criar um plano de energia personalizado, para quando você está trabalhando com bateria e um outro plano, para quando você está trabalhando conectado à tomada de energia e ainda um terceiro plano, para ser utilizado quando você está fazendo uma apresentação ou palestra. Na Figura 3.31 temos a tela inicial do assistente para a criação de um novo plano de energia. Nesta primeira tela do assistente, você seleciona um dos planos padrão disponíveis. O novo plano será baseado no plano padrão selecionado, isto é, inicialmente, o novo plano que está sendo criado, irá herdar todas as configurações do plano padrão selecionado nesta etapa. Outra informação que você deve definir nesta etapa é o nome do plano que será criado. Selecione o plano padrão no qual será baseado o novo plano que está sendo criado, digite o nome no campo Nome do plano e clique no botão Avançar. Na segunda etapa do assistente, você tem a opção de alterar o tempo para desligamento do vídeo e o tempo para colocação do computador em modo de suspensão. Selecione os valores desejados e clique no botão Criar, para criar o novo plano. Será exibida novamente a janela inicial do recurso Opções de energia e o novo plano já passa a ser exibido na listagem de planos disponíveis. Você pode alterar as configurações do novo plano, clicando no link Alterar configurações do plano, que fica ao lado do nome do plano. Na janela que é aberta, clique no link Alterar configurações de energia avançadas, para configurar as opções avançadas de energia do plano, conforme descrito anteriormente. Depois de alteradas as configurações desejadas, clique no botão OK para fechar a janela de configurações avançadas do plano. Você estará de volta a janela com as configurações básicas do plano. Na barra de endereços, clique em Opções de energia, para voltar a tela inicial do recurso Opções de energia.

.Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.31 - A tela inicial do Assistente para a criação de um novo plano.

  • Escolher tempo para desligar o vídeo: Ao clicar neste link, será aberta a janela com as configurações básicas para o plano de energia atualmente em uso. Nesta janela, você pode alterar o tempo para desligamento do vídeo e o tempo para que o computador seja colocado em modo de suspensão. Feitas as configurações desejadas é só clicar no botão Salvar alterações, para voltar para a tela inicial do recurso Opções de energia.
  • Alterar quando o computador é suspenso: Ao clicar neste link, será aberta a janela com as configurações básicas para o plano de energia atualmente em uso. Nesta janela, você pode alterar o tempo para desligamento do vídeo e o tempo para que o computador seja colocado em modo de suspensão. Feitas as configurações desejadas é só clicar no botão Salvar alterações, para voltar para a tela inicial do recurso Opções de energia.

15.       Estando dentro da janela de Opções de energia, você pode teclar F1, para exibir uma tela da Ajuda do Windows 7, com informações sobre o Recurso de Opções de energia.

Muito bem, sobre as configurações para as Opções de energia, era isso.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI