[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 04 : Cap04_02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 078 - Capítulo 04 - Conectando com a Internet

Não existe milagre, o primeiro passo é estabelecer uma conexão com a Internet. A maneira mais tradicional e ainda muito utilizada é através da utilização de uma placa de Fax/Modem e de uma linha telefônica comum, embora o número de conexões do tipo ADSL, conhecidas como banda larga ou Internet Rápida, venha aumentando bastante. Com a opção Modem/linha discada, alcançamos uma velocidade máxima de conexão de 56 Kbps (Kilo Bytes por segundo). Esta é uma opção muito utilizada pela facilidade de implementação e por causa do baixo custo de implementação, porém o seu maior problema é o limite de velocidade que, para uma série de novos aplicativos da Internet, principalmente os que envolvem arquivos de som e vídeo, é bastante insatisfatória. Já existem soluções para ampliar a velocidade de acesso. Estas soluções são conhecidas como Internet de Alta Velocidade ou popularmente chamada de Banda Larga. As duas principais modalidades de acesso rápido são através da conexão via Cabo, normalmente fornecida por operadores de TV a cabo e acesso via tecnologia ADSL (Assyncronous Digital Subscriber Line). Estas tecnologias hoje chegam a velocidades de até 10 MB por segundo, sendo a velocidade de acesso mais popular e mais viável financeiramente, para o usuário doméstico, a velocidade de 256 KB por segundo. Um acesso de 256 KB por segundo varia de R$ 0,99 a R$ 60,00 mensais, já incluídos os custos do provedor de acesso. A conexão via ADSL é feita pela própria empresa que presta o serviço. O usuário apenas precisa comprar o modem ADSL e solicitar o serviço. Hoje em dia, devido ao aumento da concorrência, tem muitas empresas que já estão fornecendo o modem ADSL de graça. Os técnicos da empresa vem até sua casa, instalam o modem e deixam a conexão funcionando.

Nota: Neste capítulo eu não vou abordar as configurações do tipo ADSL, pois estas configurações são diferentes para cada empresa e para cada Marca/Modelo de Modem. Você deve entrar em contato com a empresa que fornece a linha telefônica para você, para verificar se está disponível o serviço de conexão via ADSL para a região onde você mora, quais os custos envolvidos, quais os provedores recomendados e assim por diante. Ainda existem cidades, onde as conexões ADSL estão limitadas somente a alguns bairros mais do centro, não estando disponíveis em todos os bairros. Assim como na compra de qualquer produto, na contratação de um serviço de banda larga, vale a pena fazer uma boa pesquisa de preços, pois você irá se surpreender com as diferenças de preço existentes.

Nota: Para que você possa acompanhar este capítulo é preciso que o hardware de acesso já esteja instalado, quer seja uma placa de Fax/Modem, quer seja um acesso de Alta Velocidade. Uma vez estando disponível o caminho físico de acesso à Internet, veremos como criar uma conexão com o provedor e, uma vez conectados, como navegar e usufruir dos recursos disponíveis na Internet. Para maiores informações sobre a instalação de hardware no Windows 7, consulte o Capítulo 3.

Configurando uma Conexão com o Provedor de Acesso via Conexão Discada:

Dica: Se você já tem acesso à Internet, pode pular este tópico e ir diretamente para a próxima lição: Navegando com o Internet Explorer 8.0.

Para ter acesso à Internet você precisa de um provedor de acesso. Um provedor de acesso é uma empresa que conecta usuários domésticos e empresariais à Internet. Você cria uma conta com um provedor, conta esta que apresenta um custo mensal (ou é gratuita no caso de provedores de acesso gratuitos, tais como o www.ig.com.br, www.pop.com.br, www.clicrbs.com.br, dentre outros). Ao criar a conta é fornecido um nome de usuário e uma senha, informações estas que devem ser fornecidas no momento da conexão. Em resumo, o provedor é o seu “caminho” para chegar à Internet. Ao criar uma conta em um provedor também é fornecido um número de telefone de discagem. No caso de conexão via Fax/Modem, a conexão é configurada para discar para o número fornecido pelo provedor. Hoje, na prática, a maioria dos provedores já fornecem programas discadores. Estes programas facilitam, bastante, a configuração de uma conexão discada. Ao usar um programa discador, tudo o que o usuário precisa fazer é selecionar a cidade na qual você está e pronto, o próprio programa discador já faz todas as configurações necessárias e estabelece a conexão.

Nota: No caso de conexões de alta velocidade, como conexões via Cabo ou ADSL é comum a conexão ser mantida permanentemente, 24 horas por dia. Ou seja, você liga o computador e já está conectado à Internet, não sendo necessário discar para o provedor, para estabelecer uma conexão, como no caso do acesso via Fax/Modem. Outro detalhe importante é que com as conexões ADSL, a linha telefônica fica liberada, ou seja, você pode acessar a Internet e usar o telefone, ao mesmo tempo, sem problemas. Já com as conexões discadas, enquanto você estiver conectado, o telefone não poderá ser utilizado e vice-versa.

A seguir veremos um exemplo, passo a passo, de como estabelecer uma conexão com o provedor de acesso. Para o exemplo proposto, a placa de Fax/Modem já deve estar instalada e funcionando. Além disso você já deve ter criado a sua conta de acesso com o provedor de sua preferência. A seguir coloco uma lista de provedores de acesso gratuitos:

Nota: A seguir coloco o telefone de contato dos provedores de acesso mais conhecidos e que prestam serviços em centenas de cidades brasileiras. Este detalhe é importante; você deve selecionar um provedor de acesso que forneça um número de discagem local, pois caso contrário você pagará interurbano pelo tempo que permanecer conectado, o que implicará em um custo muito elevado. Dificilmente você encontrará um provedor que trabalha com números 0800.

Principais provedores de acesso à Internet:

  • Terra:  www.terra.com.br        0800 707 57 57
  • UOL:  www.uol.com.br           0800 7033333

Nota: Os telefones são para suporte técnico e para criação de contas com o provedor. Após criar a conta, o provedor fornecerá o número de discagem para você estabelecer uma conexão com o provedor.

Exemplo prático: Para criar uma conexão discada com a Internet, siga os passos indicados a seguir:

1.         Para criarmos e configurarmos uma conexão, utilizamos a opção Central de Rede e Compartilhamento, do Painel de controle. Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle. Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos. Abra a opção Central de Rede e Compartilhamento. Será exibida a janela Central de Rede e Compartilhamento, na qual você tem acesso a praticamente todas as configurações de rede do Windows 7.

2.         Nas opções que aparecem na parte central da janela, dê um clique na opção Configurar uma nova conexão ou rede. Será aberto o Assistente para novas conexões, conforme indicado na Figura 4.1:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.1 - O Assistente para a criação de novas conexões.

Com este assistente temos as seguintes opções:

  • Conectar-se à Internet: Esta opção é utilizada para criar uma conexão com a Internet, quer seja uma conexão sem fio, uma conexão discada (tecnicamente denominada de conexão dial-up) ou uma conexão de banda larga
  • Configurar uma nova rede: Esta opção é utilizada para configurar uma rede sem fio. Você irá utilizar esta opção, logo após ter instalado placas de rede sem fio nos computadores e ter instalado um roteador sem fio. Feito isso, você usa esta opção, para configurar uma rede sem fia em casa ou na sua empresa.
  • Conectar a um local de trabalho: Esta opção é utilizada para configurar uma conexão dial-up ou do tipo VPN, com um servidor de conexão da rede da sua empresa. Este tipo de conexão é utilizada por funcionários que executam trabalhos externos e precisam acessar a rede da empresa, de maneira segura, através da Interenet, usando uma conexão que usa criptografia. Por exemplo, um vendedor usando um notebook, pode usar esta opção para fazer uma conexão com o servidor da empresa e acessar a tabela de produtos e preços, atualizada.
  • Configurar conexão dial-up: Esta opção pode ser utilizada para configurar uma conexão dial-up, para acesso à Internet.

3.         Certifique-se de que a opção Configurar conexão dial-up esteja marcada e dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

4.         Será exibida a janela Configurar Conexão Dial-up, indicada na Figura 4.2:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.2 - A janela Configurar uma Conexão Dial-up.

5.         Nesta janela você deve fornecer as informações necessárias para fazer a conexão. Estas informações foram fornecidas pelo provedor de Access. A primeira e mais importante informação é o número do telefone para discagem. Logo em seguida você deve informar o seu nome de usuário e senha, informações estas repassadas pelo provedor. Você pode marcar o campo Mostrar caracteres, se você quiser que ao invés de bolinhas, seja exibida a senha a medida que ela for digitada. Por questões de segurança, eu não recomendo marcar esta opção. Se você marcar a opção Lembrar esta senha, não será preciso digitar a senha, toda vez que você for fazer a conexão. Digite um nome para a conexão, no campo Nome da Conexão. Se você quiser que esta conexão esteja disponível para todos os usuários do computador, marque a opção Permitir que outras pessoas usem esta conexão. Se esta opção não for marcada, a conexão estará disponível somente para o usuário que criou a conexão.

6.         Dê um clique no botão Criar. Será exibida uma tela informando que a conexão foi criada e está pronto para ser utilizada. Dê um clique no botão Fechar, para fechar a janela com a mensagem. Você estará de volta à janela Centro de Rede e Compartilhamento.

7.         E agora, criei a conexão e como faço para utilizá-la. Bem simples, na janela Centro de Rede e Compartilhamento, dê um clique no link Conectar a uma rede, no painel central da janela. Será aberta a janela Conexões de rede, com a lista de todas as conexões disponíveis, dentre as quais deve estar a conexão que você acabou de criar.

8.         Para fazer a conexão com a Internet, clique com o botão direito do mouse na conexão que você acabou de criar e, no menu de opções que é exibido, clique em Conectar. O Windows 7 irá discar para o número informado, irá repassar o nome de usuário e senha que você informou e pronto, a conexão com a Internet foi efetuada. Quando você encerrar os trabalhos e quiser encerrar a conexão, basta clicar com o botão direito do mouse na conexão e selecionar a opção Desconectar.

9.         Se você precisar alterar as propriedades de uma conexão, clique com o botão direito do mouse na conexão a ser alterada e, no menu que surge, dê um clique na opção Propriedades.

10.       E por fim, você pode criar um atalho para a conexão, diretamente na área de Trabalho, para não ter que abrir a janela Conexões de Rede e Compartilhamento e clicar no link Conectar a uma rede, cada vez que você quer se conectar a Internet.  Para criar um atalho, na Área de Trabalho, tem um truque bem simples. Clique com o botão direito do mouse na conexão e, no menu de opções que é exibido, clique em Criar atalho. Surge uma mensagem avisando que o atalho não pode ser criado dentro da janela Gerenciar conexões e perguntando se você deseja criar o atalho na Área de Trabalho. É exatamente isso que você quer. Clique no botão Sim, para criar o atalho na Área de Trabalho. Agora, tudo o que você precisa fazer, para se conectar à Internet, é dar um clique duplo no atalho da conexão, na Área de Trabalho. Bem fácil e prático.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI